SEGS Portal Nacional

Demais

Porções menores e preparo fácil impulsionam novos momentos de consumo para pães recheados

  • Terça, 24 Março 2026 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Regina Tomicioli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Novos momentos de consumo movimentam segmento de pães recheados e snacks salgados - Divulgação Zinho

Estratégia da Zinho com formato bolinha, linha Air Fryer e embalagens menores amplia presença do produto nas missões de compras do consumidor

Uma estratégia de portfólio que conecta embalagens menores e novas ocasiões de consumo tem gerado resultado positivo para o varejo alimentar. É o que revelam os resultados de venda da Zinho, indústria pioneira no segmento de pães recheados, com sede em Ribeirão Preto (SP).

As vendas em janeiro deste ano foram 30% maiores que no mesmo período de 2025. A análise considera o desempenho do formato bolinha, que ganhou relevância no portfólio da empresa ao ampliar possibilidades e modos de consumo com a criação da linha Air Fryer, prestes a completar dois anos de mercado.

Lançada em maio de 2024 em pacotes de 300 gramas (12 unidades) nos sabores pão de alho Tradicional, calabresa com queijo e Catupiry®, a linha ganhou versões menores em 2025, de 150 gramas (6 unidades).

Diferente do baguete, historicamente associado ao churrasco, o bolinha foi desenvolvido para atender outros momentos de consumo com um preparo mais rápido e prático. O desempenho do formato ganhou impulso com um novo leiaute de embalagem, porções menores e o apelo para preparo na Air Fryer.

Os dados indicam que nos últimos doze meses, os produtos Zinho tipo bolinha registraram crescimento de 7,7%, acima do avanço médio da categoria, que foi de 4,4%, segundo a consultoria Scanntech.

Mais relevante ainda é a mudança gradual na curva de vendas. A comparação entre os meses mostra que, graças às embalagens de 150 gramas, o desempenho da linha Air Fryer passa a se distribuir de forma mais equilibrada ao longo do ano, reduzindo a sazonalidade.

Após o pico de fim de ano, as vendas de alguns produtos chegam a cair até 50% em janeiro. No caso das embalagens menores, essa variação foi inferior a 5%.

Na comparação com novembro, o segundo melhor mês para a categoria, a redução nas vendas das embalagens de 150 gramas foi de apenas 14%, enquanto a categoria como um todo caiu 24% no varejo brasileiro.

“O pão recheado sempre teve uma ligação muito forte com churrasco e momentos de celebração. Com o ‘Bolinha 150’, estamos conseguindo aproximar o produto da rotina das famílias e estimular compras mais frequentes ao longo do ano”, afirma Poliana Queiroz Pantuzi, diretora de gestão corporativa da Zinho.

O formato acompanha a tendência crescente de demanda por porções reduzidas, especialmente em lares com menos moradores e famílias menores, somada à busca por soluções práticas e momentos de consumo fora das refeições principais.

Do ponto de vista do varejo, a mudança contribui para ampliar a presença da categoria em diferentes seções das lojas e em novas missões de compra.

“Quando introduzimos embalagens menores, criamos novas oportunidades de exposição do produto no PDV e ampliamos o potencial de giro do produto, que deixa de aparecer apenas em momentos ligados ao churrasco e passa a dialogar com ocasiões de conveniência e consumo rápido”, avalia Fabrisio Gomes, gerente nacional de vendas da Zinho.

Segundo o executivo, a estratégia tende a gerar benefícios também para distribuidores e supermercadistas ao suavizar a sazonalidade das vendas e aumentar a previsibilidade de abastecimento durante o ano.

“Na comparação de janeiro 2025 com janeiro 2026, nosso aumento de vendas do formato bolinha como um todo foi de 30%, o que comprova o impacto positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido por nossas equipes de marketing e de vendas junto aos distribuidores e PDVs”, completa Gomes.

Sobre a Zinho

Sediada em Ribeirão Preto (SP), a Zinho é referência nacional na indústria de panificação, oferecendo produtos que combinam qualidade e praticidade para diferentes momentos de consumo. Presente em todo o território nacional e com exportação para Estados Unidos, México, Uruguai, Paraguai, Argentina e Porto Rico, a marca acompanha os brasileiros em encontros, celebrações e no dia a dia, sempre com o compromisso de levar mais sabor à mesa. Com mais de duas décadas de atuação, a Zinho foi a primeira indústria de pão de alho das Américas. Pioneira e líder em produção e vendas entre as mais de 400 marcas existentes no Brasil, desenvolveu uma categoria que hoje faz parte da cultura gastronômica do brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 08, 2026 Demais

Dia das Mães: como escolher um presente com mais…

Maio 08, 2026 Demais

Pesquisa aponta que 60% do público aprovou show de…

Maio 08, 2026 Demais

Paisagismo ganha força no mercado imobiliário ao…

Maio 08, 2026 Demais

Óculos de sol vão além da estética: especialista aponta…

Maio 08, 2026 Demais

Mercado de barras de proteína dispara com aporte de…

Maio 08, 2026 Demais

Com metro quadrado entre os mais caros do Brasil,…

Maio 08, 2026 Demais

Sutiã errado pode causar dores nas costas, no pescoço e…

Maio 08, 2026 Demais

Europa, lua de Júpiter, se destaca como um dos locais…

Maio 07, 2026 Demais

Restrição de redes sociais para menores avança no mundo…

Maio 07, 2026 Demais

Maternidade não pode ser sinônimo de sobrecarga

Maio 07, 2026 Demais

Da bilheteria ao Restaurante oficial, Essence…

Maio 07, 2026 Demais

Elanco cresce 15% no 1º trimestre de 2026 e eleva…

Maio 07, 2026 Demais

Leite fermentado Sofyl uva verde comemora 20 anos

Maio 07, 2026 Demais

Europa acelera corrida pelo ferro verde e mostra…

Maio 07, 2026 Demais

Sem dados, não há conservação. Como a tecnologia virou…

Maio 07, 2026 Demais

Energia mais cara em maio reacende debate sobre…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version