SEGS Portal Nacional

Demais

Especialista alerta sobre a importância de uma correta limpeza das piscinas residenciais; confira as dicas

  • Terça, 14 Dezembro 2021 18:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Marotta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Engenheiro também explica os mitos envolvendo o uso do cloro

Com a aproximação do verão, as piscinas domésticas permanentes são uma boa opção para se refrescar, entreter a criançada e reunir amigos e familiares. Para a diversão ficar completa, é importante manter os cuidados com a limpeza e manutenção da piscina, pois a sujeira acumulada na água pode trazer bactérias e causar doenças.

Para ter uma piscina limpa e um verão mais tranquilo, deve-se ficar atento às especificações e orientações do seu equipamento. O alerta é dado pelo engenheiro Theo Lustosa, da Lumens Engenharia, empresa associada à Abrasip-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais de Minas Gerais).

Filtragem da piscina

Segundo o engenheiro, “toda piscina possui filtro e bomba que precisam ser utilizados na periodicidade recomendada pelo fabricante e conforme o dimensionamento do sistema”. O sistema de filtragem capta a sujeira particulada acumulada na água e é projetado de acordo com as características da piscina. A não utilização ou uso irregular deste equipamento, associado ao tratamento químico incorreto, pode contaminar a água, deixando-a turva, com algas, bactérias, vírus e outros invasores que causam doenças. “Fazer a filtragem da piscina e o tratamento químico correto é um princípio básico para se divertir com segurança”.

Tratamento da água com cloro

O uso do cloro é o mais comum quando se fala em tratamento da água. Lustosa alerta para o fato de muita gente ignorar o oxidante devido a falsas afirmações. “O cloro sozinho, que é o chamado cloro livre, não resseca a pele ou o cabelo e não provoca desconfortos. Isso acontece quando a ‘sujeira’ entra em contato com o cloro e nesta reação é formada a chamada cloramina. A cloramina sim provoca os desconfortos, e não o cloro livre. É fácil perceber isso quando pensamos na água que vem tratada pela companhia de água (Copasa, por exemplo), que é clorada”, explica. “Mantendo-se a água sempre tratada, não ocorre a formação de cloraminas e o usuário terá sempre uma água pura, livre de contaminantes e desconfortos”, complementa.

Para evitar a cloramina, o especialista orienta seguir todos os passos indicados no projeto da piscina. “Se o cloro for utilizado na frequência e quantidade estabelecida pelo fabricante, não vai causar nenhum tipo de desconforto”.

Ozônio

Outro importante aliado no tratamento químico da piscina é o ozônio, responsável por acabar com vírus, bactérias e algas de forma mais rápida. “O ozônio tem um resultado muito bom, e o seu uso também deve ser feito de acordo com o projeto da sua piscina. Se o fabricante recomendar a mistura com o cloro, assim deve ser feito”, afirma o engenheiro.

Theo Lustosa também alerta sobre a segurança das piscinas. “É importante certificar que o projeto da sua piscina atende a nova norma para construção de piscinas, atualizada em 2018, dispostas na NBR 10339/2018, que especifica dispositivos, equipamentos e métodos construtivos prevendo a segurança dos usuários em relação a aprisionamento por sucção dos ralos”.

Confira mais dicas do engenheiro:

Elimine sujeiras na parte externa da piscina

A área externa da piscina deve ser limpa com frequência, pois boa quantidade da sujeira superficial acumulada na água vem do entorno da piscina.

Sujeira “boiando”

Também é recomendado que faça o uso de peneira específica para limpeza de piscina para retirar a sujeira que boia sobre a água, como folhas, frutos e insetos.

Aspirar a piscina

Também é importante fazer o processo de aspiração da piscina, associado aos produtos químicos para decantação, para limpar as impurezas que ficam no fundo.

Escova de cantos

A limpeza física pode ser aprimorada com uma escova apropriada para limpar os cantos da piscina, eficaz por alcançar espaços que outros equipamentos não conseguem.

Testes da água

Por fim, é importante diagnosticar constantemente a qualidade da água através de testes específicos que verificam os níveis de cloro, PH, sal e a alcalinidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version