SEGS Portal Nacional

Demais

Energia limpa: 10 coisas que você precisa saber sobre o tema

  • Quarta, 30 Novembro 2022 18:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stefani Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Unsplash

Pesquisa mostra que 40% dos brasileiros acreditam que combustível fóssil é energia limpa

Uma pesquisa internacional realizada em seis países - Brasil, Austrália, Índia, Alemanha, Inglaterra e EUA - tentou mensurar o estrago provocado pelas fake news sobre a percepção das pessoas sobre o meio ambiente. O estudo foi publicado pela Climate Action Against Disinformation (Ação Contra Desinformação Climática, em tradução livre) por ocasião da COP27, a conferência sobre mudanças climáticas que acontece no Egito. O resultado da pesquisa foi entregue à Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

Em relação ao Brasil, o relatório constatou que quatro em cada dez brasileiros acreditam que os combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, são energia limpa, o que não é verdade. Cientistas do clima mostram que a indústria fóssil é a principal responsável pela crise climática no mundo.

Entre as constatações da pesquisa, estão os seguintes dados:

40% dos brasileiros acreditam que os combustíveis fósseis são energia limpa;

44% acreditam que as mudanças climáticas não são causada pela atividade humana;

29% acreditam que "um número significativo de cientistas discordam sobre as causas das mudanças climáticas";

24% acreditam que "os registros de temperatura global” não são confiáveis ou são manipulados";

15% não acreditam que a produção de combustível fóssil pode causar problemas médicos a quem vive perto dos locais de extração.

"Os resultados da pesquisa refletem como as crenças predominantes de desinformação climática estão em todo o mundo", afirma o estudo. "Há uma grande lacuna entre a percepção do público e da ciência em questões básicas, como a responsabilidade humana pela mudança climática."

Mas afinal, o que é energia limpa?

Então, como compreender o que faz parte do conceito de energia limpa? Como ela impacta no nosso dia a dia? Conforme o levantamento Revisão Global de Eletricidade, divulgado pela Agência Brasil, o ano de 2021 registrou o maior índice na utilização das energias alternativas. O total de fontes limpas que geram eletricidade subiu para 38%, globalmente.

“Tanto o consumidor residencial quanto o empresarial podem se beneficiar com a energia limpa, além da redução dos impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas”, ressalta o CEO da Juntos Energia, José Otávio Bustamante. Falando especificamente do bolso do brasileiro, o país está no top 5 das contas de energia mais caras do mundo, segundo recente pesquisa divulgada pela plataforma Cupom Válido a partir de dados da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), e nos últimos cinco anos, o custo da energia elétrica brasileira aumentou 47%.

A empresa de José é a primeira do país a conseguir conectar usinas às redes das concessionárias propondo um novo modelo de consumo. “Em nossa tecnologia, que chamamos de energia limpa digital, conectamos o consumo energético da casa ou negócio do cliente às nossas fazendas solares parceiras, sem a necessidade de instalação de placas solares em casas, comércios ou apartamentos”, explica. O projeto nasceu a partir de um trabalho acadêmico de um curso criado pelas universidades de Harvard e MIT. “O que buscamos é democratizar o acesso à energia limpa no país. Nosso objetivo é atender 1 milhão de consumidores no Brasil até o fim de 2025 com energia renovável e mais barata”, ressalta Bustamante.

Reunimos abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre o tema energia limpa para se munir das informações corretas e fugir das fake news. Confira!

1) A energia é considerada limpa quando o seu processo de produção não gera nenhum tipo de poluição, como é o caso das energias hidrelétrica, eólica e solar, entre outras.
2) A Agência Internacional de Energia Renovável afirma que 90% da eletricidade mundial pode ser originada de fontes limpas até 2050 – 29% é o percentual atual.
3) Energia limpa e energia renovável não são a mesma coisa. Há fontes renováveis de energia, como o biodiesel e o biogás que, ao serem queimados, emitem gases de efeito estufa e são poluentes. Apesar de serem fontes de energia renovável, não podem ser consideradas fontes de energia limpa.
4) A energia limpa é mais barata. O preço da energia solar caiu 85% entre 2010 e 2020. Custos de energia eólica no mesmo período caíram 56% com turbinas terrestres e 48% com turbinas instaladas no mar.
5) A Agência Internacional de Energia calculou que cada dólar investido em energia limpa cria o triplo de vagas de trabalho do que o mesmo valor aplicado na indústria de combustíveis fósseis.
6) São considerados alguns dos exemplos de energia limpa:

• Eólica (dos ventos)
• Hidrelétrica
• Fotovoltaica (solar)
• Nuclear
• Hidrogênio verde
• Biomassa
• Geotérmica
• Marés

7) As fontes de energia limpa estão presentes em todos os países do mundo. O investimento nessas fontes diminui a dependência de importações e a vulnerabilidade diante de flutuações de preço do petróleo.
8) A energia limpa preserva a saúde da população. A poluição decorrente da queima de combustíveis fósseis em 2018 causou US$ 2,9 trilhões em custos econômicos e da saúde – 8 bilhões por dia.
9) A energia limpa impacta na redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global.
10) O uso da energia limpa tem baixo impacto na fauna, flora e ecossistemas.

Juntos Energia

A Juntos Energia tem como fundadores José Otávio Bustamante e Rodrigo Protázio. O projeto nasceu a partir de um trabalho acadêmico de um curso criado pelas universidades de Harvard e MIT. Ao final do curso, 400 protótipos foram submetidos, e o modelo de painel solar híbrido criado por José Otávio acabou entre os 20 selecionados para aprofundarem a prototipação ao Prototype Camp do MIT. E foi através da troca com outros especialistas em geração de energia que o empreendedor decidiu criar um projeto baseado no modelo de negócio atual da empresa, focando no serviço de compartilhamento de energia. O projeto venceu uma série de premiações e recebeu aceleração, mentoria e investimentos. Em 2021, foi comprada pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, uma das maiores geradoras de energia elétrica e de gás natural do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 23, 2025 Demais

O passado desafia a ciência

Dez 23, 2025 Demais

5 amarrações de biquíni cortininha para transformar o…

Dez 23, 2025 Demais

Mudança de rotina no fim do ano pode aumentar ansiedade…

Dez 23, 2025 Demais

Hora de dormir: como o ar-condicionado pode melhorar a…

Dez 23, 2025 Demais

Samsung vai revelar visão de AI construída com Google…

Dez 23, 2025 Demais

Presentes de casamento têm alta de 6,6% e atingem…

Dez 23, 2025 Demais

Oito estratégia para transformar as resoluções fitness…

Dez 23, 2025 Demais

Itens domésticos podem representar risco quando…

Dez 23, 2025 Demais

Dicas de especialistas sobre apostas responsáveis para…

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version