SEGS Portal Nacional

Demais

Sistemas Modulares: solução para os projetos de arquitetura

  • Quinta, 07 Agosto 2025 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Arthur Pomares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O sistema proporciona grande versatilidade para expansões e adaptações futuras. Segundo o arquiteto Paulo Tripoloni, que detém a prática em projetos realizados com essa metodologia, a estrutura permite que novos módulos sejam adicionados ou substituídos de maneira prática, adaptando-se facilmente às necessidades e sem grandes intervenções na construção original. Essa capacidade de modificação prolonga a vida útil do edifício, favorece construções mais sustentáveis e adequa a usos dinâmicos e em constante evolução l FreePik

De acordo com o arquiteto Paulo Tripoloni, experiente na execução de edificações com o método, a construção modular acelera prazos, refreia os impactos ambientais e oferece eficiência e flexibilidade para projetos em áreas urbanas

A construção modular vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e na construção civil brasileira, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo. Com prazos de execução encolhidos, economia de recursos e menor impacto ambiental, esse sistema se destaca como uma resposta eficiente e sustentável aos desafios da urbanização acelerada. Um estudo realizado pela consultoria empresarial americana McKinsey & Company revela que o sistema enxuga o tempo de obra em até 50% e os custos em até 20% quando comparada a métodos tradicionais, tornando-se uma solução promissora para o mercado brasileiro, ainda majoritariamente voltado à alvenaria.

O arquiteto Paulo Tripoloni, que vem se especializando em sistemas modulares e construção industrializada, afirma que a maior vantagem está justamente na rapidez e precisão que oferece. “Em um cenário urbano como o de São Paulo, onde o espaço é limitado e o controle ambiental é cada vez mais rigoroso, a construção por módulos permite uma abordagem mais organizada e menos impactante. Grande parte do processo ocorre em fábricas, o que diminui a movimentação de materiais e a geração de resíduos, fatores essenciais em áreas densamente povoadas”, discorre.

 

A construção modular também se destaca pelo excelente isolamento térmico e acústico, resultado da precisão no encaixe dos módulos. De acordo com o arquiteto Paulo Tripoloni, esse controle minucioso assegura uma vedação superior que reduz a necessidade de climatização artificial e, consequentemente, o consumo de energia dos edifícios. Esse benefício é especialmente valorizado em áreas urbanas densas, onde o bem-estar ambiental e a eficiência energética se tornam diferenciais expressivos e que se somam para a obtenção de certificações ambientais l Foto: FreePik

Economia de recursos e sustentabilidade

A sustentabilidade é um pilar importante do sistema modular, que utiliza materiais recicláveis e demanda menos água, conforme estudos do World Green Building Council. A abordagem industrializada possibilita um controle rigoroso dos insumos e a redução de desperdícios, o que, segundo Tripoloni, favorece tanto o meio ambiente, quanto o orçamento final do projeto. Ele ainda observa que esse perfil de construção limita significativamente a emissão de CO₂ e outros poluentes, uma vez que o transporte de materiais e o volume de resíduos no local de construção são minimizados.

“É um método que coopera para a redução de custos em várias frentes e os resultados em termos de sustentabilidade são mais palpáveis. Quando centralizo a produção dos módulos, posso controlar melhor o processo e limitar os desperdícios, algo difícil de se obter nas obras convencionais”, explica o arquiteto. Esse fator coopera para o aumento das certificações ambientais no Brasil, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o AQUA-HQE, que passaram a incluir a construção modular como prática recomendada para edifícios sustentáveis.

Flexibilidade de design e adaptação às demandas do cliente

Embora o sistema modular siga uma padronização que permite a montagem ágil e assertiva, as possibilidades de personalização são amplas. O arquiteto enfatiza que o avanço das tecnologias de construção modular possibilita uma ampla adaptabilidade estética, oferecendo flexibilidade em acabamentos e fachadas para que o projeto final atenda às expectativas visuais e funcionais dos clientes. “Nosso objetivo é manter uma essência minimalista e racional que não só valoriza a aparência da edificação, mas também permite o emprego inteligente do espaço e dos materiais. É possível unir essas características com o desejo do cliente, trazendo personalidade ao projeto sem perder a efetividade,” explica.

A Modular Construction Report 2020, realizada pelo FMI Corporation, mostra que a construção modular também permite uma maleabilidade de design que muitos clientes ainda desconhecem. Essa maleabilidade, de acordo com Tripoloni, desmistifica a ideia de que o modular é apenas uma solução ‘pré-fabricada’ e genérica. Em seu portfólio, ele tem demonstrado que a padronização de componentes estruturais não impede a criação de projetos inovadores e visualmente impactantes.

Steel Frame: eficiência e precisão estrutural em terrenos urbanos

Outro sistema que complementa o cenário da construção modular no Brasil é o steel frame, uma alternativa à alvenaria que emprega estruturas de aço galvanizado em substituição aos blocos de concreto. Ideal para terrenos urbanos com restrições de espaço e locais de difícil acesso, ele oferece precisão no processo construtivo, contribuindo para mitigar retrabalhos e erros de execução. “O método é uma opção acertada quando a leveza e agilidade da estrutura são fatores determinantes. Em terrenos urbanos e mais compactos, traz eficiência sem comprometer a durabilidade”, afirma Tripoloni.

