SEGS Portal Nacional

Demais

Você sabia? Duas provas são obrigatórias para solicitar a cidadania espanhola

  • Quinta, 20 Março 2025 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Dourado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

jannoon028 no Freepik

Entenda a importância do DELE e do CCSE no processo de nacionalidade espanhola por residência

Obter a cidadania espanhola é um sonho para muitos estrangeiros que desejam viver legalmente no país e se integrar plenamente à sua cultura. No entanto, o caminho para a nacionalidade exige a superação de algumas etapas, entre elas, a aprovação em duas provas fundamentais: o DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) e o CCSE (Conocimientos Constitucionales y Socioculturales de España).

O DELE é um exame que comprova o domínio do idioma espanhol, enquanto o CCSE avalia o conhecimento sobre a Constituição, a organização política e os aspectos socioculturais da Espanha. Ambas as provas são administradas pelo Instituto Cervantes e são requisitos obrigatórios para quem busca a cidadania espanhola por residência, conforme estabelecido pela Lei 19/2015.

“A obtenção da cidadania espanhola é um processo que exige dedicação e planejamento. A aprovação no DELE e no CCSE não apenas cumpre os requisitos legais, mas também prepara o candidato para uma vida plena e integrada na Espanha. Essas provas são mais do que uma obrigação, são uma oportunidade para se conectar com a cultura e a sociedade espanhola", comenta Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, escritório de consultoria de imigração com 17 anos de mercado.

A importância do DELE no processo de cidadania e o papel do CCSE na integração cultural

O DELE é uma certificação internacionalmente reconhecida, emitida pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Para a cidadania espanhola, o nível mínimo exigido é o A2, que comprova um domínio básico do idioma, suficiente para lidar com situações cotidianas, como trabalho, compras e interações sociais.

A CEO da Espanha Fácil, destaca a relevância do exame: "O DELE não é apenas uma formalidade. Ele garante que o candidato tenha condições de se comunicar e se integrar à sociedade espanhola, o que é essencial para uma adaptação bem-sucedida no país", comenta

A profissional explica que a prova é dividida em quatro competências, são elas: compreensão de leitura e auditiva, expressão escrita e oral. Com duração de até três horas, o exame é aplicado em centros credenciados, e o diploma obtido tem validade vitalícia.

Já o CCSE é uma avaliação que testa o conhecimento do candidato sobre a Constituição espanhola, os direitos e deveres dos cidadãos, a organização territorial e aspectos culturais e históricos do país. A prova consiste em 25 questões de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, com duração de 45 minutos.

"O CCSE é uma forma de garantir que os novos cidadãos entendam os valores e a estrutura da sociedade espanhola. É um passo importante para a integração cultural", explica Barbalho.

Calendário e preparação

O registro para a realização de ambas as provas deve ser feito diretamente no site do Instituto Cervantes. Para 2025, as datas já foram divulgadas, e os candidatos podem escolher entre várias convocatórias ao longo do ano. As próximas inscrições para o CCSE terminam em 3 de abril, e a do DELE no dia 9 de abril, com as convocatórias para 24 de abril e 24 de maio, respectivamente. Para se preparar, a instituição disponibiliza materiais gratuitos, como manuais e simulados. Além disso, muitos candidatos optam por cursos preparatórios ou estudam de forma independente, utilizando recursos online.

"A obtenção da nacionalidade espanhola exige atenção a algumas etapas, como a realização das provas de conhecimento e a apresentação da documentação correta. Ter o suporte de uma assessoria especializada ajuda a tornar esse processo mais organizado e tranquilo, garantindo que tudo seja feito dentro dos prazos e conforme as exigências legais”, finaliza Renata.

Sobre a Espanha Fácil

Fundada em 2007 por Renata Barbalho, a Espanha Fácil é referência para brasileiros que desejam realizar o sonho de morar legalmente na Espanha. Credenciada pelo Governo Espanhol e com o selo de qualidade concedido pelo Ilustre Colégio de Gestores Administrativos de Madrid, a empresa oferece mais de 175 serviços personalizados e conta com uma equipe de mais de 65 especialistas e uma impressionante taxa de aprovação de 99% nos processos de vistos e de nacionalidade, que resultaram em mais de 150 mil clientes satisfeitos. Desde o primeiro passo até a obtenção da cidadania, a Espanha Fácil cuida de todos os detalhes, tornando o processo de imigração simples e seguro, ajudando seus clientes a realizarem o sonho de viver na Espanha com tranquilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 23, 2025 Demais

O passado desafia a ciência

Dez 23, 2025 Demais

5 amarrações de biquíni cortininha para transformar o…

Dez 23, 2025 Demais

Mudança de rotina no fim do ano pode aumentar ansiedade…

Dez 23, 2025 Demais

Hora de dormir: como o ar-condicionado pode melhorar a…

Dez 23, 2025 Demais

Samsung vai revelar visão de AI construída com Google…

Dez 23, 2025 Demais

Presentes de casamento têm alta de 6,6% e atingem…

Dez 23, 2025 Demais

Oito estratégia para transformar as resoluções fitness…

Dez 23, 2025 Demais

Itens domésticos podem representar risco quando…

Dez 23, 2025 Demais

Dicas de especialistas sobre apostas responsáveis para…

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version