SEGS Portal Nacional

Demais

Enólogo ou enófilo?

  • Sexta, 22 Outubro 2021 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Hellen Silva Duarte
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Sommelier e instrutor do Senac RJ Pedro Barradas explica a diferença entre o profissional e o entusiasta dos vinhos.

Nesta sexta-feira, 22 de outubro, é celebrado o Dia do Enólogo, profissional responsável pela produção dos vinhos, desde a fase inicial de plantio, irrigação, poda e seleção de uvas, até a análise química, controle de qualidade e envase da bebida. Embora muitos apaixonados e conhecedores do vinho recebam erroneamente a alcunha de enólogo, é preciso ressaltar que os profissionais que atuam na sua produção são os verdadeiros merecedores do título. Há uma máxima do escritor e entusiasta do vinhos Luiz Groff que explica a diferença: "o enólogo é aquele que diante do vinho toma decisões, e o enófilo é aquele que diante das decisões toma vinho".

O sommelier e instrutor do Senac RJ Pedro Barradas, evidencia que enólogo está ligado à produção e que o enófilo é aquele que aprecia a bebida; enquanto o sommelier é o profissional que trabalha em restaurantes, bares e lojas do segmento, responsável pela carta de vinhos, escolha, compra e conservação dos rótulos, sugestões de combinação e harmonização com as refeições. Para cada estágio da enologia, existem cursos e formações de nível técnico, tecnólogo e livres que capacitam os interessados em atuar no segmento, seja na produção, degustação, harmonização ou comercialização de vinhos.

O Senac RJ oferece o curso de Iniciação do Vinho e à Enologia, com turmas abertas nas unidades de Copacabana, Barra da Tijuca e Petrópolis, compostas por 6 encontros de 3 horas cada. Pedro explica que “durante o curso focamos em apresentar aos alunos a técnica da degustação e os diferentes estilos de vinho (tinto, branco, rosé, espumante, fortificado, de sobremesa) para que, com o uso adequado desta mesma técnica e o conhecimento obtido no curso, o aluno seja capaz de diferenciar os tipos de vinhos, sua apresentação e sua produção.”

A partir do domínio da técnica de degustação, é possível seguir para o passo seguinte de harmonização, onde a combinação dos sabores do vinho e do prato cria experiência de um terceiro sabor, de paladar único. “Os alunos aprendem a analisar as características do vinho e, através da técnica de degustação, são capazes de destrinchar todos os elementos, seja do prato ou do vinho: umidade, dulçor, amargor, salinidade, oleosidade, acidez, umami, etc. Apenas entendendo tais características podemos pensar em uma harmonização, já que estes elementos têm que estar de acordo, tanto no vinho, quanto no prato, bem equilibrados”, explica o instrutor.

Para quem quer explorar o mundo dos vinhos, Pedro explica que é importante ficar atento aos instrumentos e técnicas necessários para usufruir adequadamente da degustação. “O tradicional saca-rolhas de dois estágios com o canivete é o melhor instrumento para abertura de garrafas, sem sombra de dúvidas. Nada daqueles abridores antigos que muitas vezes machucam a rolha”.

Taças adequadas, como o modelo flûte que valoriza o aroma do espumante, bordeaux para brancos e tintos mais estruturados e aromáticos e a borgonha para os mais delicados, também são importantes. Para os degustadores mais experientes, um decanter, para retirar impurezas e oxigenar a bebida, e uma pinça para lidar com rolhas fragilizadas, completam a lista.

Destacando que o preço é um bom indicativo, mas não o único fator que determina a qualidade do vinho, Pedro salienta que há vinhos nacionais e importados com bom custo-benefício. “Na hora de comprar, toda informação a mais é útil para ter uma ideia do vinho que vai beber antes da prova, mas importante mesmo é ter uma noção do seu próprio gosto, se prefere um vinho mais doce, mais tânico, mais ácido, encorpado, leve, seco, frutado. Sabendo o que você busca, torna-se mais fácil encontrar um vinho que atinge este estilo para, então, buscar regiões, uvas e vinhos que apresentem estas características”, finaliza o sommelier.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version