SEGS Portal Nacional

Demais

ACNUR, agentes comunitários e parceiros fazem em São Paulo mutirão de atendimento a pessoas refugiadas e migrantes

  • Segunda, 22 Novembro 2021 10:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ação responde às principais demandas derivadas de levantamento feito junto à população venezuelana residente na zona sul da capital

(ACNUR) – A vida de Verônica Barra se transformou desde agosto de 2020, quando foi forçada a deixar a Venezuela em razão do agravamento da situação econômica e social do país, assim como pela discriminação pelo fato de ser uma mulher trans. Ela chegou até a fronteira com o Brasil caminhando e pegando carona, pois os recursos eram escassos. Para piorar, a pandemia de Covid-19 dificultou ainda mais conseguir proteção e acessar direitos.

“Tive que dormir na rua, em Santa Helena, na Venezuela. Pelas circunstâncias, atravessei a fronteira pelas ‘trochas’ (entradas irregulares entre os dois países)”, conta Verônica.

Desde que chegou ao Brasil, ela tem buscado trabalho de acordo com sua experiência prévia. Mas ainda não teve a oportunidade de implementar seus planos.

No último sábado (13/11), Verônica e outras 150 pessoas refugiadas que vivem na zona sul de São Paulo foram atendidas por um mutirão de serviços prestados por agentes comunitários e instituições parceiras da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Neste dia, Verônica conseguiu se inscrever em três programas voltados para recolocar pessoas refugiadas no mercado de trabalho.

“Estou com minha documentação regularizada, quero trabalhar para poder abrir meu próprio restaurante em São Paulo”, afirmou Verônica. “Acabo de cadastrar meu currículo e estarei atenta ao meu celular para que possa atender a pedidos de entrevista, pois o que queremos é uma oportunidade para mostrar que chegamos para contribuir”, completa a venezuelana.

Ela chegou até São Paulo por meio da estratégia de interiorização voluntária, promovido pela Operação Acolhida (resposta do governo federal ao fluxo de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela para o Brasil) e apoiado pelo ACNUR, outras agências das Nações Unidas e organizações da sociedade civil.

Além do ACNUR, estiveram presentes no mutirão as organizações Caritas São Paulo, Cruz Vermelha Brasileira, Educação Sem Fronteiras, Estou Refugiado, PARR e Visão Mundial, assim como a Aldeias InfantisSOS, o CRAI Móvel da Prefeitura de São Paulo e a Rede Interação.

Os serviços ofertados contemplaram encaminhamentos para a regularização documental, cadastro de currículos e encaminhamentos para vagas de emprego, assistência social e de saúde, inscrição para aulas de português e rodas de conversas sobre dúvidas de integração desta população. No total, 156 pessoas compareceram no evento.

“Esta ação conjunta de atendimento comunitário às pessoas refugiadas e migrantes busca responder às demandas de maior interesse e urgência desta população, conforme identificado em mapeamento feito por agentes comunitários da própria comunidade. A intenção é promover o acesso a serviços e a oportunidades de apoio de forma descentralizada na cidade, garantindo que aquelas pessoas mais distantes do centro expandido de São Paulo também possam ser apoiadas”, afirmou Silvia Sander, Associada de Proteção do ACNUR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version