SEGS Portal Nacional

Demais

Segurança abaixo de zero

  • Segunda, 22 Agosto 2022 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Fontão
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vaisala

 A cadeia fria ganhou relevância durante a pandemia e foi um dos poucos setores que registraram crescimento, com o aumento da demanda de transporte e armazenamento refrigerado de alimentos e bebidas processados, consumidos em maior escala devido ao isolamento social.

A Global Cold Chain Alliance (GCCCA) coloca o Brasil entre os 20 maiores mercados para a indústria de armazenamento a frio e estima uma taxa de crescimento anual superior a 8% até 2025.

Como fatores-chave dessa cadeia, estão o monitoramento e o controle precisos da temperatura, umidade e dióxido de carbono, por garantirem a preservação adequada dos alimentos, o amadurecimento oportuno de frutas e hortaliças e sua variedade sazonal. Segundo Madjid Ouali, Diretor de Medições Industriais da Vaisala para América Latina e Caribe, para prolongar o tempo de armazenamento de um produto é necessário definir a temperatura antecipadamente e monitorar a concentração de dióxido de carbono (CO2). “Mesmo após a colheita, as frutas e as hortaliças continuam a atividade metabólica, resultado do processo de respiração que envolve a oxidação de açúcares para produzir dióxido de carbono, água e calor. Daí a necessidade de controlar variáveis críticas.”

A umidade é outro parâmetro importante a ser considerado para a criação de condições ideais. “Os instrumentos de medição ajudam a controlar e monitorar os níveis de umidade e temperatura nos armazéns refrigerados para redução do acúmulo de gelo e da condensação, o que contribui para a eficiência energética e economia de custos de degelo. O monitoramento do CO2, por sua vez, permite determinar condições ideais de armazenamento para que os produtos estejam sempre frescos”, afirma o executivo da empresa finlandesa, líder mundial em medições industriais, ambientais e meteorológicas.

Em câmeras frias, empresas de transporte de alimentos, supermercados, geladeiras industriais, centros e terminais logísticos e de armazenamento e transporte por gelo seco, o CO2 precisa ser cuidadosamente controlado, para garantir a qualidade do produto e cumprir requisitos regulatórios relacionados à segurança alimentar.

“A maioria de nós sabe que o CO₂ é um gás incolor e inodoro, solúvel em água e muitas vezes visto como bolhas em refrigerantes. Mas também é um gás de efeito estufa, um subproduto que é liberado quando queimamos materiais contendo carbono, além de um gás formado nos processos respiratórios e metabólicos dos organismos vivos, que também podem ser considerados reações de queima lenta. Como o CO₂ é sempre o resultado de uma reação de queima, é incombustível e inerte. Em temperaturas abaixo de -79 °C, o CO₂ torna-se sólido e é conhecido como gelo seco, normalmente usado no transporte ou carga de produtos congelados”, explica o especialista.

A alta tecnologia das soluções de monitoramento, hoje, conta com equipamentos imunes a falhas na rede e quedas de energia, com baterias com vida útil de até 10 anos, alarmes que funcionam 24 x 7 via mensagem, email, alerta local, discagem, entre outras configurações, além de opções de sensores sem fio para ambientes de armazenamento com alta rotatividade e prateleiras de difícil acesso. Esse tipo de solução de controle e monitoramento de refrigerador e freezer reduz o risco de perda de produtos e garante a conformidade regulatória para os ambientes em que as aplicações de armazenamento refrigerado são indispensáveis.

Sobre a Vaisala

A Vaisala é líder global em medições climáticas, ambientais e industriais. Com mais de 85 anos desde sua fundação, a empresa é uma parceira confiável para clientes em todo o mundo, oferecendo uma gama abrangente de produtos e serviços inovadores de observação e medição. Com sede na Finlândia, a companhia emprega mais de 1.900 profissionais globalmente e está listada na bolsa de valores Nasdaq Helsinki. A Vaisala é também uma das poucas empresas que oferecem tecnologia em mais de um planeta: o Rover marciano Curiosity está equipado com sensores de pressão e umidade da Vaisala, para análise da superfície atmosférica de Marte. Para mais informações, visite https://www.vaisala.com/pt


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version