Startups apostam em modelos de negócios para consumidores céticos com o pós-pandemia
Conheça duas retailtechs preparadas para o mundo pós-covid
Mesmo com o avanço da vacinação contra o coronavírus, muitos consumidores que enfrentaram o confinamento e se adequaram às medidas de restrição impostas durante a epidemia não pretendem abrir mão da segurança e comodidade oferecidas através das novas experiências de consumo que surgiram neste período pandêmico. E é apostando nessa mudança de comportamento dos clientes que as retailtechs, como são chamadas as startups dedicadas a encontrar soluções para o varejo, estão vislumbrando um futuro promissor. De acordo com um mapeamento feito pela RetailTech Mining, são quase 270 startups especializadas em varejo, a maioria focada em operações e engajamento do consumidor. Conheça duas novatas criadas durante a pandemia que estão em crescente expansão pelo país.
Minha Quitandinha: um minimercado autônomo que leva praticidade, conveniência, qualidade e segurança, baseado no conceito de honest market, instalado dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Para o consumidor é tudo intuitivo: o minimercado está às mãos e é totalmente viabilizado pelo sistema de self-checkout. As compras são realizadas por meio de um app de celular gratuito que por geolocalização identifica a loja e permite o passo a passo seguinte bem simples: escanear o código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo aplicativo, via cartão de crédito e débito.
Take and Go: fundada em Ribeirão Preto, essa retailtech idealizou uma geladeira com capacidade de acomodar 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas geladas durante 24 horas por dia, que alia segurança e tecnologias de ponta, combinando IoT, automação e IA para proporcionar novas experiências de compra e de consumo aos clientes. As máquinas podem ser instaladas em condomínios, empresas, clubes ou qualquer estabelecimento que possua cobertura de sinal 3G/4G, já que vem com o modem 4G instalado. A vending cooler faz o reconhecimento por imagem, identificando qual bebida está sendo retirada e ela é automaticamente debitada do cartão de crédito cadastrado no app. Após um pré cadastro na plataforma, o consumidor pode abrir a geladeira, retirar as cervejas, e receber a cobrança em sua fatura automaticamente. Isso é possível com a ajuda de uma inteligência artificial, que faz reconhecimento de imagem para saber quantas unidades foram retiradas da geladeira.
No varejo pós-pandemia, a tecnologia será essencial para atender melhor os clientes, proporcionando experiências de compras mais seguras, práticas e cômodas para enfrentar o ceticismo dos consumidores.
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