SEGS Portal Nacional

Demais

Poesia é Thaumazein: um necessário espanto do ser diante de si e do pretendido mais além

  • Segunda, 20 Outubro 2025 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victória Gearini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação | Pexels

 *Marcelo Gomes Jorge Feres

Poesia é um estado de espírito e, também, sons, palavras e qualquer coisa mais que, em rimas, visualizações ou sentimentos, em encontros ou despedidas, suscite algo para além do simples sentir. A poesia, então, transpõe barreiras afora e adentro do ser que sente, e que exclama surpreendido por um para-sempre, apenas prossegue em sua jornada evolutiva para as eternas reconquistas do ser, sendo ponto e sendo todo.

Disseram que a beleza está diretamente relacionada à síntese. Eis que a beleza tanto passeia pelos Jardins de Epicuro, ornando, de modo singelo, desinteressado e gratuito, com carícias, perfumes e cores, o transitar dos que se dedicam voluntariamente a apreciar as sutilezas e satisfações possíveis desta existência, quanto suscita questões mais profundas e que se (pre)ocupam com os sentidos diversos que sustentam essas paisagens terrenas e extraterrestres, paradisíacas, que nos descortinam mundos.

Ora, a vida peregrina e mensageira em terras estrangeiras sempre foi aprendizado e enriquecimento, e isso antes dos retornos benditos de todos aos lares de origem, às terras conhecidas e amadas das infâncias, que se distanciam pelos infindos dessas paragens dos peregrinos.

Todos voltaremos para as nossas casas-paraísos, em carnes e em espíritos, pois somos seres dados a histórias! Histórias que têm inícios, meios e fins já conhecidos, em verdadeiras e épicas teleologias ou, ainda, que se iniciam e reiniciam em ciclos sempre envoltos consigo mesmos, porém sempre de finais felizes.

E, neste mundo, sempre às beiras de mutações, transformações e enigmas, nós, seres humanos, seguimos e evoluímos em direção a nós mesmos. Ninguém escapa, por aqui, de si, ainda. Não se limitam e se prendem espíritos em existências de cem anos apenas, e nossas carnes não são grades ou fossos de masmorras. Antes somos cavaleiros de armas e insígnias, eternamente rondando as torres de castelos de areias, e buscando libertarmos nossas princesas, presas. Oh! Chamam-nas poesia! E também borboleta, princesa, vida!

E é chegada a hora de nos sagrarmos como aqueles nobres cavaleiros de honras e valores verdadeiros e suficientes, para recuperarmos as glórias eternas da nossa princesa poesia - vida!

Ah! vida é poesia! E somos cavaleiros em andanças benditas! E as nossas princesas que acenam lenços floridos das torres das pequenezas terrenas, que as aprisionam - borboletas! E em torres de egoísmos e pequenezas a serem reconquistadas e vencidas! Partamos decididos! Tudo vale esta pena! Pela princesa poesia! Conquistemos a nós mesmos! Honremos o poema! E amemos as libertadas poesias!

*Marcelo Gomes Jorge Feres é escritor de 26 livros de conteúdo poético-filosófico e assina sob o pseudônimo Wagner de Wahnfried. Sua obra mais recente é “Pelos Poros dos Ventos”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 08, 2026 Demais

Dia das Mães: como escolher um presente com mais…

Maio 08, 2026 Demais

Pesquisa aponta que 60% do público aprovou show de…

Maio 08, 2026 Demais

Paisagismo ganha força no mercado imobiliário ao…

Maio 08, 2026 Demais

Óculos de sol vão além da estética: especialista aponta…

Maio 08, 2026 Demais

Mercado de barras de proteína dispara com aporte de…

Maio 08, 2026 Demais

Com metro quadrado entre os mais caros do Brasil,…

Maio 08, 2026 Demais

Sutiã errado pode causar dores nas costas, no pescoço e…

Maio 08, 2026 Demais

Europa, lua de Júpiter, se destaca como um dos locais…

Maio 07, 2026 Demais

Restrição de redes sociais para menores avança no mundo…

Maio 07, 2026 Demais

Maternidade não pode ser sinônimo de sobrecarga

Maio 07, 2026 Demais

Da bilheteria ao Restaurante oficial, Essence…

Maio 07, 2026 Demais

Elanco cresce 15% no 1º trimestre de 2026 e eleva…

Maio 07, 2026 Demais

Leite fermentado Sofyl uva verde comemora 20 anos

Maio 07, 2026 Demais

Europa acelera corrida pelo ferro verde e mostra…

Maio 07, 2026 Demais

Sem dados, não há conservação. Como a tecnologia virou…

Maio 07, 2026 Demais

Energia mais cara em maio reacende debate sobre…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version