Os perigos das "misturinhas" de produtos de limpeza
Reações químicas causadas pela mistura de produtos de limpeza podem resultar em problemas graves para a saúde ou até em morte
Um dos grandes mitos sobre higienização difundidos popularmente no Brasil é sobre as misturas de produtos de limpeza com outros produtos ou até itens do dia a dia, como bicarbonato de sódio ou vinagre. Apesar de populares, as conhecidas “misturinhas” apresentam um grande risco para a saúde dos usuários e profissionais da área.
Os produtos de limpeza são compostos, em sua maioria, por soluções químicas, que quando misturados de maneira incorreta podem resultar em gases ou líquidos nocivos para o ser humano. Estes, em contato com o organismo podem causar até a morte.
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) alerta para a importância de seguir as instruções de uso contidas nas embalagens “Os produtos para desinfecção de superfícies devem ser utilizados como indicado no rótulo do fabricante, pois tiveram seus resultados comprovados por testes de laboratório microbiológico. Qualquer variação qualitativa ou quantitativa pode levar a risco de resultados ou eficiência e da saúde do operador” alertou Miguel Sinkunas, da Quiminac Indústria e Comércio, empresa associada ABRALIMP.
Além dos riscos à saúde, as misturas também comprometem a efetividade dos produtos de limpeza, resultando também na proliferação de doenças e formação de ácaros. Confira algumas das “misturinhas” mais populares no dia a dia dos brasileiros e seus riscos para a saúde:
- Água sanitária + produtos desinfetantes à base de amoníaco
- Risco: formação de Cloramina, um gás que pode causar irritações na pele, olhos e até mesmo problemas respiratórios mais graves.
- Água sanitária + álcool
- Risco: “neutralizar” os produtos e formação de Clorofórmio, um líquido nocivo a saúde, a inalação do gás resultante deste líquido volátil pode causar problemas ao sistema nervoso central, fígados e rins.
- Vinagre + bicarbonato de sódio
- Risco: “neutralizar” os produtos e formação de Dióxido de Carbono (CO2). A alta exposição ao CO2 pelos seres humanos pode resultar em náuseas, asfixia e até a morte.
Existem produtos completos no mercado e que não têm necessidade de serem misturados para garantirem sua efetividade. É muito importante o consumidor estar atento e não realizar “misturinhas” que muitas vezes não são inofensivas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>