Chave interdisciplinar: escola conteudista ou de competências
A educação em tempos de Covid-19 provocou reflexões em pais e professores sobre que escola de fato precisamos e queremos para formação das novas gerações. A crescente influência da mídia cumpre um papel significativo nesse processo. Percebemos comentários de pais indignados com a quantidade de atividades dos filhos, da ausência de tempo para agrupar os deveres do teletrabalho com a manutenção da organização da vida doméstica e a internalização do ensino formal dos filhos no ambiente da casa. Os professores da Educação Básica por sua vez foram arrebatados para tarefas antes direcionadas aos professores que atuavam na modalidade a distância. Nesse momento cabe algumas perguntas tanto para pais quanto professores. Qual escola de fato precisamos? Aquela que cumpre seu papel de trabalhar a ciência acumulada? Aquela que preserva a vida dos pequenos enquanto os pais estão no trabalho? Aquela que cumpre seu papel de inserir as crianças em novos círculos sociais? Aquela escola com seu currículo organizado de formato cartesiano, com fluxo, processos e normas e que ao término muitos sequer lembram os conteúdos do sexto ano de matemática?
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Adicionar comentário