SEGS Portal Nacional

Demais

5 motivos para pensar nas crianças ao votar na eleição de 2022

  • Quarta, 17 Agosto 2022 10:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Neste ano, iremos exercer o direito de escolher, de maneira democrática, o presidente da República, senadores, governadores, deputados federais e estaduais que nos representarão pelos próximos quatro anos. Ao votar, temos o dever de honrar crianças e adolescentes menores de 16 anos, que ainda não têm o direito de votar, e escolher representantes que tenham projetos para a infância e juventude.

De acordo com o Artigo 227 da Constituição de 1988, as crianças devem ser prioridade absoluta em todas as decisões, programas e políticas públicas. Por isso, pensando em incentivar os eleitores a considerar este público no exercício do voto, o Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista 5 motivos para colocar as crianças como prioridade.

Além disso, para quem deseja se aprofundar ainda mais no assunto, o Lunetas lançou o especial “Infâncias em foco: Quem vota pelas crianças?”, um hub de informação sobre política e as infâncias. Entre as mais de 20 reportagens inéditas, estão conteúdos que abordam desde como os adultos podem falar sobre política com as crianças até a visão dos pequenos sobre o tema.

Fome

De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Abrinq, cerca de 18,8 milhões de meninos e meninas de até 14 anos passam fome no Brasil. Com a insegurança alimentar, o crescimento e o desenvolvimento físico e cognitivo necessários para que elas consigam crescer de maneira saudável são prejudicados de maneira permanente e irreversível.

Analfabetismo

Há 50 anos, a educação infantil não era uma realidade no Brasil, no entanto, políticas públicas mudaram essa realidade. Ainda assim, nos últimos dois anos, o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever cresceu em 1 milhão. Pensando no futuro e nos próximos passos do Brasil relacionados à educação pública, é necessário eleger candidatos que queiram enfrentar as desigualdades sociais e lutar para que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade.

Trabalho Infantil

Atualmente, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil. Desse total, 66% são crianças pretas ou pardas e 71% estão na área urbana, de acordo com um levantamento divulgado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua).

Violência e exploração sexual

Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, foram mortos de forma violenta no Brasil e 180 mil sofreram violência sexual, segundo o Panorama da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes no Brasil, lançado pela Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Por isso, é necessário eleger pessoas que tenham coragem para combater esse cenário e falar de assuntos como igualdade de gênero, empoderamento de meninas, violência sexual e feminício.

Moradia

Mais de 5 milhões de pessoas ainda residem em domicílios sem banheiros ou sanitários de uso exclusivo e 9,7 milhões vivem em condições de adensamento excessivo, com mais de três moradores para cada dormitório. Este é um assunto que não deve ser ignorado, já que todas as crianças precisam de acesso à moradia para viver com dignidade e poder se desenvolver em outras áreas, como lazer, educação e saúde.

Sobre o Portal Lunetas

Criado em 2018, com o apoio do Instituto Alana, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Lunetas nasceu com o principal objetivo de ser um espaço de informação e reflexão sobre as múltiplas infâncias, colocando a criança como um sujeito pleno de experiências e direitos. Atualmente, são mais de 700 mil seguidores no Facebook, 30 milhões de visualizações no site, 94 mil seguidores no Instagram e 500 mil visualizações no YouTube; além do apoio de instituições como ONU, Unicef e Greenpeace. O Lunetas tem parceiros como Porvir e A Taba, e colunistas como Alexandre Coimbra Amaral, Viviana Santiago, Juliana Prates, Renato Noguera e Mariana Rosa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version