SEGS Portal Nacional

Demais

Com quem o filho fica nos feriados?

  • Quarta, 26 Fevereiro 2025 18:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dayse Luan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para pais separados os feriados e datas festivas são momentos extras de estarem com seus filhos - Freepik

Especialista explica dinâmica com crianças quando os pais são separados

Em 2025 haverá quatro feriados nacionais prolongados: Páscoa, que juntará com o feriado de Tiradentes (abril), Dia do Trabalhador (maio), Corpus Christi (junho) e Dia da Consciência Negra (novembro). Além disso, algumas datas caem na segunda-feira ou na sexta-feira. O carnaval, apesar de ser uma festa popular no Brasil inteiro, não é feriado nacional, variando de acordo com cada município, mas muitos optam pelo ponto facultativo de suas atividades.

Para pais separados os feriados são momentos extras de estarem com seus filhos. A advogada familiarista Ana Luisa Lopes Moreira, que integra o escritório Celso Cândido Souza Advogados, explica como isso ocorre. ‘‘Nos casos de pais que exercem a guarda compartilhada, já determinada em juízo, seja por homologação de termo de acordo entre os genitores, ou por decisão judicial, deve-se atentar aos termos da decisão ou do acordo. O mais comum é que os feriados sejam alternados. Ou seja, em um feriado o menor passará junto à genitora e no feriado sequente junto ao genitor.’’

Essa organização também é usada em datas comemorativas. ‘‘Quanto a datas festivas específicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, e os aniversários de cada genitor, é comum que o menor passe a data com o respectivo genitor: Dia das Mães e aniversário da mãe com a mãe e Dia dos Pais e aniversário do pai com o pai. Quanto às festividades de final de ano, Natal e Ano Novo, também é comum que sejam alternados, devendo o menor passar uma das datas com cada genitor, havendo a possibilidade de alternar no ano seguinte. O mesmo acontece com o aniversário do menor, pode ser definido em juízo que passará os aniversários de anos pares junto ao genitor e anos ímpares junto à genitora, por exemplo’’, destaca a especialista.

Guarda unilateral

Mesmo quando a guarda não é compartilhada, Ana Luisa Lopes Moreira ressalta que é possível ter uma organização em relação aos feriados. ‘‘Quando se trata de guarda unilateral também é necessário atentar-se aos termos das decisões ou dos acordos. Vale ressaltar que a modalidade de guarda diz respeito à tomada de decisões acerca da vida do menor, não interfere ou afasta a necessidade e o direito de convívio e visitas do menor com o genitor que não possui a sua guarda, claro que, dentro dos termos definidos para cada caso concreto. Nos casos mais comuns, a organização da companhia do menor com cada genitor seguirá a mesma lógica do definido para visitas: feriados alternados e datas festivas simbólicas junto ao respectivo genitor. Tudo dependerá da decisão judicial do caso concreto e, neste caso, das autorizações do genitor que tem a guarda unilateral. O melhor interesse do menor deve sempre ser a prioridade’’.

Quando houver uma viagem, a advogada familiarista salienta que é necessário autorização. ‘‘Se for uma guarda compartilhada, é necessária a autorização e ciência do outro responsável. Se tratando de guarda unilateral, se o feriado em questão for ser passado com o genitor detentor da guarda, dispensa-se essa autorização, mas o contrário não acontece. O genitor que não possui a guarda, precisará da autorização do outro responsável.Quando se tratar de viagens internacionais com apenas um dos pais, a autorização do outro genitor será necessária. Nesse ponto, é interessante prezar pela boa comunicação entre eles, priorizando aquilo que for melhor para a criança e levando a bom termo e com sensatez, para não gerar obstáculos no convívio do menor com um de seus responsáveis’’.

A especialista reforça que é preciso informar para onde se levará o filho. ‘‘Também é importante se atentar para o destino da viagem, que deve ser sempre comunicado ao outro genitor. Além disso, observar se o local é apropriado para a presença de menores. Em direito de família o principal interesse tutelado é o da criança, devendo ser garantido o seu bem estar e desenvolvimento saudável’’, pontua Ana Luisa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 23, 2025 Demais

O passado desafia a ciência

Dez 23, 2025 Demais

5 amarrações de biquíni cortininha para transformar o…

Dez 23, 2025 Demais

Hora de dormir: como o ar-condicionado pode melhorar a…

Dez 23, 2025 Demais

Samsung vai revelar visão de AI construída com Google…

Dez 23, 2025 Demais

Presentes de casamento têm alta de 6,6% e atingem…

Dez 23, 2025 Demais

Oito estratégia para transformar as resoluções fitness…

Dez 23, 2025 Demais

Mudança de rotina no fim do ano pode aumentar ansiedade…

Dez 23, 2025 Demais

Itens domésticos podem representar risco quando…

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version