SEGS Portal Nacional

Demais

Em plena expansão, mercado pet brasileiro segue faturando, mesmo em meio à pandemia

  • Quinta, 19 Agosto 2021 11:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Estimativa é que o setor de medicamentos para cães e gatos cresça dentro da sua base histórica de 15 a 18% nesse ano

Com um aumento de 30% no número de pets nos lares brasileiros, os tutores começaram a investir mais na saúde e bem-estar dos animais, movimentando o mercado. Segundo previsões da Comac, a estimativa é que o setor de medicamentos para cães e gatos cresça dentro da sua base histórica de 15 a 18% nesse ano

Durante a pandemia, a maioria dos setores enfrentou uma grande crise devido à recessão econômica, entretanto o setor pet se mostrou flexível e resistente no mesmo período. A previsão para 2021 é que o mercado pet de medicamentos é feche o ano com um faturamento aproximado de R$ 5.8 bilhões, de acordo com dados da Comac (Comissão de Animais de Companhia) do Sindan - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

A pesquisa Radar Pet 2021 apontou que o período de isolamento trouxe um aumento de 30% no número de animais presentes nos lares brasileiros. Esse crescimento da população animal e a preocupação dos tutores com seus pets fez com que o mercado pet tivesse um faturamento bruto de R$ 5 bilhões em 2020, valor 15% superior ao ano anterior.

Além disso, no último ano, todas as categorias de produtos pet tiveram crescimento expressivo, com destaque para ectoparasiticidas (18%), produtos terapêuticos (24%), vacinas (21%) e produtos dermatológicos (10%). A comissão também observou que houve um aumento de 31% e 28% nos gastos com medicamentos para cães e gatos, respectivamente, e 74% de aumento das compras online de remédios.

Não à toa o segmento pet brasileiro se tornou o 2º maior do mundo. Esse crescimento deve continuar a todo vapor nos próximos anos. Segundo previsões da Comac, a estimativa é que o setor de medicamentos cresça dentro da sua base histórica de 15 a 18%, o que corresponde a quase o dobro do crescimento mundial de 2020, que foi de 6,1%.

Além disso, o setor médico-veterinário está muito otimista com sua perspectiva de recuperação, já que, segundo a pesquisa Radar Pet, cerca de 11% dos profissionais afirmaram que a pandemia não afetou seu negócio. E, ainda, 29% acreditam que dentro da perspectiva do mercado, ele já reestabeleceu o patamar de clientela e atendimento que se tinha antes da pandemia, e 19% acreditam que falta pouco para isso acontecer.

E o principal motivo para esse crescimento é o estreitamento da relação entre animais e tutores. De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021 da Comac, durante a pandemia os pets começaram a ser enxergados ainda mais como um filho ou um membro da família. Por conta disso, as pessoas começaram a prestar mais atenção na saúde e bem-estar dos cães e gatos, aumentando os seus gastos com medicamentos, consultas, alimentação, acessórios, brinquedos etc.

O coordenador da Comac, Leonardo Brandão, acredita que a rápida recuperação do setor demonstra os efeitos que a pandemia teve na relação entre os tutores e seus pets.

“Apesar de possuir características próprias, o mercado pet é sensível à queda do varejo. O ponto importante que eu vejo é que essa recuperação acelerada no segundo semestre de 2020 se deve a um fator interessante: a reclusão das pessoas em casa e o maior contato com os seus pets fez com que os tutores prestassem mais atenção às suas necessidades, o que pode ter um dos motivos da aceleração do setor, associado a um aumento no número de adoções pelos tutores. Acreditamos que esse cuidado vá continuar mantendo o setor aquecido”, observa.

Confira outras tendências sobre o mercado pet na pesquisa Radar Pet 2021.

Sobre a Comac

A COMAC (Comissão de Animais de Companhia) foi criada em 2007 e trata dos interesses de um dos mais importantes e crescentes segmentos da indústria veterinária brasileira e mundial, o mercado de cães e gatos. A instituição surgiu com a necessidade de cuidar do mercado de animais de companhia e, por meio da interação com os principais players desse mercado, a COMAC executa ações que estimulam o desenvolvimento do mercado pet brasileiro, principalmente das áreas ligadas à saúde animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version