SEGS Portal Nacional

Info&Ti

Transpondo barreiras no ramo imobiliário com ajuda da tecnologia em tempos de pandemia

  • Terça, 01 Setembro 2020 12:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gleice Arneiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Livia Rigueiral, CEO do Homer

É fato que a tecnologia tem mudado o mercado como um todo e que, com a pandemia, a aceleração da digitalização só fez se intensificar - bem como a discussão sobre o tema em muitos setores, como o imobiliário. O distanciamento social introduziu milhões de pessoas no ambiente digital, todos vimos reuniões, eventos, cursos, compras e atividades rotineiras passarem para o online, e fomos apresentados a um universo de possibilidades. Com isso, para os corretores, por exemplo, estar na internet por meio de um site, redes sociais, ou conectado a um aplicativo de parcerias como o Homer, se mostrou fundamental - eu diria, o primeiro passo rumo à evolução -, pois vejo que é desta forma que adentram o mesmo ambiente onde estão potenciais compradores/ locadores, e têm a oportunidade de atender a demanda deles - além de obter uma presença forte no setor imobiliário de forma ágil, prática, e confortável.

No entanto, fazer uso da tecnologia a seu próprio favor pode não parecer tarefa fácil para alguns, ainda mais quando levamos em consideração a urgência disso, e nos perguntamos: Como acompanhar as rápidas mudanças? Diante dessa questão, destaco aqui a importância de se oferecer um backoffice para o profissional não estagnar perante as barreiras, mas sim transpô-las utilizando a tecnologia. Para tornar isso viável, coloco como segundo passo fundamental a atualização de seus conhecimentos. O Homer, por exemplo, tem priorizado oferecer treinamentos, lives, guias, e-books, e até mesmo assessoria de marketing gratuita, para garantir que os corretores possam conhecer e explorar o que de melhor a tecnologia pode oferecer - caso contrário, de nada adianta estar na internet. A meu ver, o olhar das empresas e dos próprios profissionais independentes tem que estar nisso.

Vale ressaltar que não é preciso começar do zero, mas sim aprimorar e aumentar o potencial de cada um. Utilizando ao menos um canal de comunicação online, e aplicando no ambiente digital toda a experiência que adquiriu no analógico, por exemplo, dá para o corretor obter um retorno bastante positivo. Digo isso com convicção, porque temos notado que, apesar de os potenciais compradores/ locadores estarem na internet, o que eles têm buscado de fato é personalização. Não podemos desconsiderar que os possíveis compradores querem poupar tempo na procura ou na venda de uma propriedade via internet, mas eles não querem deixar de ver cada detalhe do imóvel, se sentir dentro desse imóvel, e ter a possibilidade de acessar propriedades em locais mais distantes. Porém, não à toa, corretores que implementaram novas práticas de atendimento e relacionamento com seus clientes através de canais de digitais, ganharam destaque neste período de quarentena.

Graças à tecnologia, há sim facilidades quanto a agilidade nos processos, possibilidade de visitas à distância, ajuda do algoritmo, e de aplicativos como Homer, por exemplo, que se baseia no modelo MLS e conecta corretores a outros corretores, clientes ou imóveis dentro de um mesmo perfil desejado - o que já aumenta as possibilidades de o negócio ser fechado de forma mais rápida. Entretanto, as negociações não deixaram de envolver pessoas - com sonhos de ter uma casa própria, um escritório, uma propriedade na praia, ou, no caso dos corretores, de proporcionar isso aos clientes e efetuar uma venda para seu sustento. O que nos leva a refletir que a transformação digital não é sobre tecnologia, mas sobre como nos relacionamos utilizando a tecnologia.

Não podemos ser precisos quanto ao que vai acontecer no futuro. Mas, observando o comportamento dos clientes e do mercado neste período de distanciamento social, dá para perceber que os benefícios que a tecnologia traz vêm para ficar. De que forma você está se preparando para o hoje que provavelmente será também o amanhã? Cabe a nós mesmos transpor barreiras ou parar por causa delas.

Lívia Rigueiral é CEO do Homer e sócia-investidora da venture builder Ipanema Ventures. Engenheira de formação, a executiva ainda colaborou como Gestora de Produto e Projetos da CorretorVIP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+INFO-TI ::

Fev 27, 2026 Info & Ti

Últimos dias: Samsung Galaxy Tab A11+ com desconto no…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Seu roteador e dispositivos estão prontos para…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Positivo S+ explica por que a maturidade em Digital…

Fev 27, 2026 Info & Ti

Quer ganhar em dólar? Veja 5 passos de como conseguir…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Positivo S+ explica por que a maturidade em Digital…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Red Hat AI Factory with NVIDIA acelera o caminho para a…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Edge UOL otimiza custos e melhora a eficiência…

Fev 26, 2026 Info & Ti

Avanço da IA e o dilema do suprimento de energia para…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Drones e inteligência artificial aceleram recuperação…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Com mais casos de traffic shaping, transparência na…

Fev 25, 2026 Info & Ti

Futebol é fonte de dados, não só paixão: como a…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Ingram Micro consolida parceria com Genetec e reforça…

Fev 24, 2026 Info & Ti

motorola signature consolida liderança em profundidade…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Acúmulo digital pode ser tão "tóxico" para a saúde…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Relatório do Google aponta avanço de agentes de IA, mas…

Fev 24, 2026 Info & Ti

Otimizando Arquivos Digitais para Maior Produtividade…

Mais INFO-TI>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version