SEGS Portal Nacional

Demais

81% dos brasileiros memorizam anúncios na TV Conectada por até 24 horas após serem impactados

  • Segunda, 27 Junho 2022 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mila Gallate
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Streaming apresenta grande potencial para publicidade. Crédito da imagem: Freepik

Brasileiros formam público com maior capacidade de recordação após visualizarem propagandas no streaming de vídeo, aponta relatório da Rakuten Advertising

Cada vez mais presente no gosto popular, o streaming de vídeo segue explorando novas formas de entrega de conteúdo e amplia a gama de possibilidades no âmbito da publicidade. Em recente pesquisa realizada no mundo todo, a Rakuten Advertising levantou novos e poderosos insights sobre esse mercado.

Globalmente, uma média de 60% dos espectadores se recordam corretamente de um anúncio 24 horas depois de vê-lo no formato de TV Conectada (CTV). Dentre os brasileiros, esse percentual é o maior de todos, já que 81% dizem ser capazes de manter essa memorização -- à frente dos espectadores da Espanha (70%); Itália (66%), Alemanha (56%), França (54%), Reino Unido (54%) e EUA (36%).

O estudo também avaliou o poder de repercussão da mensagem, indo além do seu reconhecimento. Para 56% dos brasileiros, esse impacto está diretamente ligado ao mindset do espectador enquanto assiste ao streaming. Ou seja: a publicidade contextualizada, associada ao conteúdo do streaming, cria um poder de assimilação no espectador que gera maior entendimento da mensagem.

Ainda que o streaming de vídeo seja um mercado relativamente novo, os dados do estudo apontam que essas plataformas já estão concorrendo à altura com veículos tradicionais, a exemplo da TV, quando o assunto é eficácia da publicidade. Considerando o poder de captação e assimilação do público final, a fórmula de entrega se resume aos três “Rs”: Recordação, Repercussão e Retorno.

No campo da recordação, o famoso recall da transmissão é um modelo de longa data e bem-sucedido para a publicidade de TV tradicional. Isso porque a exposição generalizada leva à conscientização e à recordação.

Os dados também mostram que as estratégias de transmissão agora devem ser construídas ao lado do que o mercado chama de "narrowcasting" (disseminação de informações para um público restrito). Nesse quesito, será fundamental a capacidade da CTV de ajudar o público a aprimorar a sua mentalidade enquanto consome conteúdo, o que qualifica a sua repercussão.

A importância da fixação da mensagem

Já em relação ao último “R” (o retorno), que diz respeito à conversão, a pesquisa conclui que a associação entre o entendimento da mensagem e sua conexão com os produtos está gerando retornos tangíveis ao investimento em publicidade. Os espectadores reagem aos anúncios de acordo com o conteúdo consumido no streaming, sendo direcionados para o botão de compra.

Globalmente, 71% dos entrevistados afirmaram que compram ou compram ocasionalmente o produto ou serviço depois de vê-lo anunciado em serviços de streaming. No Brasil, o número é ainda maior, chegando novamente a 81%.

“Essas descobertas demonstram o motivo pelo qual a publicidade em plataformas de TV Conectada é parte intrínseca de uma estratégia de mídia bem-sucedida”, diz Luiz Tanisho, vice-presidente da Rakuten Advertising no Brasil. “Quando o anúncio do produto prioriza o contexto, ele repercute mais e gera melhor recall, com maior propensão à compra. Uma abordagem que só é possível por meio da compreensão do humor do espectador – algo exclusivo no streaming de vídeo e uma das razões pelas quais ele alcançou a TV tradicional em relativamente pouco tempo", afirma.

Sobre a Rakuten Advertising

A Rakuten Advertising conecta agências, marcas e afiliados líderes a consumidores ativos e engajados em todo o mundo. Com acesso às diversas propriedades de mídia e públicos da Rakuten, combinados com uma rede de performance premiada e proprietária de insights de consumidores, a Rakuten Advertising cria as condições certas para alcançar novos clientes e manter uma lealdade duradoura. Sua base de tecnologia avançada, dados e serviços estratégicos posiciona a Rakuten Advertising para oferecer um conjunto diferenciado de soluções de marketing e publicidade, ao mesmo tempo em que impulsiona continuamente o setor. Mais informações: rakutenadvertising.com/pt-br

Sobre o Rakuten Group, Inc.

Rakuten Group, Inc. é uma das principais empresas de serviços de internet do mundo. Sua missão é contribuir com a sociedade criando valor por meio da inovação e do empreendedorismo e prestando serviços de alta qualidade que ajudam no crescimento dos usuários e parceiros. Hoje sua cartela de clientes soma mais de 70 empresas abrangendo e-commerce, conteúdo digital, comunicações, fintech e esportes profissionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version