SEGS Portal Nacional

Demais

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: conheça os benefícios da lata de aço para o planeta

  • Segunda, 17 Março 2025 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eulália Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: conheça os benefícios da lata de aço para o planeta - Prolata - Divulgação

 

As alterações nos padrões do clima global estão diretamente relacionadas à atividade humana. Saiba como suas ações podem colaborar com o meio ambiente

Em 16 de março, é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data estabelecida pela Lei nº 12.533, que visa mobilizar debates e ações para proteger os ecossistemas brasileiros. A reflexão proposta também busca evidenciar os impactos do estilo de vida humano no planeta Terra, de modo a ser urgente a necessidade de agirmos diante das mudanças climáticas, que a cada dia, tornam-se mais evidentes e presentes no nosso dia a dia.

Esse marco tem como objetivo educar e mobilizar as pessoas a adotarem medidas coletivas e individuais para reduzir suas pegadas de carbono e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Isso pode ser feito por meio da economia de energia, uso de transportes mais sustentáveis, plantio de árvores e de fazer melhores escolhas de consumo.

Como a lata de aço ajuda na questão?

Os consumidores devem ter consciência de seus padrões de consumo. Isso é possível com a adoção de gestos simples, como dar preferência aos acondicionados em embalagens 100% e infinitamente recicláveis, como o aço.

Ao poder reutilizarmos o material infinitamente sem perder qualidade, reduzimos a quantidade de lixo gerado, já que a vida útil dos materiais é prolongada, gerando menor impacto na biodiversidade. O Prolata foi criado para incentivar a destinação adequada de latas de aço pós-consumo e educar a sociedade sobre o tema, atuando em todo o Brasil por meio de parcerias com cooperativas de catadores e Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

“O engajamento da população é fundamental para que práticas sustentáveis adotadas no dia a dia se tornem parte de suas rotinas. O ‘3 R’s’ que as crianças aprendem na escola (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) devem estar sempre em mente antes de se tomar qualquer decisão, seja de compra, de descarte, de uso de recursos, como se atentar para o uso consciente da água, tal qual a preservação dos recursos naturais”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

A reciclagem da lata de aço também consome muito menos energia do que a produção de um novo aço. Por isso, toda vez que uma lata de aço volta ao mercado, além de evitar a destinação incorreta de resíduos, elimina-se a necessidade de extrair novas matérias-primas da natureza. Assim, pode-se dizer que a cada 100 latas recicladas economizamos energia de uma TV ligada por 3 horas. Cinco kg de latas recicladas equivalem a uma lâmpada de 60W acesa por 26 horas e a cada kg de latas de aço reciclado deixamos de emitir 3,7kg de gases de efeito estufa.

“Não existem soluções fáceis para problemas complexos, mas é importante que cada um faça sua parte para cuidar do planeta. A economia circular é um conceito que pode ajudar a humanidade a gerir de forma mais responsável os recursos naturais, com melhor aproveitamento das matérias-primas, menor dependência de materiais retirados da natureza e priorização daqueles mais duráveis e recicláveis, como é o caso das latas de aço”, finaliza a executiva.

Sobre a Prolata Reciclagem

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma entidade gestora para logística reversa de latas de aço. A associação sem fins lucrativos é uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 23, 2025 Demais

O passado desafia a ciência

Dez 23, 2025 Demais

5 amarrações de biquíni cortininha para transformar o…

Dez 23, 2025 Demais

Mudança de rotina no fim do ano pode aumentar ansiedade…

Dez 23, 2025 Demais

Hora de dormir: como o ar-condicionado pode melhorar a…

Dez 23, 2025 Demais

Samsung vai revelar visão de AI construída com Google…

Dez 23, 2025 Demais

Presentes de casamento têm alta de 6,6% e atingem…

Dez 23, 2025 Demais

Oito estratégia para transformar as resoluções fitness…

Dez 23, 2025 Demais

Itens domésticos podem representar risco quando…

Dez 23, 2025 Demais

Dicas de especialistas sobre apostas responsáveis para…

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version