SEGS Portal Nacional

Demais

Bilhetagem aberta pode alavancar mobilidade urbana: confira cinco benefícios

  • Quarta, 27 Abril 2022 11:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Motta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Melhoria da experiência do usuário, desoneração do poder público e geração de novos negócios são alguns dos benefícios

A abertura da comercialização de créditos, assim como o desbloqueio da gestão dos cartões de transporte público no Brasil, podem ter impactos significativos na experiência do usuário. Atualmente, o mercado de bilhetagem na maioria das cidades brasileiras é fechado - ou seja, todas as etapas - gestão, validação, pagamento, venda e desbloqueio de catracas são controladas por um único operador - e movimenta, em média, cerca de 46 bilhões de reais por ano, valor que pode aumentar ainda mais com a inclusão de outras iniciativas que cooperem na prestação destes serviços.

Apesar da maioria das cidades brasileiras ainda operarem com sistemas tradicionais, onde muitas vezes só é possível comprar créditos em bilheterias físicas, algumas regiões já estão se mobilizando para alterar este cenário. O estado do Rio de Janeiro está em processo de estudo e avaliação da concessão atual. Em Porto Alegre, a migração da gestão da bilhetagem do operador de transportes para gestão pública já está acontecendo e, em São Paulo, a gestão fica a cargo de autoridades públicas e a comercialização de créditos é aberta a qualquer empresa interessada através de um credenciamento.

Segundo Luísa Peixoto, especialista em Políticas Públicas da Quicko, o sistema aberto de bilhetagem pode impulsionar a criação de novos projetos em mobilidade. "A única forma de promovermos a inovação da bilhetagem é através de sistemas abertos, que promovam a interoperabilidade entre serviços de transporte e a qualificação e ampliação do acesso através da concorrência entre canais de venda. Neste cenário, podemos ter a chance de implementar novos produtos de transporte que integrem o uso de bikes, e-hailing, carros compartilhados ao sistema de transporte público com tarifas otimizadas e mais vantajosas para os usuários, estratégia fundamental para tornar a mobilidade mais atraente e incentivar o não uso de carros particulares."

Os benefícios socioeconômicos da bilhetagem aberta são diversos e podem gerar impactos significativos no setor, abrindo oportunidades para inserir o país na nova era da mobilidade. Confira cinco exemplos listados pela equipe da Quicko abaixo:

1 - Desonera operador e aumenta eficiência do serviço

Abrindo a comercialização de créditos e ampliando sua rede digital de vendas, o operador incentiva o aumento da venda digital, reduzindo gastos com a comercialização física, ATMs e bilheterias. Além de retirar o custo de manutenção de plataformas digitais de venda do operador, as plataformas de recarga terceirizadas também se responsabilizam pela transações, absorvendo os riscos de fraude e custos com atendimento ao cliente. por fim, a existência de diversas plataformas os riscos de falha nos sistema são minimizados, pois sempre haverá mais de uma plataforma para fazer a compra e recarga de crédito.

2 - Abre oportunidade para a criação de novos produtos e melhora a experiência do usuário

Aliando a bilhetagem aberta com a implementação de tecnologia nos processos, o setor privado vira uma espécie de catalisador da inovação no transporte público, proporcionando o surgimento de novos produtos que visam a oferecer uma melhor experiência e maior controle ao usuário, a exemplo da flexibilização das formas de pagamento, assinaturas de créditos mensais, passagens válidas para multimodais (públicos e privados), integrações metropolitanas, entre outros.

3 - Gera dados qualificados de bilhetagem

Com a união dos setores público e privado, há a possibilidade da inteligência de dados do setor avançar em complexidade e qualidade, tornando a gestão do transporte muito mais eficiente. Dessa forma, os recursos poderão ser melhor aproveitados e a experiência do usuário, que será colocado no centro do planejamento urbano, deve melhorar, considerando que os serviços serão entregues com mais qualidade e precisão, incentivando a mobilidade coletiva.

4 - Cria novas oportunidades de negócios, empregos e rendas

Com a descentralização da comercialização de créditos do transporte público, novas iniciativas que prestem serviços neste sentido terão a oportunidade de surgir, atuando com formatos e dinâmicas diversos e impulsionando a competição e qualificação do segmento. Com isso, também haverá a abertura de novas vagas de emprego e a consequente geração de renda.

5 - Possibilita que o setor privado exerça impactos significativos no transporte público

Para atingir a eficiência das cidades, é essencial que o poder público esteja atento às oportunidades que se desenvolvem em parceria com o setor privado. Dessa forma, ambos os setores podem trabalhar de forma integrada e complementar, abrindo espaço para que iniciativas privadas contribuam com ideias e projetos que têm potencial para transformar o segmento, melhorando a experiência para o usuário do transporte público, gerando novos produtos e serviços e contribuindo para o progresso da mobilidade urbana no país.

Sobre a Quicko: A Quicko reúne no mesmo app tudo o que as pessoas precisam para se deslocar com mais conveniência e inteligência pela cidade. Entre as funcionalidades do aplicativo estão: informações em tempo real sobre o horário de chegada dos ônibus, sugestões das melhores opções de rotas, recargas de cartões do transporte e celular pré-pago, além da localização de estações de compartilhamento de bicicleta. O passageiro também pode escolher sua linha de ônibus e monitorar o seu trajeto, reportando ainda ocorrências no transporte, além de compartilhar as suas rotas.

Criada em setembro de 2018 e adquirida pelo player finlandês MaaS Global em 2021, a Quicko surgiu para desenvolver uma plataforma Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço, focada na experiência dos usuários do transporte público.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version