SEGS Portal Nacional

Demais

O fetiche do cinema e o autismo

  • Segunda, 29 Novembro 2021 08:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rose Leoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O autismo infantil é um assunto que tem dominado a agenda dessa semana. A campanha da sessão de cinema gratuita é que o revisitou. Vamos celebrar. Todas as iniciativas de ajudar e contribuir para a causa do autismo infantil são válidas. Maravilha. Faço uma curva para fazer aqui uma reflexão.

Apesar de não existirem dados oficiais precisos, estima-se que há dois milhões de autistas no Brasil. Para apurar o número de brasileiros com Transtorno de Espectro Autista (TEA), o censo indaga por deficiência, excluindo, portanto, a categoria “autista”. Porém, com a sanção da Lei 13.861/2019, em agosto de 2019, questões sobre “especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista” como pessoa deficiente deverão ser incluídas na pesquisa, o que propiciará uma evolução desses dados e melhor retorno.

Falta substrato anatômico para o autismo. Quando a criança não revela evidências por si mesma, por ser totalmente igual ao outro, precisamos de lentes. Ir ao cinema é uma bela iniciativa, mas precisamos verdadeiramente de uma fotografia que capture a realidade.

Os esforços feitos pelas políticas públicas brasileiras, para conferir visibilidade ao autismo, são parcos. A lei Rommel com certeza é um grande avanço e impulsionou a onda da reflexão. Os esforços feitos pelas políticas públicas brasileiras, para conferir visibilidade ao autismo, são parcos. A lei com certeza é um grande avanço e impulsionou a onda da reflexão. Mas é necessário avançar, pois se para alguns a síndrome pode ser invisível, para outros há sinais externos. A significância desses sinais, é que faz a linha do distinguível e, após a distinção, vem o preconceito.

O problema do autismo, vai muito além do cinema. O artista precisa de um olhar que fomente a neutralidade ou que esconda o preconceito. Isso só se faz pela inclusão. A inclusão cujo impacto extrapola a medicina e invada diversos campos da cultura e óbvio da sala de aula. Uma emergência de leis que garantam escola e educação para o autista.

Mas há uma falta de convergência entre o sistema legal e a verdade. O cinema com certeza, é uma indicação, da falta de evidências convergentes e de um cuidado maior com os dilemas complexos enfrentados pelos autistas e suas famílias. Não existe cinema para autista nos bolsões do Brasil. Se para alguns, o ativismo clichê e superficial de assistir um filminho da Disney ou uma comédia, é um alento, para outros só podem ser vistos como neuroimageamento.

Não dá para aderir, a não ser criticamente o cineminha. Cair na falácia do filme é como negar a verdade. Autismo merece todo cuidado e proteção, não um mero fetiche. Cinema é no caso uma tatuagem, um piercing. Alguém que precisa verdadeiramente, de um cuidado muito maior e um foco de atenção do Estado. É preciso acabar com essa gincana ideológica que o Brasil tende a acolher, ela só serve para aumentar a desigualdade. As crianças são estigmatizadas.

Quem não possui sequer escola, está à deriva. Na vivência do estigma e por desconfiança dos educadores e pares. Que bom ser autista na capital, pelo menos ele pode ir ao cinema.

Para mim, a paralisia psicológica de quem contribui para alimentar esse sistema, e tapou com o cinema, o sofrimento existencial do autista me faz sentir desafiada a reescrever o sofrimento daqueles que lidam com autismo infantil, forjando meios para torná-lo mais real. Por um Brasil com mais psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, psiquiatras, fisioterapeutas e advogados. Claro, com escolas aptas a receber a criança autista. Quem quiser que vá ao cinema. Eu, não.

Maria Inês Vasconcelos – Advogada, pesquisadora, professora universitária e escritora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version