SEGS Portal Nacional

Demais

Mapa do Acolhimento, da ONG Nossas, é a única organização da América Latina selecionada no rol de parceiros do Fundo de Gênero

  • Sexta, 01 Abril 2022 11:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Monica Hing
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Fundo pertence à Organização Global Co-Impact e vai doar um bilhão de dólares para a causa da igualdade de gênero em organizações do mundo todo.

Uma mulher foi assassinada a cada sete horas no Brasil por sua condição de gênero, em 2020, é o que afirma o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Infelizmente, esta é uma realidade aqui e em outros países no mundo. Por isso, o Mapa do Acolhimento, projeto voltado para assuntos que envolvam políticas de gênero da ONG Nossas acaba de ser escolhida, como a única instituição da América Latina, para integrar a lista de parceiros do Gender Fund (Fundo de Gênero), da Organização Global Co-Impact, destinado às entidades lideradas por mulheres e que tratam de assuntos relacionados à violência ligada a gênero, saúde materna, educação inclusiva e liderança feminina.

O objetivo do Fundo é arrecadar um bilhão de dólares, nos próximos dez anos, em prol de 15 instituições escolhidas, na África, Ásia e América Latina. Entre os doadores, estão as bilionárias Melinda French Gates – ex-mulher do co-fundador da Microsoft, Bill Gates –, e MacKenzie Scott.

Há mais de dez anos, a Nossas, organização que impulsiona o ativismo democrático e solidário no Brasil, desenvolve projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo Brasil inteiro. Entre as suas iniciativas, está a plataforma Mapa do Acolhimento, um projeto inovador, liderado por mulheres jovens e comprometidas com a causa - a diretora Enrica Duncan, a coordenadora de voluntárias, Ana Beatriz, e a coordenadora de atendimento, Gabriela. O programa conta com 4 mil profissionais voluntárias – entre psicólogas e advogadas – em todo o Brasil, todas dispostas a ajudar, gratuitamente, mulheres em situação de violência. O fundo vai ser importante para o novo momento do Mapa do Acolhimento, que além de atender mulheres em situação de violência, quer atuar na causa desse problema, idealizando campanhas para mudar políticas públicas no Brasil. O objetivo é ajudar as mulheres a quebrar o ciclo de violência e acabar com a epidemia de feminicídios no Brasil.

"A violência baseada no gênero é um problema que afeta as esferas política, econômica e social de qualquer país. No Brasil, a epidemia de femicídios é inaceitável. Tantas mortes evitáveis e consideramos isto como um problema coletivo, que requer uma solução coletiva! O nosso papel é apoiar estas mulheres, que não devem sofrer sozinhas, e, ao mesmo tempo, defender e promover a implementação de políticas públicas que irão efetivamente mudar este cenário. O fundo de gênero é um catalisador para este processo e para as verdadeiras transformações que podemos fazer", reforça Enrica Duncan, Diretora do Mapa do Acolhimento.

SOBRE O MAPA DO ACOLHIMENTO

O Mapa do Acolhimento é uma iniciativa da Ong Nossas, organização comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. O programa conta com quatro mil profissionais voluntárias – entre psicólogas e advogadas – em todo o Brasil, todas dispostas a ajudar, gratuitamente, mulheres em situação de violência, além de promover mudanças em políticas públicas. Para mais informações: https://www.mapadoacolhimento.org/

Enrica Duncan

Diretora Adjunta e Diretora do Mapa do Acolhimento

Enrica chegou ao NOSSAS como mobilizadora antes de se tornar chefe de equipe e Diretora Adjunta. Ela já morou e trabalhou na Bélgica, África do Sul e Japão até se fixar em sua cidade natal, o Rio de Janeiro. No Brasil, foi produtora da GloboNews, cobrindo os protestos de 2013. Atualmente lidera o projeto Mapa do Acolhimento. Ela é Bacharel em Ciências Políticas com concentração em Estudos Globais pela The New School.

Ana Beatriz

Coordenadora de Voluntárias do Mapa do Acolhimento

Ana é advogada formada pela PUC-SP e compõe a equipe do Mapa do Acolhimento. Entre 2015 e 2016 atuou na 1ª Vara de Família do Fórum Regional de Pinheiros acompanhando de perto casos e audiências de demandas de família sem a perspectiva de gênero. Depois de graduada realizou o curso de atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero ministrado pelo IBCCRIM em parceria com o Instituto Avon e está no Mapa do Acolhimento desde outubro de 2018.

Gabriela

Coordenadora de Atendimento do Mapa do Acolhimento

Gabriela é feminista antirracista e trabalhou como articuladora no projeto “Feminicidades”, que visa dar voz a todos os tipos de mulheres. É psicóloga formada pela PUC-SP, especializou-se no atendimento à mulher em situação de violência de gênero no IBCCRIM, com foco em Lei Maria da Penha, Serviços Públicos, ONGs e violência familiar. Tem especialização em saúde coletiva pelo Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

Sobre Nossas

Uma organização sem fins lucrativos, comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade no Brasil. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade pelo país inteiro: https://www.nossas.org/

Sobre o Co-Impact

Fundada em 2017, Co-Impact é uma organização global, que tem o objetivo de angariar fundos, através de filantropos, fundações e empresas privadas, em prol da mudança de sistemas nas áreas da saúde, educação e economia, e de igualdade de gênero educação inclusiva e liderança feminina.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version