SEGS Portal Nacional

Demais

Clima seco acende o alerta para os ambientes das academias

  • Quinta, 04 Setembro 2025 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Redação MXP
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação

 Baixa umidade do ar pode trazer prejuízos para quem pratica exercícios e exige sistemas adequados de refrigeração e umidificação nos espaços internos

Temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar em grande parte do Brasil. A combinação climática, predominante neste último mês do inverno, traz riscos à saúde e aumenta o desconforto para quem pratica atividade física. Para especialistas em medicina do exercício e do esporte, é preciso dedicar atenção redobrada à alimentação, à ingestão gradual e regular de líquidos e também ao ambiente das academias.

A baixa umidade do ar nas academias interfere diretamente no desempenho físico. Em razão do ressecamento das vias aéreas, há naturalmente o aumento do esforço respiratório. Algumas consequências relevantes, relatadas por praticantes de exercícios em ambientes não adequados, são dor de cabeça, fadiga, taquicardia e náuseas. O clima seco também favorece a desidratação e o desequilíbrio eletrolítico, o que pode potencializar o risco de cãibras musculares durante a execução do treino.

A norma técnica ABNT NBR 16401, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a umidade relativa do ar em espaços fechados, nos quais se incluem as academias, deve estar entre 40% e 65%. No entanto, nem sempre o equipamento escolhido para resfriar o ambiente mantém os níveis de umidade considerados ideais para a saúde humana.

“Um exemplo a destacar é o equipamento de ar-condicionado”, afirma Juan Carlos Ormachea, empresário que responde pelo Grupo Ecobrisa. “Ao baixar a temperatura do ambiente, o sistema retira a umidade do ar, o que é prejudicial a quem pratica esporte, principalmente às pessoas que sofrem de alergia, rinite ou algo que possa ser agravado nesta situação”, explica.

Referência nacional, a Ecobrisa se destaca em soluções de resfriamento para plantas empresariais e desenvolveu climatizadores evaporativos que reduzem a temperatura de maneira eficaz, enquanto filtram o ar distribuído de maneira uniforme para os ambientes.

No caso das academias, destaca Ormachea, o equipamento consegue reduzir a temperatura em até 12 graus, proporcionando um ambiente mais confortável para quem está treinando. A umidificação do ar é outra vantagem que contribui para a saúde respiratória. Ao controlar a umidade do ar, o climatizador evaporativo ainda oferece o benefício de evitar choques térmicos.

Sem a utilização de fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, os climatizadores dependem principalmente da evaporação da água, reduzindo consideravelmente as emissões de gases prejudiciais. “Além disso, os sistemas evaporativos são duráveis, de fácil instalação e não possuem refrigerantes químicos que necessitem ser gerenciados”, pontua Ormachea. Os climatizadores também contam com recursos para controle e até mesmo automação, permitindo o monitoramento eficiente do desempenho.

O consumo de energia, segundo o empresário, é outro ponto importante a ser considerado. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os climatizadores evaporativos reduzem o valor da conta de energia em até 95%, quando comparados aos equipamentos de ar-condicionado, pois dependem do princípio natural da evaporação da água para resfriar o ambiente.

No próximo verão, a Ecobrisa tem a perspectiva de aumentar em 30% as vendas de climatizadores evaporativos; 15% só no segmento de academias, que tem respondido pelo grande aumento da procura. Para atender à demanda, a empresa tem mais de 25 vagas de trabalho abertas para a próxima temporada, sendo 16 para postos de produção.

“De forma eficiente, queremos seguir contribuindo para preservar a saúde humana, oferecendo soluções que não agridam o meio ambiente e promovam sustentabilidade nos negócios, inclusive gerando empregos”, finaliza Juan Ormachea.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version