SEGS Portal Nacional

Demais

A beleza das plantas preservadas: alternativa prática e durável para inserir um toque verde dentro de casa

  • Terça, 06 Fevereiro 2024 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ávila
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Na varanda integrada à sala de TV, a arquiteta Marta Martins aproveitou para elevar a presença de plantas ao explorar uma faixa do pé-direito duplo para conceber a parede verde. Nesse projeto, ela utilizou a avenca preservada | Foto: Rafael Renzo

Em seus projetos, a arquiteta Marta Martins procura incorporá-las por contribuírem com a importância da biofilia e a manutenção simplificada no dia a dia dos moradores

Muito utilizadas em projetos corporativos e comerciais, as plantas preservadas estão ganhando cada vez mais espaço nas residências brasileiras por conta da combinação entre desejo de conviver com a aparência natural do verde aliada à alta durabilidade. Ciente da correria de muitos clientes, que não teriam disponibilidade para oferecer os cuidados específicos que cada espécie merece, a arquiteta Marta Martins é uma grande adepta do uso dessas folhagens.

Com o intuito explorar o conceito de biofilia, ela procura encaixar as plantas preservadas como forma de garantir o frescor e os benefícios que a natureza agrega aos projetos de interiores, mas sempre respeitando as predileções, desejos e necessidades de casa de cada pessoa. “Avaliamos com todo cuidado para definir as tipologias de plantas e o seu modo de exposição, seja em vasos ou jardins verticais”, explica a profissional.

Por si, o verde propicia a percepção de calma ao ambiente e, consequentemente, para os moradores. Todavia, ela relata que, além da falta de tempo para cuidar, outros fatores corroboram para a adoção das plantas preservadas. “Passamos por algumas restrições como a impossibilidade de aderir às folhagens naturais em decorrência de restrições condominiais ou a falta de estrutura para ventilação ou iluminação”, detalha Marta. “Nesses momentos, são muito bem-vindas”, complementa.

Entre as possibilidades a serem exploradas, espaços maiores possibilitam a criação de jardins verticais que tanto influenciam na estética, como podem ajudar em questões acústicas da área. “Em projetos com pé-direito duplo, gosto muito de considerar as espécies nas salas [de estar, TV] e varandas integradas. Eu acredito nessa combinação entre biofilia e bem-estar”, reforça a arquiteta.

A arquiteta Marta Martins busca implementar os jardins verticais com a utilização de folhagens viçosas e cheias para garantir um visual agradável para moradores e os seus convidados. Nessa área social integrada, as plantas preservadas são prestigiadas pela luz natural do fechamento de vidro | Foto: Julia Herman

Vantagens

As plantas preservadas não precisam de manutenção periódica e são perfeitas para quem não tem tempo de cuidar das espécies naturais. Mas os benefícios não param por aí:

· Dispensa da rega, poda, adubação e exposição solar

· Livre de insetos indesejados

· Alta durabilidade

· Absorção de ruídos excessivos

· Versatilidade (por ser feita sob medida, pode incluir outras espécies de plantas e cores)

· Resistente à oscilação de temperatura e ao ar-condicionado

Como são constituídas as plantas preservadas?

A transformação acontece quando as folhagens naturais são submetidas ao processo químico que conserva sua textura e integridade. “É como se elas fossem empalhadas”, exemplifica a profissional. Essa atividade é manual, tecnológica e executada por profissionais especializados que zelam para garantir o aspecto original. Como etapa final, posteriormente são encaminhá-las para a secagem e tingimento.

Manutenção e durabilidade

Pela resistência, as plantas preservadas se encaixam em ambientes externos cobertos, suportando mudanças de temperatura. Nessa varanda gourmet, realizada pela arquiteta Marta Martins, o verde marcou na parede próxima à churrasqueira | Foto: Julia Herman

Apesar de não demandar uma manutenção periódica, algumas recomendações não podem ser esquecidas se o intuito é mantê-las sempre bonitas. No dia a dia da casa, uma higienização superficial, com espanador e movimentos sutis, é indicada para que o morador retire o pó em excesso. Já a longo prazo, em um período de um a dois anos, é recomendado que o morador contrate uma equipe especializada para a limpeza e, se necessário for, executar a troca parcial de alguns ramos ou um novo tingimento.

“A ideia é sempre manter a estrutura existente, desde que não haja nenhum estrago considerável”, analisa. Entretanto, ela pontua que se a instalação das plantas preservadas ocorrer em um local de grande circulação, o toque constante das pessoas pode incorrer em quebras que prejudicam a aparência. “Nesses casos, é bem possível que essa restauração precise acontecer em um prazo menor”, avalia.

Atenção: as espécies preservadas não devem ser molhadas em hipótese alguma, pois a água desenvolve o desbotamento e a ocorrência de mofo. Ademais, a exposição excessiva ao sol também provoca a alteração de cor nas folhagens.

Ao ser integrada à sala de TV, a varanda criada pela arquiteta Marta Martins ajudou a ampliar o espaço social composto pela sala de estar | Foto: Rafael Renzo

Decoração

As plantas preservadas são bem democráticas, e a coloração predominantemente verde gera uma atmosfera alegre, despojada e convidativa que combina muito bem quando sozinhas ou acompanhadas por revestimentos, papeis de parede, quadros ou texturas. “A premissa é sempre trabalhar pela harmonia entre os elementos”, aconselha a arquiteta.

Entre as espécies mais requisitadas, Marta relata que a avenca é uma ‘queridinha’ dos projetos de paisagismo, pois apresenta excelentes resultados devido ao volume. Já para o uso em vasos, os buxinhos são bem populares, assim como a palmeira-fênix ou areca, cica e até alguns tipos de podocarpus.

Sobre Marta Martins

Marta Martins acredita que cada projeto é um novo desafio para criar propostas adequadas às necessidades do cliente. Sendo assim, ela e sua equipe oferecem soluções inteligentes e viáveis para converter cada projeto em realidade, fazendo presente o requinte do clássico e a praticidade do estilo moderno, adequando espaços e transformando cada trabalho em uma obra única, com toques de elegância e originalidade. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version