Inteligência Artificial e a Personalização da Experiência na Black Friday
* Por Diego Tessarollo
A sexta-feira mais aguardada do ano está chegando! Não é novidade para ninguém que a Black Friday bomba no mercado todos os anos, mas ouso dizer que 2020 será um "marco" no varejo, mesmo com a chegada iminente do Covid-19.
Os números só comprovam o quanto estou certo. Segundo pesquisa realizada pela Ipsos, foi apontado que mais da metade dos brasileiros - aproximadamente 57% - dizem comprar mais em loja on-line agora do que antes da pandemia. Ao que tudo indica, essa migração do off para o on-line continuará.
Uma outra pesquisa, levantada pela Salesforce, antecipou que 90% dos brasileiros se dizem mais propensos a comprarem produtos essenciais pela internet, mesmo após a estabilização da pandemia, que começa a declinar. Um dado curioso é que, 72% dos brasileiros estão comprando menos que o habitual no comércio físico. Avaliando estes números você deve estar se perguntando: o que ocasionou este aumento abrupto antes do coronavírus?
A meu ver, o auxílio da tecnologia de inteligência artificial auxiliou tanto para os colaboradores, como os usuários. Muitas empresas ainda não utilizam softwares mais completos, compostos por análises, monitoramentos e customização dos processos de ponta a ponta.
Uma das soluções para esta personalização está no uso da tecnologia, como Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Autonomous Business Analytics e Machine learning .
Benefícios da inteligência artificial
A linha tênue entre a inteligência artificial e as vendas da Black Friday acabam andando juntas neste percurso. A necessidade de analisar informações de uma empresa se dá pela importância de usar os dados coletados para a tomada de decisões, principalmente em virtude da Black Friday - data com congestionamento de usuários em um mesmo site.
Para se ter uma ideia, além da inteligência artificial contribuir para a avaliação de questões como a identificação de problemas do sistema, lentidão e baixa conectividade, ela também resolve questões organizacionais, como a quantidade de servidores e número de acessos de um software. É como se fosse uma sugestão de recursos, sendo monitorado em tempo real por esta tecnologia.
Um exemplo disso é a Simon, primeiro hub de inovação com solução brasileira que reúne Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Business Analytics e Machine learning, mapeando, correlacionando e automatizando eventos com o intuito de otimizar a performance de negócios e sistemas online.
A solução promove o combate direto à incidentes tecnológicos com utilização desta ferramenta, causando disfunção no modelo de atuação das operações de TI atuais. Que tal acessar todas as informações da sua empresa, com segurança e uma monitoria de qualidade, em poucos minutos? Aproveite que a Black Friday está chegando e se alie a este novo mecanismo. Venha conosco nesta grande renovação!
* Diego Tessarollo é CEO da Simon, primeira solução brasileira que reúne Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Business Analytics e Machine learning com o intuito de otimizar a performance de negócios e sistemas online
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