SEGS Portal Nacional

Demais

Leishmaniose x cães: entenda mais sobre essa doença

  • Sexta, 20 Agosto 2021 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cães precisam ser protegidos dessa doença e, caso sejam contaminados, podem ser tratados - Divulgação

Zoonose ainda gera dúvidas nas pessoas que acreditam que o animal é o maior vilão; medidas de prevenção e de controle podem ser tomadas

Você sabia que a Leishmaniose é uma zoonose? Isso significa que ela é uma doença transmitida entre os animais e os seres humanos. “Os cachorros são o reservatório e fonte de infecção do agente, que é transmitido pela picada do inseto vetor conhecido por mosquito-palha”, explica a Dra. Adriana Falco de Brito, docente do curso de Medicina Veterinária da Unoeste.

Quando se fala dessa doença, muitas pessoas ainda acreditam que o cachorro é o transmissor. “Creio que isso acontece pela falta de informação correta. Como o cão desenvolve muitos sinais na pele, fica esse temor de transmissão por contato direto, como acontece com a sarna e algumas doenças fúngicas”. A professora revela ainda que nem todo cão tem sinais clínicos visíveis. “É importante realizar exames regulares para saber se o animal está infectado. Quanto antes for iniciado o tratamento, maior a chance de recuperação”.

Adriana destaca que o combate ao inseto é uma importante medida de prevenção. “O mosquito-palha se multiplica em matéria orgânica em decomposição. Ambientes com muitas folhas e frutos acumuladas, fezes de animais, sombra e umidade são o habitat perfeito para a multiplicação dos flebotomíneos”.

De acordo com ela, para os cães, a melhor proteção é impedir que sejam picados pelo inseto. “Existem possibilidades de prevenção para todos as idades e raças como coleira, tópicos e spray. Ainda há a recomendação de vacinação contra leishmaniose em cães que moram ou viajam para áreas onde há circulação da doença, pois ela ajuda o animal a não ficar doente. Entretanto, a vacina não descarta a necessidade de uso de repelentes”, orienta.

Caso o animal seja infectado com a doença, Adriana pontua que existe tratamento regulamentado no Brasil. Aliás, em Presidente Prudente também existe uma Lei sobre esse procedimento. “O tratamento não garante a cura total do animal, mas controla os sinais clínicos e reduz o risco de transmissão caso o animal seja picado pelo vetor. Por enquanto, só uma droga está oficialmente regulamentada para esse tratamento. O cão tratado permanece em acompanhamento regular, deve usar repelentes e, caso haja retorno da doença, realizar novo ciclo”, explica.

Iniciativa em prol dos animais

O Hospital Veterinário da Unoeste possui o projeto UnoLeish, que é voltado aos animais com a Leishmaniose. Podem também integrar a ação os cães que estão com a suspeita e precisam de exames para a confirmação. “A nossa intenção é reduzir o custo dos exames para confirmação da doença e acompanhar os pets que estão em tratamento”, diz Adriana, que é a responsável pelo trabalho.

O tutor que tiver interesse em trazer o seu cão para o projeto, deve entrar em contato com o hospital pelo telefone (18) 3229-2035.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version