Indústria conectada: importância da integração de ativos, processos e pessoas em dados únicos
AVEVA Day Brasil mostrou como uma plataforma confiável de informações, nuvem e IA podem ajudar na transformação digital
Com o objetivo de mostrar resultados efetivos do uso do CONNECT, a AVEVA reuniu no início de agosto, em São Paulo, durante o AVEVA Day Brasil, empresas líderes em seus segmentos de atuação para compartilhar experiências reais que estão contribuindo para a transformação digital industrial.
“Integrar ativos, processos e pessoas em uma única fonte de dados confiável tem permitido às empresas criarem operações mais inteligentes, resilientes e sustentáveis”, afirmou Federico Hernandez, vice-presidente da AVEVA para a América Latina, a uma plateia formada por mais de 500 participantes no evento, representantes de setores como Celulose & Papel, Energia, Mineração, Óleo e Gás, Químicos, Saneamento, além de integradores de tecnologia e consultorias.
O CONNECT é a plataforma aberta, independente de fornecedores e baseada em nuvem da AVEVA – líder global em software industrial que impulsiona a transformação digital e a sustentabilidade – que utiliza um conjunto de serviços de software compartilhados para alcançar uma integração rápida e confiável de dados industriais, modelos, aplicações e IA.
Mineração
Em sua apresentação, a Nexa Resources abordou a importância dos sistemas digitais na manutenção preditiva. Uma das maiores produtoras de zinco no mundo, a empresa mostrou como reduziu os custos de manutenção e adotou a vigilância baseada em exceções, a partir do uso de aplicativos avançados de comparação estatística e baseados em modelos, que contribuíram para a geração de uma cultura de manutenção preditiva online. Apresentou, também, a importância do uso do PI System na otimização de processos e paradas operacionais.
Ao falar sobre gestão inteligente de manutenção e componentes operacionais, a Ango American destacou o uso da tecnologia para a centralização de registros e o aumento da rastreabilidade em tempo real sobre o estado dos ativos, a fim de antecipar falhas, evitar intervenções reativas e diminuir os riscos operacionais e a perda de eficiência nos processos.
Já a Vale, em conjunto com a Lynx, falou sobre os desafios e a estratégia adotada para a migração para o AVEVA PI System, e a CBA destacou seu Projeto de Manutenção Digital e o Centro de Monitoramento de Ativos como o caminho para a transformação das operações de manutenção.
Energia
No setor de energia, o destaque foi a apresentação do projeto de transporte de gás natural desenvolvido em conjunto pela NTS, TAG e TBG. Totalizando 9.153 km de tubulações e um volume e 142 milhões de m3 de gás por dia, o projeto tinha o desafio de definir uma arquitetura confiável e robusta, mas ao mesmo tempo, simples e que atendesse às três companhias. O projeto também precisava ter um custo de implementação baixo, atender critérios de compliance relacionados a padrões e requerimentos de cibersegurança, e oferecer uma governança facilitada. A solução implementada conta com o AVEVA Oasys DNA (SCADA System) e o AVEVA PI System, utilizado para a manutenção e suporte técnico. Com implementação nativa, a solução facilita o processo de decisões operacionais entre as empresas, inventários em tempo real e suporte operacional aos times comerciais envolvidos.
Ainda no setor de energia, a Braskem abordou seu processo de transformação digital por meio dos gêmeos digitais e BIM 4D. A empresa de geração transmissão, distribuição e comercialização de energia EDP mostrou as vantagens de utilizar uma arquitetura de dados operacionais, apoiada no AVEVA PI System, em seu Centro de Predição.
A Petrobras destacou o estudo de caso da REPLAN, de integração de sistemas e interoperabilidade BIM em seus projetos de engenharia. Já a Ecogen apontou as vantagens da utilização do AVEVA PI System aplicado à geração de utilidades, energia fotovoltaica e medição de gases de efeito estufa. A Acelen mostrou os resultados da tecnologia industrial da AVEVA em seu projeto de inteligência catalítica em tempo real para refino sustentável. E a São Martinho destacou as vantagens da utilização do PI System na nuvem.
Outros setores
No setor de saneamento, a Sabesp, em parceria com a Stefanini, mostrou os avanços alcançados na gestão de recursos hídricos obtido por meio do PI System. Já a BRK Ambiental chamou a atenção sobre os benefícios do uso da tecnologia AVEVA no licenciamento centralizado e para a escalabilidade de projetos industriais.
Em Celulose & Papel, a Suzano destacou como os modelos preditivos estão possibilitando transformar a estratégia de controle de consumo de químicos e como os dados – por meio do Thor e do PI System - contribuem para a otimização energética em tempo real.
O AVEVA Day Brasil 2025 também foi uma oportunidade importante para os parceiros da AVEVA, como a Radix, Promon, Lynx, Stefanini e AP Consultoria e Projetos mostraram como vêm ajudando o setor industrial em sua jornada de digitalização.
“Nossos parceiros têm um papel fundamental em mostrar que as iniciativas de transformação digital nas indústrias precisam ser vistas como um investimento e não um centro de custos para as empresas”, completou Marcio Razera, Head de Vendas e Desenvolvimentos de Negócios da AVEVA Brasil.
Sobre a AVEVA
A AVEVA é líder global em software industrial, gerando engenhosidade para impulsionar o uso responsável dos recursos do mundo. A plataforma e os aplicativos seguros do setor de nuvem da empresa permitem que as empresas aproveitem o poder de suas informações e melhorem a colaboração com clientes, fornecedores e parceiros.
Mais de 20.000 empresas em mais de 100 países confiam na AVEVA para ajudá-las a fornecer o essencial para a vida: energia, alimentos, medicamentos, infraestrutura e mais seguro e confiável. Ao conectar pessoas com informações confiáveis e insights enriquecidos com IA, a AVEVA permite que as equipes projetem e otimizem operações com eficiência, impulsionando o crescimento e a sustentabilidade.
Nomeada como uma das empresas mais inovadoras do mundo, a AVEVA apoia os clientes com soluções abertas e a experiência de mais de 6.400 funcionários, 5.000 parceiros e 5.700 desenvolvedores certificados. A empresa, que opera em todo o mundo, tem sede em Cambridge, no Reino Unido. Mais informações no site da AVEVA.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>