Wellbeing design traz mais amplitude e bem-estar para apartamentos compactos
A arquiteta Carol Zamboni apresenta proposta em projeto instalado no Ponto de Experiência da MRV, no Setor Marista, em Goiânia. Espaço está aberto para visitação gratuita
Os apartamentos compactos ganham cada vez mais espaço no Brasil, e em Goiânia não é diferente. Projetos residenciais com espaço entre 40 e 50 m² são cada vez mais procurados. Mas, se você pensa que morar em um deles é viver no aperto, sem espaço para circular e realizar as suas atividades, está enganado. Com a utilização das técnicas corretas, o espaço ganha amplitude, funcionalidade e proporciona a sensação de bem-estar.
Um exemplo, que pode servir de inspiração para os que estão pensando em comprar, mobiliar ou decorar a moradia, é o apartamento decorado do Golden Ville assinado pela arquiteta Carol Zamboni. A unidade decorada fica no Ponto de Experiência (PDX) da MRV, na Avenida 85, Setor Marista, em Goiânia, e está aberta à visitação gratuita do público.
A arquiteta destaca que o conceito central do decorado foi criar uma atmosfera de lar, acolhedor e afetivo, que refletisse o cotidiano real de uma família. Para realizar a proposta, ela implementou o conceito de wellbeing design (design para o bem-estar), focando em cores e texturas que promovem tranquilidade e aconchego e espaços para organização, que facilitam a rotina.
“A ideia foi traduzir visualmente o sentimento de estar em casa, mesmo em um espaço compacto e urbano. Apesar do estilo moderno, busquei equilibrar linhas limpas e contemporâneas com materiais, texturas e elementos que evocam conforto, pertencimento e conexão”, explica ela.
No apartamento de 49 m², com dois quartos, sendo um com suíte, e varanda integrada, ela incorporou algumas das principais tendências do morar atual, como o uso de ambientes integrados, tons terrosos e naturais, o mix de texturas (como madeira, tecidos e fibras naturais), além de mobiliário sob medida e multifuncional.
Amplitude e funcionalidade
No apartamento decorado do Golden Ville, Carol Zamboni conta que a paleta principal transita por tons neutros e terrosos, como bege, cinza, areia, caramelo e off-white e a presença da madeira. “Essas cores foram escolhidas por transmitirem calma, acolhimento e atemporalidade. Além disso, elas ajudam a ampliar visualmente o espaço e criam uma base versátil para compor diferentes estilos de vida”, enfatiza a arquiteta.
A funcionalidade é um dos pilares do projeto. Segundo ela, a proposta do projeto foi cuidadosamente pensada para que os ambientes ‘conversassem’ entre si e oferecessem fluidez e coerência, mesmo em um layout compacto. A profissional detalha que trabalhou com marcenaria inteligente e versátil, otimizando cada centímetro: armários embutidos, nichos abertos e fechados, aproveitamento completo do espaço, sem deixar poluído, priorizando a circulação e fluidez dos espaços.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>