5 habilidades que todo profissional técnico precisa ter
Modernização dos processos fabris aumenta a necessidade de especialização e conhecimento técnico
A demanda por profissionais da área técnica é alta no Brasil, especialmente nos setores industriais (metalmecânica, construção civil, logística e eletroeletrônica) e de tecnologia (desenvolvedores e analistas de TI).
As inovações em áreas operacionais, a ascensão da indústria 4.0 e o crescimento do mercado digital exigem profissionais cada vez mais qualificados e capacitados, o que aumenta a necessidade de formação técnica.
“Quanto mais modernos e robotizados são os processos fabris, maior é a importância da especialização e do conhecimento técnico. Um dos caminhos mais eficientes para acessar esse mercado de trabalho são os cursos técnicos”, diz o professor Jeferson Marcelo da Silva, coordenador da Escola Técnica Tupy e dos cursos de Engenharia da UniSociesc.
Segundo ele, para se conectar às necessidades do mundo do trabalho, os profissionais técnicos precisam de cinco habilidades fundamentais.
“A formação técnica é decisiva para o aprimoramento dessas habilidades, aumentando exponencialmente as oportunidades de emprego e renda desses profissionais”, explica o professor pós-graduado em Pedagogia Gestora e formado em Administração com Ênfase em Negócios.
Conhecimento técnico especializado
Um profissional técnico tem formação prática e teórica aprofundada em sua área de atuação e está preparado para lidar com as ferramentas, os equipamentos e os procedimentos específicos do setor.
Capacidade de resolução de problemas
A formação técnica inclui atividades práticas e estudos de caso que estimulam o raciocínio crítico e a busca por soluções eficientes para os desafios reais do dia a dia.
Habilidade de trabalho em equipe
Durante um curso técnico, os estudantes participam de projetos, trabalhos em grupo e atividades colaborativas, desenvolvendo a comunicação e a cooperação necessárias no ambiente profissional.
Atualização e adaptação às novas tecnologias
O ensino técnico está alinhado às inovações do mercado, preparando o aluno para aprender e para se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas.
Capacidade de atuar de forma ética e responsável
Os cursos técnicos abordam aspectos éticos e de responsabilidade profissional associados ao desenvolvimento de habilidades emocionais (soft skills), formando profissionais conscientes de sua atuação e do impacto social de seu trabalho.
Teoria e prática
Outra vantagem da formação técnica, finaliza o professor Jeferson Marcelo da Silva, mestre em Engenharia Mecânica e doutorando pela Udesc, é que o ensino técnico combina teoria e prática. “A formação mão na massa promove experiências reais e prepara o estudante para os desafios do mundo de trabalho de forma rápida e eficiente.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>