SEGS Portal Nacional

Demais

5 Mitos e Verdades sobre Sucos 100% Fruta e a Microbiota Intestinal

  • Sexta, 24 Outubro 2025 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jean Gonsales
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Divulgação

Especialista esclarece como o consumo equilibrado de sucos 100% fruta pode apoiar a saúde da microbiota intestinal e promover o bem-estar geral

Nos últimos anos, a ciência tem destacado a importância da microbiota intestinal, ou seja, do conjunto de bactérias que vivem em nosso intestino, para a saúde geral, influenciando processos que vão desde a digestão até a regulação do sistema imunológico e a saúde cerebral. Nesse cenário, o consumo de sucos 100% fruta surge como uma alternativa prática e nutritiva, capaz de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal.

“Quando falamos em sucos 100% fruta, podemos considerar tanto aqueles preparados na hora quanto as versões prontas para consumo. Pensando na correria do dia a dia, existem boas opções de sucos 100% fruta em caixinha que podem ser aliados de uma alimentação equilibrada e podem contribuir para um estilo de vida saudável”, explica o nutricionista Pedro Perim, mestre em ciência e especialista em Nutrição Esportiva.

Para esclarecer alguns pontos e desfazer equívocos comuns, o nutricionista Pedro Perim, , responde cinco mitos e verdades sobre o tema:

1. Consumir suco de fruta prejudica a microbiota intestinal.

Mito: Quando consumidos com moderação, os sucos 100% fruta sem adição de açúcar, podem favorecer o crescimento de bactérias benéficas, aumentar a diversidade microbiana e apoiar o equilíbrio do microbioma intestinal.

2. Os compostos bioativos do suco de fruta ajudam a proteger a saúde da microbiota.

Verdade: Compostos como os flavonoides e vitamina C presentes em sucos de frutas como uva, frutas vermelhas e cítricos, podem apresentar efeito positivo na saúde intestinal, auxiliando na redução da inflamação intestinal e promovendo o bem-estar geral.

3. Suco de fruta substitui as frutas in natura.

Mito: O suco é uma excelente opção como complemento, especialmente em dietas com lacunas nutricionais como em pessoas que estão fazendo uma dieta muito restritiva, ou para aquelas pessoas que não conseguem consumir as 3 a 5 porções de frutas verduras e legumes recomendadas por dia. Mas o suco não deve substituir o consumo regular de vegetais in natura, essenciais para a saúde.

4. O consumo de suco de fruta causa ganho de peso em crianças e adultos.

Mito: Pesquisas indicam que a ingestão moderada de suco 100% fruta (cerca de 120 a 250 ml por dia) não está associada ao aumento do índice de massa corporal e pode contribuir para melhorar a qualidade nutricional da dieta. É importante reiterar que nenhum alimento, sozinho, é capaz de promover a perda ou o ganho de peso, mas sim, todo o contexto alimentar de um indivíduo. O consumo moderado de suco de fruta deve fazer parte de hábitos saudáveis, tanto alimentares, quanto de vida.

5. Pessoas que usam medicamentos como os análogos de GLP-1 podem se beneficiar do consumo de sucos de fruta.

Verdade: Pacientes que usam análogos de GLP-1 costumam sentir náuseas e saciedade precoce, o que pode impactar a nutrição e afetar negativamente a diversidade da microbiota. Nesse caso, o suco 100% fruta por ser um líquido de fácil digestão, pode apoiar a nutrição desses pacientes, oferecendo vitaminas, minerais e os compostos bioativos.

Portanto, incluir sucos 100% fruta na alimentação diária pode não apenas complementar a ingestão de vitaminas e compostos bioativos importantes, como também apoiar a saúde do nosso intestino, questão importante para a saúde do corpo e da mente. Fazer boas escolhas e apostar em um consumo moderado é, assim, uma estratégia inteligente para promover benefícios tanto nutricionais quanto fisiológicos.

“Os sucos 100% fruta em caixinha são boas opções para quem busca praticidade sem abrir mão da qualidade nutricional. Eles podem ser incorporados de forma equilibrada à rotina e apoiar a saúde intestinal e o bem-estar geral”, completa Pedro Perim.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Nov 13, 2025 Demais

A vez dos acessórios de cabelo: leveza e elegância no…

Nov 13, 2025 Demais

Por que o formato do vidro diz tudo sobre o seu vinho…

Nov 13, 2025 Demais

Mais de 111 mil voos previstos: alta temporada exige…

Nov 13, 2025 Demais

Os 5 maiores erros que derrubam franquias de…

Nov 13, 2025 Demais

Existe um horário ideal para consumir whey protein?

Nov 13, 2025 Demais

Cabines com karaokê são opção de happy hour intimista…

Nov 13, 2025 Demais

Como a incorporação da inteligência artificial nas…

Nov 13, 2025 Demais

5 curiosidades sobre a Espanha que só os moradores…

Nov 13, 2025 Demais

Brasil 100% conectado: o avanço da infraestrutura…

Nov 12, 2025 Demais

Resíduos sólidos: obrigações legais e riscos para…

Nov 12, 2025 Demais

12.11 Dia do supermercado | O que não pode faltar na…

Nov 12, 2025 Demais

Trabalhar nos EUA: especialista explica vantagens,…

Nov 12, 2025 Demais

Dezembrite aumenta o risco da “síndrome do coração…

Nov 12, 2025 Demais

Quanto vale uma refeição saudável? Novo estudo mostra…

Nov 12, 2025 Demais

Dez razões que tornam o vinho chileno a preferência…

Nov 12, 2025 Demais

COP30: 5 livros para apresentar o tema da…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version