SEGS Portal Nacional

Demais

Gelado no frio? Saiba por que o sorvete é bem-vindo mesmo no inverno

  • Segunda, 14 Julho 2025 18:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Vianna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Do alívio na garganta à liberação de dopamina, a sobremesa ganha novas funções e movimenta o mercado com receitas criativas

Quando a temperatura cai, é comum que bebidas quentes e sobremesas mais encorpadas dominem a preferência dos consumidores. Mas ao contrário do que muitos pensam, o sorvete também tem seu lugar garantido nos dias frios. Segundo especialistas e dados do setor, o consumo da sobremesa pode proporcionar novas experiências sensoriais e até contribuir para o bem-estar emocional.

Apesar da crença comum de que “o sorvete faz mal no frio”, a afirmação não faz sentido na prática, e trata-se somente de um preconceito antigo - “Criou-se uma ideia de que o sorvete poderia piorar resfriados ou dores de garganta, mas isso não acontece na prática. Temos diversos exemplos de que o consumo de sorvete e outros produtos gelados pode até aliviar os sintomas”, explica Mirko Stortini, químico e mestre gelatiere.

O italiano reforça ainda que essa ideia é decorrente de um entendimento antigo sobre produtos derivados de leite. O especialista é fundador da Gelato Academy, primeira escola italiana de gelatos do Brasil, e afirma que há muitos países com clima mais ameno que têm o sorvete como principal sobremesa.

“Se analisarmos os cinco países que mais consomem gelatos no mundo, veremos que muitos deles possuem temperaturas mais frias em relação ao Brasil, como Itália, Alemanha e Japão. Nesses países, mesmo no verão, as temperaturas são mais agradáveis e ainda assim a sobremesa é consumida”, completa.

Na Suíça, por exemplo, o consumo per capita chega a 14,4 litros por ano, enquanto no Brasil esse número é de apenas 4,7 litros anuais — com grande concentração nos meses de verão. Mas se o sorvete pode trazer benefícios mesmo no frio, por que essa queda de consumo nos meses de outono e inverno?

Para Carlos Ferreira, proprietário da Gelateria Damazônia, o paradigma de evitar tomar sorvetes no inverno, está sendo gradativamente quebrado. “Graças a qualidade dos gelatos e sorvetes artesanais, que utilizam em suas formulações ingredientes de alto padrão, como frutas, leite e creme de leite frescos”, aponta.

Do ponto de vista do mercado, a baixa temporada impulsiona a criatividade dos empreendedores. No caso da Gelateria Damazônia, Carlos aproveitou a ocasião para lançar sabores que mesclam elementos quentes e frios, com o ‘Affogato’, uma combinação de café expresso e gelato, e o ‘Megataus Casadinho’, que mistura bolo quente, calda de chocolate, frutas e o sorvete.

“O inverno é uma chance de inovar. Os clientes se mostram mais abertos a experimentar combinações ousadas e sabores diferentes. O clima mais frio também faz com que o sorvete derreta de forma mais lenta, o que permite que o paladar explore melhor estes sabores. É um momento de degustação mais refinado”, conta.

Para muitos consumidores, o contraste entre o quente e o gelado virou um verdadeiro ritual. A publicitária Andressa Fontes, de 35 anos, compartilha sua preferência: “No inverno, gosto de misturar sorvete com caldas quentes ou bolos caseiros. O contraste é delicioso e traz aconchego”, diz.

Já o estudante de gastronomia Henrique Souza, de 27 anos, opta por combinações com bebidas: “O sorvete com café forte é imbatível. A mistura é sofisticada e ao mesmo tempo simples”. Independente da preferência, é notável que o consumo da sobremesa cresceu mesmo em épocas mais frias.

Como reforça Ferreira, “Não existe estação certa para o prazer de saborear algo que nos faz bem. No inverno, o sorvete muda de papel: deixa de ser um refresco e vira um conforto”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version