SEGS Portal Nacional

Demais

O posicionamento do Brasil na crise Rússia X Ucrânia

  • Quarta, 23 Fevereiro 2022 09:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tauana Marin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

por Francisco Gomes Júnior

Depois de semanas de tensão, houve uma escalada no clima bélico entre Rússia e Ucrânia, com o reconhecimento por parte do Governo Putin da independência das regiões separatistas da Ucrânia, as autoproclamadas “repúblicas” de Donetsk e Lugansk.

Com o reconhecimento da independência, o governo russo diz que enviará tropas para essas regiões, com a missão de “preservação da paz”. Na prática é uma invasão do território ucraniano pelas forças de Putin.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 2014 e anexou a Criméia (região sul da Ucrânia) a seu território. Na ocasião firmou-se um cessar fogo, inclusive estabelecendo-se uma linha geográfica que não poderia ser ultrapassada pela Rússia, que se comprometeu a respeitar a soberania ucraniana.

A Ucrânia desde então vem se aproximando da Europa ocidental e dos Estados Unidos e manifestou interesse em integrar à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A Rússia não admite a adesão da Ucrânia à OTAN alegando que isso representaria uma ameaça à sua segurança, pela possibilidade de tropas e equipamentos militares da OTAN serem instalados próximos a sua fronteira.

A invasão da Ucrânia teve início e resta observar se será intensificada gerando uma expansão do conflito. Mas qual deve ser o posicionamento do Brasil? Temos a liberdade de escolher a qual lado aderir ou mesmo manter a neutralidade?

O Brasil possui uma tradição de incentivar a resolução de conflitos pela via diplomática e muitas vezes em conflitos em fronteiras prefere manter uma posição de neutralidade. Entretanto, este caso é diferente, o que se tem é a violação das fronteiras de um país e de sua soberania através da evidente invasão territorial pelo exército russo. E a Constituição brasileira determina o respeito à autodeterminação dos povos e o respeito das fronteiras dos países que tem sua independência reconhecida.

Acompanhamos recentemente que o Brasil se insurgiu contra determinadas falas mundiais que sugeriam que a Amazônia deveria ser um patrimônio mundial, gerido globalmente. Na ocasião, o Brasil reafirmou sua soberania e foi taxativo de que não aceitaria nenhuma interferência em seu território, com base nas convenções internacionais e no direito internacional.

Mas o Brasil pode simplesmente não se manifestar ou ficar neutro na questão ucraniana? A questão constitucional parece clara. O Brasil pode não se envolver no mérito das discussões, pode manter-se neutro em relação a se a Ucrânia deve ou não aderir a OTAN. Mas a obediência aos ditames constitucionais sugere a defesa da soberania da Ucrânia. Não se trata de preferência política, mas sim de seguir o texto constitucional.

O Presidente Bolsonaro esteve em visita à Rússia na última semana e na ocasião expressou que o Brasil defende a paz entre todos os países. Vimos até declarações depois transformadas em memes de que o presidente impediu a guerra. Ao que tudo indica, a guerra é cada vez mais iminente. Pelo relacionamento estabelecido com a Rússia e com Putin, não se sabe se o Presidente e o Itamaraty adotarão algum posicionamento. Há alguma consequência caso o Presidente não se posicione?

Não acredito em consequência ao Presidente, pois isso demandaria uma vontade política do Parlamento brasileiro que parece não existir. Mas a lei nº 1079/50 define como crime de responsabilidade atos do Presidente que atentem contra a Constituição. E como vimos, a norma constitucional é pela manifestação a favor da soberania dos países e no caso a Ucrânia está tendo sua soberania violada.

Aguardemos o posicionamento oficial.

Francisco Gomes Júnior - Advogado e Sócio da OGF Advogados. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version