SEGS Portal Nacional

Demais

Automação em AVAC-R: ter o tempo em mãos

  • Terça, 17 Agosto 2021 09:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessyca Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Ivan Romão, em coautoria com o Engº Paulo A Reis*

Nosso desenvolvimento técnico já possibilita aos diversos sistemas operar num grau de dinamismo e autonomia bastante sensível às necessidades, mesmo as mais específicas, das pessoas e dos ambientes. Elevar níveis de automação e conectividade é seminal para empresas de diversos setores — e não é diferente no caso da cadeia de Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração (AVAC-R). No mercado brasileiro deste setor, as empresas de automação têm lutado para disponibilizar, nos últimos 10 anos, uma moderna, eficiente e segura tecnologia para Sistemas BMS (Building Manager System) de Automação, acompanhando o aprimoramento dos chamados “edifícios inteligentes” e o aumento do número e dos níveis dos dispositivos em rede que se relacionam a esses processos.

Quando falamos em automação no contexto de AVAC-R, estamos nos referindo a monitoramento, coleta, registro e armazenamento de dados de sistemas de controle da qualidade do ar interno. A operacionalização desses dados — de vazão, nível estático, nível dinâmico, pressão e temperatura para um determinado ambiente interno — é fundamental para o aumento de produtividade, com eficiência e redução de custos, e para o alcance dos padrões de qualidade desejados, além de melhorarem a resposta que tais sistemas podem dar diante de determinadas situações. É cada vez maior a importância desses dados estarem sempre a mão dos clientes: no smartphone ou tablet, por exemplo. O desenvolvimento de softwares e aplicativos de acesso e monitoramento desses dados aproxima as pessoas de suas necessidades — afinal, os processos de automação existem, entre outros motivos, para nosso conforto e praticidade. Podemos ter nas mãos o tempo (a climatização dos ambientes) e, com isso, ter tempo (economizando horas gastas com o controle e o monitoramento da climatização predial).

Quem não acompanhou de perto até aqui o avanço nos sistemas de automação pode achar estranho poder controlar via celular o PH e condutividade da água utilizada pelo sistema de climatização de um prédio, para ficarmos em apenas dois tipos de controle possíveis. Mas tudo isso é bastante factível e é impressionante, até mesmo para os padrões da ficção! Quem acompanha quadrinhos e cinema sabe que a Tempestade, personagem icônica dos X-Men, precisa estar nos próprios ambientes para controlar o tempo/clima destes. Talvez ela nem precisasse utilizar seus poderes se pudesse modificar a umidade ou a temperatura na sala do professor X usando apenas um celular, por exemplo.

A efetividade dessa automação, naturalmente, depende de alguns fatores, como é o caso da segurança. As empresas de automação em AVAC-R hoje são capazes de oferecer níveis elevados de segurança, tanto de operações quanto de dados, já que em muitos casos os sistemas demandam conexões cibernéticas altamente complexas. Também é uma preocupação do setor que a automação esteja coerente com as preocupações ambientais globais. Como sabemos, a climatização é vilã-mor do consumo energético predial. Para um resultado satisfatório nesse sentido, os sistemas de automação oferecidos devem fazer a gestão técnica do consumo de energia dos edifícios, monitorando gastos, escalonando horários e apontando zonas críticas, por exemplo, para tornar racional e sustentável o consumo enérgico do ambiente interno em questão. O que vai oportunizar ao mundo a redução da geração de energia não sustentável.

A relação entre automação em AVAC-R e a sustentabilidade nos parece, então, estreita: reduzir consumo energético significa diretamente reduzir custos, diminuir as emissões de CO2 na atmosfera (consequentemente, diminuir os custos sociais e individuais em saúde) e criar distância do esgotamento das reservas de petróleo — que, lembremos bem, têm capacidade finita. Além disso, pode ser interessante considerar que, numa escala menor, o edifício é uma coletividade, uma comunidade — tal como o planeta — que merece nosso cuidado e preservação.

Discutindo o caso brasileiro, fica o alerta de que deve ser do interesse geral o desenvolvimento da cadeia de automação em AVAC-R — e como torná-la prática e de fácil acesso aos clientes, como no caso já citado da utilização de smartphones, já citados aqui —, com investimento financeiro condizente (considerando que os altos custos iniciais serão futuramente compensados) e conhecimento em relação aos benefícios da automação.

O mercado brasileiro de automação em AVAC-R está otimista em relação ao futuro, principalmente a partir deste segundo semestre de 2021. A área de engenharia da ABRAVA, por exemplo, vem trabalhando nos últimos anos para elaborar e operacionalizar normas técnicas que sejam responsivas, entre outras situações, aos impactos da pandemia da covid-19, já que serão readequados, via portaria do Governo Federal, os sistemas de climatização e refrigeração no país, o que amplia sobremaneira a necessidade automação de todos esses sistemas, para garantia da qualidade do ar de ambientes internos — incluindo os industriais, que possuem ou dependem dos chamados ambientes controlados e/ou classificados.

Para o ano de 2022, a ABRAVA estima que, no Brasil, o setor vai crescer 4,5 %, após um 2021 sem crescimento expressivo. Nos últimos 5 anos, o setor cresceu 2,73 % (colocando-se nessa conta a queda de 4 %, por conta da pandemia do novo coronavírus). Hoje, o mercado de automação predial no mundo movimenta cerca de 80 bilhões de dólares, sendo 12 bilhões apenas o mercado de automação em AVAC-R.

Novos tempos, novas tecnologias. O 5G em breve chega ao Brasil e vai impactar fortemente a automação em AVAC-R, com o aumento da velocidade de conexão dos dispositivos. Assim, a Tempestade vai poder controlar a temperatura e a umidade da sala secreta do professor X — só que agora muito mais rápido.

*Ivan Romão é gerente da Febrava, maior feira da cadeia AVAC-R- www.febrava.com.br; Engº Paulo A. Reis, é Presidente do Departamento Nacional de Automação e Controle da ABRAVA.

Sobre a Febrava

A Febrava é a principal feira da cadeia AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração), tratamento da água, ferramentas e EPIs, da América Latina, e terceira mais relevante do mundo. O evento acontece a cada dois anos e traz as principais novidades e tendências do setor. Além do evento físico, a feira disponibiliza soluções digitais para que técnicos, instaladores, varejistas, distribuidores, engenheiros, projetistas e demais profissionais desse setor, mantenham-se atualizados o ano inteiro. A Febrava é realizada pela RX, principal organizadora e promotora de eventos do mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version