SEGS Portal Nacional

Demais

Setor de flores prevê alta de 7% nas vendas no Dia de Finados

  • Quinta, 23 Outubro 2025 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vera Longuini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Renato Optiz diretor do Ibraflor - Maritha Domhof

A estimativa é do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura -, ao avaliar alguns fatores, como o fato de a celebração acontecer em um domingo este ano, o que facilita as visitas aos cemitérios e a alternativa de também homenagear os entes queridos colocando flores em casa ou em locais onde eles costumavam ir. A data representa 3% do comércio anual de flores no Brasil. Crisântemos e kalanchoes são os produtos mais procurados.

A venda de flores para o Dia de Finados, comemorado em 2 de novembro, responde por 3% do comércio anual de flores no Brasil e continua sendo importante para o setor. Tanto que, para este ano, o Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura -, estima um incremento de 7% nas vendas de flores para a ocasião em relação a 2024. O fato de as comemorações ocorrerem em um domingo em 2025 contribui para essa expectativa por facilitar a visita aos cemitérios. Além disso, nota-se um movimento crescente de pessoas que também homenageiam seus mortos depositando flores em casa, junto aos porta-retratos, ou mesmo em varandas e jardins, antes cuidados pelos entes queridos. “As pessoas querem se sentir próximas de quem já se foi”, explica Renato Opitz, diretor do Ibraflor.

As flores mais procuradas nesta época são, principalmente, as cultivadas em vasos — com destaque para os crisântemos - flores resistentes e de maior durabilidade -, e os kalanchoes, da família das suculentas e que exigem menor quantidade de água na manutenção. As cores preferidas seguem sendo o branco e o amarelo, associadas à paz e à lembrança. Mas a produtora de crisântemos Maritha Domhof apostou neste ano também nas flores na cor rosa para as homenagens às avós. E, ainda, lançou uma nova variedade, bicolor, especialmente para a ocasião. Em sua produção, no Rancho Raízes, em Holambra, a expectativa é de aumento de 5% nas vendas para este Finados, em relação ao ano passado, De acordo com Maritha Domhof, a produção foi ajustada para atender à demanda e pelo menos 60 mil vasos devem ser vendidos nessas duas semanas que antecedem a data.

Também o produtor de kalanchoes, Luciano Rios, que comercializa suas flores na variedade mini, no pote 6, está muito animado com a data. Ele comenta que até 2023 os mini kalanchoes praticamente não registravam vendas nesta data. “Mas desde então, as vendas cresceram mais de 30% e o Finados passou a ser um novo pico de comercialização para nós”, comemora Luciano Rios, revelando que toda a sua produção para a data – de 280 mil vasos – já está vendida. “A demanda está sendo muito forte. As pessoas continuam homenageando as pessoas que foram importantes em suas vidas”, diz.

Segundo Renato Opitz, a mudança no perfil do consumidor não representa uma perda para o setor, mas sim uma transformação. “O mercado tem se adaptado. Hoje, sugerimos formas diversas de homenagear: seja com buquês, vasos ou plantas ornamentais. O cuidado com as plantas, inclusive, é uma tradição que vem de gerações — algo muito presente na vida de nossos pais e avós. Assim, o Dia de Finados permanece como uma data de memória e afeto, em que as flores continuam sendo símbolo de respeito, saudade e carinho — ainda que longe dos túmulos.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version