Dados de uma pesquisa publicada pelo Journal of Cleaner Production indicam que o steel frame, quando comparado aos métodos tradicionais de alvenaria, reduz em até 70% o consumo de água e em 50% o volume de resíduos. Com esses números, o arquiteto reforça que ele surge como uma resposta concisa para construtoras que buscam atender às metas de sustentabilidade, um fator que vem ganhando importância no cenário brasileiro, especialmente com o aumento das regulamentações ambientais e incentivos para práticas ecológicas no setor da construção civil.

Perspectivas e barreiras para o futuro da construção modular no Brasil

 

Para o arquiteto Paulo Tripoloni, uma outra informação relevante diz respeito à redução dos riscos de acidentes que a construção modular proporciona no canteiro de obra. Como grande parte do processo é realizado em ambiente fabril controlado, a exposição dos trabalhadores às condições adversas é significativamente menor. Essa característica faz do sistema modular uma alternativa mais segura e, ao mesmo tempo, produtiva l Foto: FreePik

Embora as vantagens da construção modular e do steel frame estejam claras, o Brasil ainda enfrenta barreiras culturais e regulatórias para a disseminação desses métodos. Tripoloni observa que muitos ainda enxergam a alvenaria como símbolo de solidez e durabilidade, o que impõe uma resistência inicial aos novos sistemas. No entanto, ele acredita que a evolução da tecnologia e a necessidade de métodos mais sustentáveis e rápidos transformarão essa percepção. “Com cada novo projeto, demonstramos que esses métodos são igualmente sólidos e eficazes, além de reduzirem significativamente os custos e o tempo de execução”, pontua o arquiteto.

Em países como os Estados Unidos, onde o steel frame e a construção modular são amplamente utilizados, a demanda já é consolidada. No Brasil, a expectativa é que, com a expansão das certificações ambientais e o aumento da consciência sobre os impactos ambientais da construção civil, o mercado avance gradualmente para adotar essas práticas.

Uma solução econômica para reformas e expansões

Além de novas construções, o arquiteto Paulo Tripoloni ressalta o potencial da construção modular e do steel frame em reformas e ampliações, principalmente por serem sistemas secos e que reduzem o impacto na estrutura original. Ele recomenda que quem deseja reformar ou expandir um imóvel avalie a estrutura existente para ver como esses métodos podem ser aplicados sem comprometer a integridade do imóvel. “Atualmente, estudo a possibilidade de expandir meu próprio escritório com o sistema modular. Isso minimiza a sujeira, o tempo de obra e o desconforto que uma reforma tradicional traria”, comenta.

Sobre o Atelier de Arquitetura Paulo Tripoloni

Para o arquiteto Paulo Tripoloni, nascer na maior cidade da América Latina o fez refletir, desde cedo, sobre o lugar do homem nas cidades – o morar, o viver e o trabalhar. Morar em São Paulo despertou nele o olhar atento aos detalhes, necessidades e a força que a urbanidade trazia. Encontrou na arquitetura minimalista uma de suas inspirações para realizar projetos que buscam atender às necessidades da vida contemporânea por meio de ambientes funcionais, belos e ecologicamente responsáveis que conectem cada cliente ao que, de fato, é essencial para cada um.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 06, 2026 Demais

Visto americano: quatro dicas essenciais para conseguir…

Fev 06, 2026 Demais

Aluguel por temporada no Carnaval exige atenção…

Fev 06, 2026 Demais

Como acertar na maquiagem de carnaval

Fev 06, 2026 Demais

Do confete ao bar de drinks: Carnaval pode virar tema…

Fev 06, 2026 Demais

Acessórios de moda para o Carnaval 2026: 5 dicas de…

Fev 06, 2026 Demais

Azimut Yachts exporta 15% da produção e transforma a…

Fev 06, 2026 Demais

Carnaval 2026 aquece locações por temporada e advogado…

Fev 06, 2026 Demais

Saúde também entra no bloco: rede de clínicas reforça…

Fev 05, 2026 Demais

​Mais frescor, menos consumo: como acertar na escolha…

Fev 05, 2026 Demais

Climatização eficiente se torna essencial em grandes…

Fev 05, 2026 Demais

A nova lógica de expansão no franchising brasileiro

Fev 05, 2026 Demais

Parallel apresenta o "Vermuteo": quinta-feira é dia de…

Fev 05, 2026 Demais

Mais quentinho, mais suculento e mais saboroso:…

Fev 05, 2026 Demais

Hora de trocar o colchão: descubra os sinais de que ele…

Fev 05, 2026 Demais

Cirrus apresenta o novo Vision Jet G3

Fev 05, 2026 Demais

Alternativas ao glitter ganham espaço na maquiagem e no…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version