SEGS Portal Nacional

Demais

Carnaval 2025: é seguro fazer tatuagens temporárias?

  • Quarta, 26 Fevereiro 2025 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina de Freitas Harriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Freepik

Dermatologistas do HSPE alertam sobre atenção com a composição dos produtos, que podem ser manipulados

Dermatologistas do Hospital do Servidor do Estado de São Paulo (HSPE) alertam sobre os riscos das tatuagens temporárias. Isso porque, mesmo que a henna pura seja segura para a pele, muitos componentes podem ser adicionados para que a tinta seja realçada e fique mais duradoura na pele da pessoa que deseja se tatuar temporariamente durante o carnaval.

Vermelhidão e coceira são alguns dos sintomas que podem aparecer se houver uma irritação cutânea ao utilizar hennas com outros componentes agregados na fórmula caseira. Além disso, pápulas - lesões elevadas - podem aparecer no local da tatuagem temporária, e/ou se espalhar pelo corpo.

A recomendação é selecionar bem os produtos que vão ser utilizados, bem como verificar a procedência da henna e quais são os componentes da tinta. Dr. Mario Cézar Pires, médico dermatologista do HSPE alerta sobre o que é possível estar presente na produção da henna.

“O grande problema é que, em muitos casos, são adicionadas substâncias na henna que podem irritar a pele. O principal componente é a parafenilenodiamina, corante preto e que está propenso a desencadear alergias cutâneas. Há casos mais graves ainda em que chegam a adicionar borracha derretida. Dai, a importância de comprar a henna de lugares seguros, bem como ter atenção sobre a procedência da henna oferecida durante as festas”, explica.

Substâncias nocivas

Outros cuidados que os foliões devem ter são com a interação entre maquiagem, brilhos e aerossóis com a pele. A recomendação é que o glitter usado seja biodegradável e hipoalergênicos.

Além disso, é preciso atenção com os perfumes utilizados nesse período. Os que são cítricos podem causar ardência e queimaduras com a exposição excessiva da pele ao sol. A atenção redobra entre as pessoas alérgicas, como explica o médico dermatologista do HSPE. “Muitos itens podem conter parabenos, classe de produtos químicos amplamente utilizados na composição de cosméticos, e outros conservantes, que podem resultar em uma resposta alérgica e causar bolhas, coceira e descamação cutânea. Uma boa alternativa é verificar se o produto tem registro na ANVISA, seguir o rótulo com as orientações, prazo de validade e contraindicações, além de fazer um teste alérgico antes de utilizá-los, uma vez que tenha histórico de alergias”, finaliza.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 160 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version