SEGS Portal Nacional

Demais

Manteiga blend pode ter composição mais saudável

  • Sexta, 11 Novembro 2022 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segundo especialista, o óleo de palma pode ser uma alternativa mais saudável e sustentável na produção de produtos lácteos.

Nem todas as pessoas estão acostumadas com o termo "blend", quando falamos de alimentação. No entanto, esse termo é mais comum do que parece. Quando o assunto é carne, por exemplo, existem as misturas usadas para o preparo de hambúrgueres. Mas na busca por uma alimentação saudável, os famosos "blends" esbarram em grandes desafios a serem superados, porque existem alimentos aparentemente inofensivos incorporados à dieta e que possuem misturas com ingredientes pouco saudáveis, de acordo com especialistas. Essas misturas geralmente passam por um ultraprocessamento em que sofrem reações químicas e recebem aditivos antes de chegar à prateleira do supermercado.

Mas será que não existe uma outra maneira de obter esses blends de forma mais saudável?

Quando o assunto são produtos lácteos, há um questionamento muito grande em vários âmbitos. Em 2019, órgãos do governo brasileiro, como a ANVISA, passaram a discutir sobre a proibição de alimentos que contenham óleos e gorduras hidrogenadas ou transgênicas, utilizadas para a produção de alguns tipos de margarina.

O óleo de palma surge como uma alternativa de matéria-prima mais saudável, já que contém conservantes naturais que aumentam a vida útil dos produtos, apresenta maior rendimento, se comparado aos demais óleos, e não possui gorduras trans nem organismos geneticamente modificados, o que é primordial para uma alimentação saudável.

Para Fernando Martins, engenheiro químico e diretor de operações da Laticínios Econata, é importante considerar a hipótese de trabalhar com outros processos, a partir de métodos mais saudáveis, do ponto de vista médico, e mais sustentáveis, se considerado o fato de que produções que envolvem agentes químicos podem afetar além do organismo humano.

“Atualmente, todas as blends encontradas no mercado brasileiro se utilizam do método da interesterificação para a produção de margarinas para uso doméstico e industrial, com catalisadores químicos, ou seja, metóxido de sódio e/ou enzimas do tipo lipase”, lembra o diretor de operações dos Laticínios Econata. A interesterificação, mencionada por ele, consiste em uma alternativa tecnológica ao processo de hidrogenação parcial, uma vez que viabiliza a produção de óleos e gorduras com funcionalidades específicas.

“É preciso inovar, buscar alternativas, pensar em matérias-primas que temos em abundância e que podem substituir processos inadequados”, destacou Fernando ao lembrar da possibilidade de utilizar óleo de palma como parte da produção de uma manteiga blend, visando a saúde e o bem-estar dos consumidores.

Sobre o óleo de palma

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA), a palma produz até 10 vezes mais do que outras oleaginosas; quando bem orientada, seguindo os critérios sociais e ambientais exigidos pela legislação brasileira e pelos critérios internacionais de sustentabilidade; pode ajudar no sequestro de carbono, contribuindo para mitigar os problemas relacionados às mudanças climáticas.

Será o óleo de palma a matéria prima do futuro?

Para saber mais informações, acesse: www.econatalaticinios.com.br

SOBRE A MANTEIGA BLEND:

Produto 100% natural;

Clean Label, feita somente com 4 ingredientes;

Não contém gorduras trans, inclusive ao longo do shelf;

Transgênicos e OMG free;

Utilização de Palma certificada;

Garantia de disponibilidade dos principais ingredientes: creme de leite (LATSUL) e óleo de palma (contrato com direto com produtor local);

Possibilidade de zerar a lactose;

Produto com 6 meses de shelf.

SOBRE OS LATICÍNIO ECONATA:

Originária de Minas Gerais, maior estado produtor de leite do Brasil, a tradicional fábrica dos Laticínios Econata se destaca pela produção com o melhor custo-benefício do mercado. Para manter o padrão de qualidade de seus produtos e continuar oferecendo o melhor custo para seus clientes, a holding investe fortemente em inovação e em seu capital humano. Situada na charmosa cidade de Pouso Alto, a fábrica produz desde a matéria prima até o produto final embalado. São 1.170 m2 de área construída, em um terreno de 2.400 m2, tendo uma capacidade instalada de produção de cerca de 20 toneladas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version