Portal Nacional de Seguros

Demais

Após 30 anos, Receita permite que comissárias de despacho voltem a operar diretamente no Siscomex

  • Quinta, 14 Abril 2022 15:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  SZS Comunicação
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Após uma longa batalha judicial que se estendeu por quase três décadas, cerca de 10 mil comissárias de despacho no Brasil poderão, enfim, voltar a operar no Siscomex sem a necessidade de intermediários.

Por orientação da Receita, o cadastramento terá início no dia 19 de abril, às 11 horas, durante encontro nacional promovido pelo SINDICOMIS (Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo) e pela ACTC (Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais). Para tanto, elas precisarão, além de se registrar (CNPJ), indicar um representante (que pode ser um funcionário) para operar no sistema. O evento será realizado de forma híbrida, ou seja, na sede das entidades – na cidade de São Paulo – e pela internet.

Entenda a história

Em 15 de março de 1994, o SINDICOMIS ingressou na Justiça Federal com uma demanda para que as comissárias de despacho pudessem operar no Siscomex sem a necessidade de intermediários. Em 28 de janeiro deste ano, a Justiça Federal da 3ª Região havia garantido o restabelecimento deste direito, colocando um ponto final nesta longa batalha judicial.

Contudo, a Receita Federal ainda não havia operacionalizado a decisão.

Diante do impasse, no último dia 5 de abril, o presidente do SINDICOMIS, Luiz Ramos – que também preside a ACTC e a CIMEC (Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação de Conflitos) – reuniu-se com representantes da Receita Federal para discutir a situação.

A alegação da Receita era a dificuldade tecnológica dessa implantação, situação compreendida por Ramos. “Assim, propusemos um acordo, segundo o qual a Advocacia Geral da União desistiria de um eventual agravo e faríamos um acordo nos autos, sendo que a condição prevalecerá para todas as comissárias de despacho do Brasil, e não somente do nosso estado de São Paulo”, conta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2022 SEGS - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version