Carnaval 2025: é possível encontrar o amor durante a folia?
Psicólogo do Hospital do Servidor Público Estadual explica
Desfiles, blocos, música, dança e fantasias. Esse são alguns dos elementos que compõem o carnaval. Porém, antigamente, era o tempo em que as pessoas liberavam às suas vontades antes de adentrarem a época de privação da Quaresma (período religioso, especialmente, de jejum e caridade). E, com tanta gente envolvida nas diferentes festas, atualmente, há quem inicie grandes e duradouros relacionamentos ao encontrar parceiros durante a folia. Mas, será que durante a festa, você ama ou se apaixona?
O psicólogo Elvis Machado, do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) explica a diferença entre os dois sentimentos. “Paixão está ligada ao desejo, alimentada, por vezes, por pensamentos, fantasias e idealizações, além da busca por satisfação momentânea. É passageira já que a intensidade e a euforia inicial passam em pouco tempo. Já o amor, vive a paixão, em um primeiro momento, mas é mais consciente, se sustentando com o tempo, com a intimidade e histórias criadas, até chegar em um relacionamento propriamente dito”, explica.
Durante o carnaval, as pessoas são estimuladas a viverem o momento, sem pensar a longo prazo. Assim, tendem a se apaixonar quando há sinergia com a outra pessoa. Porém, não quer dizer que não tenha amor. É o que afirma o psicólogo do HSPE, Elvis Machado. “É possível que um folião encontre, no momento do carnaval, quem virá a se tornar um grande amor. Mas, no primeiro momento, durante a festa, é só paixão”.
A linha tênue entre amor e paixão, seja ela ou não de carnaval, é dada pelo tempo, já que a paixão tende a diminuir e, se não há intimidade, memórias afetivas, história, vivência e/ou emoções (gratidão, respeito) que o satisfaçam, o sentimento não vira amor - este que, além de envolver profundidade emocional das relações, é capaz de resistir à problemas, dificuldades, mantendo à relação de desejo daquele parceiro. Ou seja, a paixão não resiste ao tempo, por isso é mais breve quando comparada ao amor, já que busca realizar o que quer, em um curto período de tempo.
Saiba se é amor ou paixão em 30 segundos
Amor: é construído ao longo do tempo. Tem intimidade, conhecimento, historia, memórias afetivas.
Paixão: é fugaz. É cheio de sentimento e idealização, sem história.
Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.
São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>