SEGS Portal Nacional

Demais

Acidentes em armazéns obrigam empresas a indenizar funcionários

  • Quinta, 22 Dezembro 2022 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Sales
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Acidentes de trabalho podem gerar penalidades pesadas para as empresas (Foto: Adobe Stock)

Advogado trabalhista alerta que penalidades variam de acordo com proteção oferecida aos empregados

Com as vendas de final de ano impulsionando o comércio eletrônico e as lojas físicas, os centros de distribuição de produtos estão trabalhando com o máximo de sua capacidade. O aumento nas movimentações de cargas eleva também o risco de acidentes. Segundo estudo do Ministério Público do Trabalho, máquinas e equipamentos são os principais causadores de acidentes de trabalho no Brasil. Entre as máquinas mais usadas nas empresas estão as empilhadeiras. E casos recentes na Justiça mostram que acidentes com esses veículos podem gerar altas penalidades aos empregadores.

Em 2020, uma grande rede atacadista e uma prestadora de serviços terceirizados foram condenadas a pagar mais de R$ 100 mil a um trabalhador, por danos morais e materiais decorrentes de um atropelamento por empilhadeira, que reduziu sua capacidade de trabalho.

Embora o operador da empilhadeira fosse funcionário da empresa terceirizada, o atacadista contratante do serviço também foi condenado a arcar com parte da indenização. Segundo a ação, não havia sinalização no corredor em que a empilhadeira estava sendo conduzida e a vítima não estava usando colete reflexivo para alertar sua presença na área.

Em decorrência do atropelamento, a vítima foi submetida a intervenção cirúrgica e tratamento. A Justiça concluiu que o empregado teve sua capacidade de trabalho reduzida e condenou as duas empresas a pagar uma indenização equivalente a parte do salário da vítima, multiplicada pelos anos restantes de trabalho.

O advogado trabalhista Bruno Valente alerta que as penalizações das empresas por acidentes de trabalho dependem da proteção oferecida a seus funcionários. “Em caso de acidente de trabalho, a Justiça busca garantir o direito do empregado, que é a parte mais frágil. Já a empresa precisa demonstrar que toma todos os cuidados com a segurança de seus colaboradores”, ressalta.

De acordo com Afonso Moreira, especialista em segurança de operações logísticas, em alguns segmentos mais críticos, com muitas interações e movimentações entre máquinas e pessoas, fornecer equipamentos básicos de proteção e sinalizações de perigo pode não ser suficiente para reduzir o risco de acidentes. “E caso eles ocorram, o empregador pode pagar muito mais caro em indenizações do que se investisse em sistemas mais avançados de prevenção”, completa Moreira, que é diretor da AHM Solution.

Sobre a AHM Solution

Com sede no Brasil e filiais em cinco países da América, a AHM Solution é uma empresa de soluções de segurança e produtividade, principalmente para operações de intralogística (movimentações e armazenagem de cargas).

A especialidade da empresa é mapear os riscos de acidentes de cada operação e apresentar um diagnóstico completo, com as probabilidades de ocorrências, grau de gravidade e soluções recomendadas para cada situação.

A AHM Solution também oferece dispositivos de tecnologia de segurança, como sensores de movimento, sistemas de alertas visuais e sonoros e câmeras embarcadas em empilhadeiras, que reduzem ou eliminam os riscos da operação, ao mesmo tempo em que aumentam a produtividade de pessoas e máquinas.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version