Lenço é acessório elegante que potencializa figurino masculino de alfaiataria
Consultor de imagem e especialista em trajes masculinos de alfaiataria, Lucas Pamplona, da Flávio Pamplona Alfaiataria, defende o uso do acessório para tornar o homem ainda mais elegante
Um detalhe cuja ausência passa despercebida, mas quando tem faz toda a diferença. Os lenços, no universo da alfaiataria ocupam um papel importante no figurino masculino por sua capacidade de transformar e enriquecer uma composição que, em geral, é marcada pela sobriedade e pela precisão dos cortes. Consultor de imagem e especialista em trajes masculinos de alfaiataria, Lucas Pamplona, da Flávio Pamplona Alfaiataria, defende o uso do acessório para tornar o homem ainda mais elegante.
“O lenço é um detalhe que poucas pessoas dão valor, mas um terno que não tem lenço sempre falta alguma coisa. Em trajes estruturados como ternos, blazers e conjuntos de alfaiataria, o lenço surge como um ponto de destaque que adiciona personalidade, sofisticação e identidade ao visual. Ele funciona como um elemento de equilíbrio entre o rigor das linhas retas e a suavidade dos tecidos, permitindo variações de estilo sem comprometer a elegância característica da alfaiataria”, ressalta Lucas.
De acordo com o consultor de imagem, o lenço não precisa necessariamente combinar com a gravata. “Muitas pessoas pensam que o lenço tem que ser combinando, que tem que ser da mesma cor da gravata, mas, na verdade, o contrário é que é legal, é ter tecidos diferentes. Por exemplo, se colocar uma gravata de seda, pode usar um lenço de linho. A única regra que precisa seguir que nas cores do lenço precisa ter um detalhe de cor do terno ou da gravata”, explica Lucas Pamplona.
Entre as principais características dos lenços, destacam-se a versatilidade, a variedade de materiais e a riqueza de cores e estampas. Confeccionados em tecidos como seda, algodão, lã ou viscose, eles podem assumir diferentes texturas e caimentos, adaptando-se tanto a propostas formais quanto contemporâneas. “No contexto da alfaiataria, o lenço também cumpre uma função simbólica, associada ao cuidado com os detalhes e à construção de uma imagem refinada. Ele demonstra atenção ao acabamento e sensibilidade estética, características essenciais em um traje bem elaborado. Ao mesmo tempo, permite que o usuário imprima sua individualidade ao look, quebrando a formalidade excessiva e tornando o figurino mais atual, elegante e autêntico”, pondera o consultor de imagem.
Para homens que estão começando a usar lenços, Lucas tem dicas muito importantes. “É bom ter pelo menos três lenços diferentes, que são fáceis de combinar. Dá para começar com um azul e com um vermelho, além de um com uma estampa diferenciada. Com essas três opções, é possível combinar com praticamente qualquer terno e gravata. E, para usar o lenço no bolso, não tem segredo, é só colocar de qualquer maneira que já fica bonito”, afirma Lucas Pamplona.
Flávio Pamplona Alfaiataria
Referência em elegância, em trajes masculinos modernos e contemporâneos, Flávio Pamplona se transformou em alfaiate depois que foi ajudar o sogro, em 2002, na antiga Alfaiataria Central, criada quase cinco décadas atrás. Em 2008, ele comprou e assumiu o negócio, alçando a marca que leva seu nome no maior sinônimo de moda masculina em Londrina e Maringá, em toda a região Norte e Noroeste do Paraná e, também, em capitais como São Paulo. Flávio Pamplona Alfaiataria é destaque em casamentos, festas e eventos, além de figurinos corporativos e para o dia a dia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>