SEGS Portal Nacional

Demais

Veio para ficar: a Etnobotânica traz o uso de plantas na beleza e promete crescer 9,7% ao ano na próxima década

  • Quarta, 26 Abril 2023 18:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Rubio
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O uso de ativos vindos da natureza em produtos de beleza não é novidade, mas essa prática como tendência e diferenciação dentro do mercado passou a ser mais valorizada e se tornou fator de decisão do consumidor apenas a cerca de 5 anos. E veio para ficar, segundo relatório da Fact.Mr, o mercado de produtos de skin care plant-based tem uma previsão de crescimento anual de 9,7% até 2031.

O que é Etnobotânica?

Este é um conceito milenar de análise das plantas para potenciais aplicações em cosméticos. A Ellementti Dermocosméticos, marca de produtos de alta performance que respeita o ecossistema cutâneo e ambiental, há 15 anos já aplica esse conceito no desenvolvimento dos produtos que oferece ao mercado, unindo o que existe de melhor e mais avançado em ciência e tecnologia para os cuidados com o rosto e o corpo.

Dentro da Etnobotânica são avaliados até mesmo fatores socioculturais e geográficos para descobrir quais plantas agem de forma positiva para uma determinada população. “O Dragon’s Blood, por exemplo, é um ativo derivado de uma seiva de árvore muito usada pela medicina dos Incas, hoje, analisando a fundo seu uso na região e aplicando a tecnologia, temos um potente reparador, rejuvenescedor e estimulador da síntese de colágeno”, explica Dra. Fernanda Chauvin especialista em dermatocosmética e presidente da Ellementti Dermocosméticos.

Em quais ativos naturais devemos apostar nossas fichas?

O skin care com produtos plant-based já revelou novas estrelas do mercado de beleza, como o phytoesqualano e o cannabidiol. Segundo a especialista em dermatocosmética, para os próximos anos, a tendência é unir cada vez mais o bem-estar, a saúde mental e a brasilidade com a beleza e a saúde da pele. Já que fatores ambientais e emocionais desequilibram o funcionamento do corpo e da pele, causando assim efeitos negativos. Por isso, algumas das apostas são: o óleo de Copaíba (um CBD-Like) e a Ashwagandha, como ativos, assim como o resgate de experiências sensoriais únicas que ofereçam bem-estar, conforto e felicidade.

A Ashwagandha, planta medicinal Ayurvédica originada na Índia, quando utilizada dentro do skin care reduz a ação de radicais livres e a hiper-reatividade da pele e ainda pode contribuir para o desempenho mental e redução da ansiedade. Já o óleo de Copaíba, amplamente usado na Amazônia, é cicatrizante, anti-inflamatório e age como ótimo regenerador e reforço da função barreira. Porém, também influencia no aumento da produção de beta-endorfinas promovendo relaxamento e sensação de bem-estar.

Essas duas tendências conseguem agir na pele e na mente simultaneamente por meio da tecnologia dos neuropsicosméticos. “Esses ativos ao ter contato com a pele se comunicam com as terminações e neurotransmissores presentes na epiderme e derme, fazendo o que é chamado de neuromodulação cutânea, dessa forma, é possível perceber sua ação na mente e na melhora da pele”, conta Dra. Fernanda Chauvin.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version