SEGS Portal Nacional

Demais

EUA limitam deportação rápida de imigrantes às vésperas da confirmação de Ketanji Brown Jackson

  • Sexta, 25 Março 2022 07:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês) anunciou o fim de uma regra criada no governo Trump que ampliava a deportação rápida para centenas de milhares de imigrantes vivendo ilegalmente no país. A medida foi tomada às vésperas da confirmação de Ketanji Brown Jackson para a Suprema Corte americana. Foi Ketanji, em 2019, a juíza que suspendeu a regra de Trump por considerá-la “arbitrária”, o que incomodou apoiadores do ex-presidente e tem sido levantado por senadores republicanos durante as sabatinas de confirmação.

Em julho de 2019, sob a administração Trump, o DHS havia emitido uma orientação que expandia – para o máximo previsto em lei – a aplicação da chamada deportação rápida, processo que autoriza a remoção de imigrantes ilegais do país sem a realização de uma audiência judicial.

Na ocasião, o órgão interpretou a lei da maneira mais ampla possível, estabelecendo que a deportação acelerada poderia ser aplicada a indivíduos em qualquer lugar dos Estados Unidos que estivessem no país por até dois anos. Anteriormente, porém, os imigrantes ilegais eram sujeitos ao procedimento apenas se estivessem a uma distância máxima de 160 quilômetros das fronteiras e dentro do período de 14 dias de entrada no país.

Ao defender a nova medida, o atual secretário do DHS, Alejandro Mayorkas, explicou que a manutenção da medida em sua extensão máxima prevista em lei “é desaconselhável neste momento, em razão da necessidade do Departamento de priorizar o uso de seus recursos limitados, bem como das complexidades operacionais da implementação”.

“O Departamento acredita que a deportação rápida é melhor focada como uma ferramenta de cumprimento das leis em [imigrantes] recém-chegados encontrados em regiões próximas das fronteiras ou seu equivalente funcional (por exemplo, portos de entrada aéreos e terrestres), em vez de indivíduos apreendidos em todo os Estados Unidos, sem limitação geográfica, que podem já ter desenvolvido laços significativos com a comunidade”, afirmou o secretário em nota.

Para Felipe Alexandre, advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, a decisão é mais uma medida da administração Biden para facilitar a vida dos imigrantes. “Muitas entidades pró-imigração questionavam o endurecimento desta e de outras regras, temendo um caça generalizada aos imigrantes sem o respeito ao devido processo legal. Com a nova medida, apenas casos mais específicos estarão sujeitos à deportação rápida, evitando que aqueles imigrantes que já estão nos EUA há bastante tempo tenham toda sua vida interrompida”, afirma o especialista em imigração.

Sobre Felipe Alexandre - Advogado de imigração

O Dr. Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration é referência internacional em assuntos ligados a imigração, vistos e green cards. Figura há 5 anos como um dos 10 melhores advogados de imigração do Estado de Nova York, prêmio concedido pelo “American Institute of Legal Counsel”. Considerado, em 2021, um dos 10 principais advogados da Califórnia, em votação da revista jurídica “Attorney & Practice Magazine”, e reconhecido pela “Super Lawyers (Thomas Reuters)” como referência no campo das leis imigratórias dos EUA. Nascido no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos ainda criança. Tem dedicado sua carreira à comunidade estrangeira que busca viver legalmente no país.

Sobre a AG Immigration

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, auxiliando brasileiros e cidadãos do mundo todo no processo de obtenção de vistos americanos, como EB-1, EB-2, EB-3 e o green card, entre tantos outros. É fundada pelo consultor de negócios Rodrigo Costa e pelo advogado de imigração brasileiro/americano Felipe Alexandre, que figura há cinco anos na lista “Top 10 Immigration Lawyers in the State of New York”, elaborada anualmente pelo American Institute of Legal Counsel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version