Relatório da Descartes DatamyneTM indica tendências na indústria de eletrônicos
Documento tem como objetivo cobrir pontos-chave que líderes de negócios devem saber a respeito de um amplo espectro de indústrias
A Descartes, empresa que oferece soluções de logística e supply chain management baseadas em cloud computing, por meio de seu produto Descartes DatamyneTM - provedor da maior base de dados de trade pesquisável do mundo, cobrindo o comércio global de 230 mercados em cinco continentes, acaba de lançar relatório que traz uma análise profunda sobre a indústria de eletrônicos e tendências de mercado. O estudo examinou importações marítimas por volume, com dados coletados até o dia 31 de agosto de 2020, em países dos quais embarcações partiram com rumo para os EUA.
De acordo com o material da Descartes DatamyneTM, antes mesmo do covid-19, manter o ritmo com mudanças nas tendências de importação era desafiador por conta das mudanças de impostos, tarifas e flutuações econômicas. Somado a isso, nos últimos anos, a globalização fez com que os negócios se tornassem mais conectados; assim, importações e exportações significativas passaram a fluir mais rapidamente e quaisquer transformações podem ter um impacto de longo alcance.
Conforme as indústrias começam a se recuperar da pandemia, é fundamental que elas estejam informadas - daí a importância dos dados sobre o comércio mundial precisos, atuais e integralmente revistos. O relatório apresentado tem como objetivo cobrir os pontos-chave que líderes de negócios devem saber a respeito de um amplo espectro de indústrias.
Segundo o documento, o valor de importação de eletrônicos caiu 4,8% em comparação com 2019. De fevereiro a maio, houve declínios similares no valor aproximado de 11% ano a ano. O valor global de importações em eletrônicos começou a se recuperar, aumentando em 6,1% em junho e 12,6% em julho, em comparação ao mesmo período de 2019.
Pela primeira vez em muitos anos, o valor de importação de computadores ultrapassou o de celulares, o que ocorreu principalmente por causa da queda considerável no valor de importação de celulares: - 8,3% no valor ano a ano em comparação com 2019. O crescimento no valor de computadores importados aumentou 105% em comparação com o mesmo período em 2019.
Mas o maior declínio de valor nas importações de eletrônicos se deu entre impressoras: até então, em 2020, o valor de importação destas máquinas havia caído 25,6% em comparação com o mesmo período em 2019.
Os dois principais países de origem para a exportação de bens eletrônicos para os EUA são China e México. Até então, em 2020, ambos haviam mostrado um declínio ano a ano nos valores de importação. A China, particularmente, viu o valor de seus produtos de exportação cair 16% em comparação ao mesmo período em 2019.
Mesmo sofrendo com uma queda de 44,5% em 2019 frente 39,3% em 2020, a China ainda domina o mercado dos EUA, correspondendo a 50,6% do total de importação em eletrônicos. Simultaneamente, as importações de outros países do leste asiático aumentaram significativamente. A porção de mercado do Vietnã nos EUA cresceu em 8,2% e seus volumes de importação aumentaram em 48,4% em comparação com o mesmo período de 2019. Entre os principais países de origem para a importação de produtos eletrônicos nos EUA, as Filipinas apresentaram o maior declínio ano a ano, caindo 33,6% em volume marítimo em 2020 em comparação com 2019.
Após a queda acentuada de 19% em fevereiro e março em comparação com o mesmo período em 2019, o volume de importações de eletrônicos começou a se recuperar, reduzindo o déficit ano a ano de 3,3% em abril e ultrapassando os volumes de 2019, tanto em junho quanto em agosto.
Para finalizar, o relatório da Descartes DatamyneTM conclui que o aumento na importação de computadores pode ser atribuído ao crescimento do número de consumidores que passaram a trabalhar em casa e necessitam de um upgrade em seus computadores pessoais a fim de lidar com tarefas mais complexas, tal como se comunicar com colegas, amigos e família. Já o valor de importação das impressoras e suas partes já vinha declinando há vários anos, mas a queda acentuada em 2020 foi propiciada pelo fato de escritórios ao redor do país terem fechado temporariamente, levando seus colaboradores a trabalhar de suas casas.
Sobre o Grupo Descartes Systems
Líder global no fornecimento de soluções sob demanda de software como serviço, focadas na melhoria da produtividade, desempenho e segurança de negócios de logística intensiva. Os clientes usam nossas soluções modulares de software como serviço para rotear, agendar, rastrear e medir os recursos de entrega; planejar, alocar e executar remessas; avaliar, auditar e pagar faturas de transporte; acessar dados comerciais globais; arquivar documentos aduaneiros e de segurança para importação e exportação; e concluir vários outros processos de logística participando da maior comunidade de logística multimodal colaborativa do mundo. A sede fica em Waterloo, Ontário, Canadá e temos escritórios e parceiros em todo o mundo. Saiba mais em https://www.descartes.com/pt-br
Declaração de cautela sobre exposições prospectivas
Este comunicado possui informações prospectivas dentro do significado das leis relacionadas à oferta de solução da Descartes e aos benefícios potenciais derivados dela; e outros assuntos. Tais declarações prospectivas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas, suposições e outros fatores que podem fazer com que os resultados, desempenho ou realizações reais difiram materialmente dos resultados antecipados, desempenho ou realizações ou desenvolvimentos expressos ou implícitos por tais declarações prospectivas. Esses fatores incluem, mas não estão limitados a, os fatores suposições discutidos na seção intitulada, "Certos fatores que podem afetar os resultados futuros"; em documentos arquivados com a Comissão de Segurança e Câmbio, Comissão de Segurança de Ontário e outras comissões em todo o Canadá, incluindo mais recentemente, o documento elaborado pela Descartes com as respectivas discussões e análises propostas. Se tais riscos realmente ocorrerem, eles podem afetar adversamente nossos negócios, condição financeira ou resultados operacionais. Nesse caso, o preço de negociação de nossas ações ordinárias poderia cair, talvez materialmente. Os leitores são advertidos a não depositar confiança indevida em tais declarações prospectivas, que valem apenas na data feita. As declarações prospectivas são fornecidas com o objetivo de informar sobre as expectativas e planos atuais da administração em relação ao futuro. Os leitores são alertados de que tais informações podem não ser apropriadas para outros fins. Não assumimos nem aceitamos qualquer obrigação ou compromisso de divulgar publicamente quaisquer atualizações ou revisões de quaisquer declarações prospectivas para refletir qualquer mudança em nossas expectativas ou qualquer mudança nos eventos, condições ou circunstâncias em que tal declaração se baseia, exceto conforme necessário por lei.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>