GM Factory Zero: 5G chega às linhas de produção
Vivaldo José Breternitz
Até há pouco tempo, a General Motors pensava em fechar a fábrica que mantinha em Hamtramck, Detroit. Era mais um fechamento que justificava o apelido de Cinturão da Ferrugem (Rust Belt) dado à decadente região, conhecida até os anos 1970 como Cinturão da Manufatura (Manufacturing Belt).
Mas os planos mudaram e a GM resolveu que o local iria abrigar uma nova unidade, denominada Factory Zero, que a partir de 2021 irá montar veículos elétricos, dentre eles a pick-up GMC Hummer e o carro autônomo Cruise Origin, desenvolvido em parceria com a Honda.
A Factory Zero será a primeira fábrica de automóveis dos Estados Unidos a ser equipada com tecnologia 5G para comunicação de dados - utilizará a tecnologia 5G Ultra Wideband da provedora Verizon. Serão investidos ali US﹩ 2,2 bilhões, o maior investimento em uma fábrica em toda a história da GM.
A GM diz que a Factory Zero será seu carro-chefe na jornada para um futuro totalmente elétrico e a utilização de 5G, um passo essencial nessa jornada.
Hoje, a Internet das Coisas (IoT), suportada por 5G, está transformando as fábricas, permitindo que dispositivos conectados tragam importantes ganhos em termos de produtividade, qualidade e segurança, com o uso cada vez mais intenso de robótica e sensores, ferramentas essenciais para que esses ganhos sejam obtidos.
Isso é especialmente importante em um ambiente de negócios no qual a competição se torna cada vez mais acirrada, com a entrada de novos e poderosos players, como a Tesla.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>