SEGS Portal Nacional

Demais

O mercado de apartamentos compactos saturou ou não?

  • Terça, 26 Agosto 2025 18:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ercília Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Investidores paulistas apostam em compactos maiores para fugir da saturação dos microapartamentos

O mercado imobiliário de São Paulo vive um momento de expansão acelerada, especialmente no segmento de compactos. No entanto, diante do excesso de lançamentos de unidades entre 17 m² e 20 m², investidores atentos têm optado por compactos maiores, com metragem entre 25 m² e 27 m², que oferecem mais liquidez e valorização no longo prazo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a capital paulista já apresenta a menor área média privativa entre as principais capitais do país, refletindo a demanda por moradias compactas. Esse movimento, entretanto, acende um alerta sobre a viabilidade de ocupação desses imóveis em um horizonte de médio e longo prazo.

“Quando o mercado oferece muitos produtos iguais, o investidor precisa se antecipar e buscar aquilo que oferece mais liquidez no futuro. E não há dúvida: compactos maiores entregam um potencial muito mais sólido de ocupação e valorização”, afirmou Jorge Cury, CEO da UMÃ Incorporadora.

Em um cenário de grande oferta, o diferencial deixou de ser apenas o preço. O usuário final está cada vez mais disposto a pagar uma diária ligeiramente maior em troca de metragem adequada ao seu estilo de vida. O resultado é maior taxa de ocupação, diária média mais alta, menor vacância e, consequentemente, uma rentabilidade recorrente mais sólida para o investidor.

“Morar em um compacto de 18 m² talvez funcione por um tempo. Mas viver ali, trabalhar de casa, ter espaço para um armário digno, receber alguém. É aí que entra o raciocínio de alto padrão. E não é só sobre acabamento. Alto padrão é também proporção, conforto e experiência”, completou Cury.

A UMÃ Incorporadora tem investido no desenvolvimento de unidades compactas que unem design eficiente e metragem ideal para um estilo de vida funcional. O objetivo é atender tanto ao morador quanto ao investidor que busca segurança na ocupação e retorno financeiro.

“Investir em compactos entre 25 m² e 27 m² hoje é, sem dúvida, pensar no futuro. Você garante um imóvel mais atrativo para locação, atende a uma demanda crescente por espaços funcionais e foge da bolha dos micros, que já mostra sinais de exaustão”, finalizou o executivo.

A percepção de que o mercado de compactos está saturado não corresponde à realidade. O que apresenta saturação é o segmento de unidades genéricas e com preços inflados artificialmente. Por isso, ao investir, é essencial observar a metragem e a proposta de valor de cada produto.

Sobre a UMÃ Incorporadora

A UMÃ Incorporadora atua no setor imobiliário com propostas que integram arte, design, cultura e experiência urbana. Seus projetos valorizam a relação entre o espaço construído e as formas de convivência, buscando ressignificar o modo de habitar as cidades. A empresa desenvolve empreendimentos com identidade própria, desde o conceito arquitetônico até os processos de entrega e pós-venda. Com foco em soluções autorais e processos colaborativos, a UMÃ aposta em parcerias com artistas, arquitetos e curadores para construir espaços que promovam conexões humanas. Com o lançamento do selo “Compromisso com o Brasil”, a empresa estabelece uma nova frente de atuação, voltada ao apoio direto a causas sociais e culturais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 08, 2026 Demais

Dia das Mães: como escolher um presente com mais…

Maio 08, 2026 Demais

Pesquisa aponta que 60% do público aprovou show de…

Maio 08, 2026 Demais

Paisagismo ganha força no mercado imobiliário ao…

Maio 08, 2026 Demais

Óculos de sol vão além da estética: especialista aponta…

Maio 08, 2026 Demais

Mercado de barras de proteína dispara com aporte de…

Maio 08, 2026 Demais

Com metro quadrado entre os mais caros do Brasil,…

Maio 08, 2026 Demais

Sutiã errado pode causar dores nas costas, no pescoço e…

Maio 08, 2026 Demais

Europa, lua de Júpiter, se destaca como um dos locais…

Maio 07, 2026 Demais

Restrição de redes sociais para menores avança no mundo…

Maio 07, 2026 Demais

Maternidade não pode ser sinônimo de sobrecarga

Maio 07, 2026 Demais

Da bilheteria ao Restaurante oficial, Essence…

Maio 07, 2026 Demais

Elanco cresce 15% no 1º trimestre de 2026 e eleva…

Maio 07, 2026 Demais

Leite fermentado Sofyl uva verde comemora 20 anos

Maio 07, 2026 Demais

Europa acelera corrida pelo ferro verde e mostra…

Maio 07, 2026 Demais

Sem dados, não há conservação. Como a tecnologia virou…

Maio 07, 2026 Demais

Energia mais cara em maio reacende debate sobre…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version