SEGS Portal Nacional

Info&Ti

RPA, Inteligência Artificial e Analytics viabilizam o processo de cobrança amigável e melhoram a experiência do usuário

  • Quarta, 30 Setembro 2020 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chris Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

RPA - Robotic Process Automation - Divulgação

Ariane Abreu, Diretora Comercial da VCOM Tecnologia

As tecnologias dos sistemas de cobrança evoluíram drasticamente nos últimos 5 anos. Até então, os softwares de CRM focavam a parte de cálculo da dívida e a régua de cobrança. A evolução veio melhorar a experiência dos usuários, tanto dos clientes como dos atendentes dos contact centers, com ganho de performance, além de oferecer redução do tempo médio de atendimento, dos erros e dos custos operacionais.

Uma das tecnologias que vem agregando mais valor e facilidade aos sistemas de cobrança é a RPA – Robotic Process Automation (da sigla em inglês), traduzida para o português como Automação Robótica de Processos. Esta automação é desempenhada por um software “robô”, que executa o trabalho a partir das regras.

A ferramenta de RPA consegue capturar e interpretar os processos específicos que os funcionários executam no dia a dia, são capazes de manipular dados, enviar respostas e se comunicar com outros sistemas utilizados na empresa.

O RPA tem sido cada vez mais utilizado em sistemas que envolvem o atendimento aos clientes, pois permite a automação de processos antes feitos de forma manual e as atividades muito repetitivas. Sua utilização proporciona ganho de performance e o redirecionamento dos colaboradores para atividades mais especializadas.

Os sistemas de cobrança também evoluíram para atender as demandas de facilidade de implementação e configuração. Em um mercado cada vez mais agressivo e dinâmico, as soluções em nuvem facilitam as mudanças nas estratégias de cobrança, descomplicam as movimentações da régua de cobrança, como neste momento da pandemia, com a inadimplência crescendo de um lado e a necessidade a ampliar as possibilidades de negociação de outro.

Unir RPA, inteligência artificial e as ferramentas de inteligência de negócios estão transformando a forma como as empresas atuam e como cobram seus clientes, de forma amigável e não-abusiva. A partir do momento em que uma empresa entende o comportamento dos seus clientes, entende quem são as personas, os gestores poderão elaborar as melhores estratégias para efetivar suas ações de recuperação de crédito.

As empresas precisam fazer uso de analytics para descobrir padrões e, com eles, oportunidades de ter maior efetividade nas ações de cobrança. Acrescento que, estamos em um ótimo momento, de um lado, o consumidor ávido por canais digitais disponíveis 24x7 e as empresas, de outro lado, na busca incessante de reduzir custos. A tecnologia e a automação podem unir esses dois pontos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Dez 19, 2025 Info & Ti

Leonardo Desenvolverá e Entregará os Primeiros Quatro…

Dez 19, 2025 Info & Ti

ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Dell Technologies anuncia fabricação nacional de…

Dez 19, 2025 Info & Ti

Busca por habilidades em IA cresce em 85%, aponta…

Dez 18, 2025 Info & Ti

VAIO® destaca como os modos de uso pouco explorados dos…

Dez 18, 2025 Info & Ti

IA reduz até 60% da carga administrativa de professores…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Low code abre portas para novos perfis na tecnologia e…

Dez 18, 2025 Info & Ti

Perspectivas para 2026: como a inteligência artificial…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Sony lança câmera Alpha 7M5 e nova lente com IA…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Brasil lidera adoção da IA, mas não sabe colocar em…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Senado aprova marco legal de proteção digital e…

Dez 17, 2025 Info & Ti

Especialistas em tecnologia destacam funcionalidades…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Tecnologia que veste: o guia de presentes da Motorola…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Uso consciente da IA nas empresas gera benefícios sem…

Dez 16, 2025 Info & Ti

Saiba como eliminar ruídos de vídeos com a série Galaxy…

Dez 16, 2025 Info & Ti

7 dicas para evitar golpes digitais durante viagens…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version