SEGS Portal Nacional

Demais

Os perigos das "misturinhas" de produtos de limpeza

  • Segunda, 12 Mai 2025 18:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Rotta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

"Misturinhas" de produtos químicos pode ser prejudicial para a saúde - ABRALIMP

Reações químicas causadas pela mistura de produtos de limpeza podem resultar em problemas graves para a saúde ou até em morte

Um dos grandes mitos sobre higienização difundidos popularmente no Brasil é sobre as misturas de produtos de limpeza com outros produtos ou até itens do dia a dia, como bicarbonato de sódio ou vinagre. Apesar de populares, as conhecidas “misturinhas” apresentam um grande risco para a saúde dos usuários e profissionais da área.

Os produtos de limpeza são compostos, em sua maioria, por soluções químicas, que quando misturados de maneira incorreta podem resultar em gases ou líquidos nocivos para o ser humano. Estes, em contato com o organismo podem causar até a morte.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) alerta para a importância de seguir as instruções de uso contidas nas embalagens “Os produtos para desinfecção de superfícies devem ser utilizados como indicado no rótulo do fabricante, pois tiveram seus resultados comprovados por testes de laboratório microbiológico. Qualquer variação qualitativa ou quantitativa pode levar a risco de resultados ou eficiência e da saúde do operador” alertou Miguel Sinkunas, da Quiminac Indústria e Comércio, empresa associada ABRALIMP.

Além dos riscos à saúde, as misturas também comprometem a efetividade dos produtos de limpeza, resultando também na proliferação de doenças e formação de ácaros. Confira algumas das “misturinhas” mais populares no dia a dia dos brasileiros e seus riscos para a saúde:

- Água sanitária + produtos desinfetantes à base de amoníaco
- Risco: formação de Cloramina, um gás que pode causar irritações na pele, olhos e até mesmo problemas respiratórios mais graves.
- Água sanitária + álcool
- Risco: “neutralizar” os produtos e formação de Clorofórmio, um líquido nocivo a saúde, a inalação do gás resultante deste líquido volátil pode causar problemas ao sistema nervoso central, fígados e rins.
- Vinagre + bicarbonato de sódio
- Risco: “neutralizar” os produtos e formação de Dióxido de Carbono (CO2). A alta exposição ao CO2 pelos seres humanos pode resultar em náuseas, asfixia e até a morte.

Existem produtos completos no mercado e que não têm necessidade de serem misturados para garantirem sua efetividade. É muito importante o consumidor estar atento e não realizar “misturinhas” que muitas vezes não são inofensivas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jun 18, 2025 Demais

Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa: como a…

Jun 18, 2025 Demais

Medicamentos veterinários falsos podem comprometer a…

Jun 18, 2025 Demais

Casas mais acolhedoras, funcionais e cheias de…

Jun 18, 2025 Demais

Conheça 5 tradições italianas que conquistaram os…

Jun 18, 2025 Demais

Novo Código Civil Pode Expulsar Moradores Antissociais…

Jun 18, 2025 Demais

Aprenda a fazer uma maquiagem junina simples e elegante

Jun 18, 2025 Demais

Ciclismo protege o cérebro e outros hábitos também:…

Jun 18, 2025 Demais

Esqueça o "menos é mais": 5 dicas para adotar o estilo…

Jun 17, 2025 Demais

MDF ou MDP? Descubra as diferenças que tornam o…

Jun 17, 2025 Demais

Portugal propõe endurecimento na Lei da Nacionalidade e…

Jun 17, 2025 Demais

Inverno 2025: tendências eyewear para a estação mais…

Jun 17, 2025 Demais

Criatividade e tradição impulsionam o mercado de…

Jun 17, 2025 Demais

Os benefícios da iluminação sensorial para os projetos…

Jun 17, 2025 Demais

Mercado de artigos para casa avança em 2025 com aumento…

Jun 17, 2025 Demais

Ilhabela reforça título de um dos destinos mais…

Jun 17, 2025 Demais

Construí na casa dos sogros. O imóvel é meu?

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version