SEGS Portal Nacional

Demais

Transporte aéreo de cães de serviço cresce com foco em mobilidade e inclusão

  • Sexta, 05 Setembro 2025 18:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CAROLINA PALHARES
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Freepik

Com apenas 200 cães-guia no Brasil para 7 milhões de deficientes visuais, o transporte seguro de cães de serviço e pets é fundamental

Quando se fala em cães de serviço para pessoas com deficiência, o primeiro nome que costuma surgir é o do cão-guia. Presente em livros, filmes, documentários e centros urbanos ao redor do mundo desde o fim das Guerras Mundiais, o cão-guia é apenas uma das modalidades do que se conhece como cão de assistência.

No Brasil, país com uma das maiores populações de pets do mundo, cerca de 60 milhões de cães, segundo a Abinpet, há apenas cerca de 200 cães-guia em serviço para os 7 milhões de deficientes visuais, conforme dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo Juliana Stephani, CEO da PETFriendly Turismo, empresa que organiza e planeja viagens aéreas de pets explica que o cão de assistência é treinado para atender às necessidades específicas de pessoas com deficiência, entendida, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, como qualquer impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial que possa limitar a participação plena e efetiva do indivíduo na sociedade.

O cão de assistência é treinado para atender às necessidades específicas de pessoas com deficiência, entendida, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, como qualquer impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial que possa limitar a participação plena e efetiva do indivíduo na sociedade. Entre as funções mais conhecidas, os cães-guia auxiliam na mobilidade e independência de deficientes visuais, orientando-os sobre obstáculos como desníveis no piso, escadas e galhos de árvore. Para exercer essa função, o animal precisa ter inteligência, força e temperamento equilibrado, sendo o Labrador Retriever a raça preferida mundialmente, seguido pelo Golden Retriever e Pastor Alemão.

Outra categoria de cães de serviço que tem ganhado destaque nos últimos anos é o cão de apoio emocional. Selecionados, socializados e treinados para oferecer suporte a pessoas com deficiências psicológicas ou psiquiátricas, esses cães ajudam indivíduos que enfrentam síndromes, transtornos e condições que impactam a vida diária. Dentro dessa categoria, destacam-se os cães de suporte para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecido por afetar o desenvolvimento neurológico e as interações sociais.

Os cães de serviço de mobilidade são essenciais para pessoas com limitações físicas, como cadeirantes. Seu treinamento inclui a habilidade de pegar objetos, acender ou apagar luzes, abrir gavetas e armários, e até mesmo auxiliar o tutor a se vestir, ampliando sua autonomia no dia a dia.

Já os cães-ouvintes desempenham papel semelhante ao do cão-guia, mas voltado a deficientes auditivos. Eles alertam sobre sons importantes, como campainas, alarmes de incêndio, toques de telefone e alarmes de forno, com raças comuns incluindo Labrador Retriever, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Poodle Miniatura e Cavalier King Charles, embora cães sem raça definida também possam ser treinados para essa função.

"Na PETFriendly Turismo, estamos atentos não apenas ao transporte seguro e confortável de pets, mas também às normas que regulamentam o acesso e o transporte de cães de serviço no Brasil. Atualmente, a legislação garante que esses animais possam acompanhar seus tutores em ambientes públicos e meios de transporte, assegurando direitos essenciais à mobilidade e à inclusão. Até hoje, já transportamos mais de 7 mil pets, tendo alguns clientes com seus cães de serviço respeitando rigorosamente todas as exigências legais e garantindo que cada viagem seja tranquila tanto para o animal quanto para o tutor", finaliza Juliana.

Sobre a PETFriendly Turismo

Fundada em 2018 pela médica veterinária Dra. Juliana Stephani, a PETFriendly Turismo nasceu para atender a uma demanda crescente: o transporte seguro e confortável de pets em viagens nacionais e internacionais. A ideia surgiu da experiência pessoal da fundadora, que precisou viajar para o exterior sem seu cachorro, enfrentando dificuldades para encontrar um serviço especializado. Desde então, a empresa já realizou mais de 7 mil viagens bem-sucedidas, atendendo desde famílias comuns até personalidades públicas, reforçando seu compromisso com excelência, segurança e bem-estar animal. A PETFriendly Turismo oferece uma gama completa de serviços, incluindo suporte veterinário por meio de parceiros globais, consultoria e auxílio na documentação necessária para transporte de animais, serviço de holder, que permite levar o pet diretamente ao destino e entregá-lo em mãos, além de táxi pet, com veículos próprios para transporte nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version