SEGS Portal Nacional

Demais

Robert Half e Fundação Dom Cabral lançam "Match Perfeito"

  • Terça, 20 Julho 2021 10:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Robert Half
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Estudo apresenta Raio-X sobre os anseios dos profissionais empregados e desempregados em relação às oportunidades no mercado de trabalho, bem como as preferências dos recrutadores ao analisar potenciais candidatos

Em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, a Robert Half lança o estudo "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores”. O estudo traz um Raio-X sobre os anseios dos profissionais empregados e desempregados em relação às oportunidades no mercado de trabalho, bem como as preferências dos recrutadores ao analisar potenciais candidatos. Entre alguns dos insights, está o fato de experiência prévia do candidato (88%), fit cultural (62%) e formação acadêmica (36%) serem os três fatores mais relevantes que os tomadores de decisão das empresas consideram na hora de contratar.

“O fit cultural é um fator que vem sendo cada vez mais valorizado entre as empresas e, conforme mostra a pesquisa, ganha mais destaque entre as grandes companhias. No entanto, não deixa de ser relevante para empresas de todos os portes. Contar com profissionais que se adequem à cultura organizacional é importante não só para os resultados, mas também para o clima e motivação dos colaboradores”, afirma Mário Custódio, diretor associado da Robert Half.

“Melhorar a qualidade da correspondência entre as preferências dos empregadores e dos candidatos é fundamental para uma economia próspera. Ainda mais, quando paradoxalmente, o Brasil assiste a um aumento da taxa de desemprego, mesmo com resultado positivo na geração de empregos formais. O desvelamento dessas preferências também pode promover uma maior inserção no mercado de trabalho. Por exemplo, o desemprego de longa duração (2 anos ou mais) bateu recorde frente à crise econômica, alcançando 23,6% dos trabalhadores sem emprego. Na nossa amostra, desempregados entre 1 e 3 anos representam 30,95% do total”, afirma Paul Ferreira, diretor do Centro de Liderança da FDC.

Top 10 fatores mais relevantes para o preenchimento de uma vaga em aberto

A experiência prévia do candidato (88%)
A aderência com a cultura organizacional (62%)
A formação acadêmica do candidato (36%)
Ser indicado por pessoas relevantes no mercado ou na academia (31%)
A expectativa salarial e seu enquadramento com as tabelas da empresa (26%)
Candidatos que estejam trabalhando em outras empresas do setor (19%)
Ser indicado por pessoas da empresa (17%)
A disponibilidade geográfica (11%)
A disponibilidade para início do contrato (5%)
Outro (5%)

Prioridades mudam conforme porte da empresa

O estudo da Robert Half e da FDC mostra que, apesar da experiência prévia do candidato, fit cultural e formação acadêmica serem os principais pontos na avaliação de um candidato, essa lista pode variar de acordo com o porte da empresa. Nota-se, por exemplo, que quanto maior a empresa mais relevância se dá à cultura organizacional. Por outro lado, a indicação do candidato por pessoas do mercado ou da academia é mais valorizada pelas micro e pequenas empresas.

Há também diferenças consideráveis ao analisar o comportamento dos recrutadores dos diferentes segmentos do mercado. Apesar de a experiência prévia do candidato ser o principal fator para todos os setores, no Varejo esse item é ainda mais valorizado. Já a Indústria é o segmento que mais dá importância à cultura organizacional, enquanto o Agronegócio é o setor que vê mais relevância na indicação do profissional e o Varejo é o que dá mais peso para a formação acadêmica.

O que buscam os profissionais

Remuneração (56%), aderência do cargo à experiência prévia (46%) e desafio proposto (45%) estão entre os itens que mais são avaliados pelos profissionais em geral quando recebem uma proposta de emprego. No entanto, se dividirmos o grupo entre profissionais que estão empregados, mas ativos no mercado, e profissionais que estão desempregados, é possível notar importantes diferenças entre as prioridades de cada um.

Top 10 itens que chamam a atenção dos profissionais empregados ao avaliar uma proposta de emprego

Aderência com a proposta de remuneração (68%)
Aderência com o desafio proposto (41%)
Aderência do cargo com a minha experiência prévia (39%)
Aderência à cultura da empresa (37%)
Nível de benefícios não monetários (25%)
Aderência do cargo com minha formação acadêmica (22%)
Distância geográfica (19%)
Aderência com o nível hierárquico proposto (18%)
Conhecer pessoas que trabalham na empresa (10%)
Identificação com potencial gestor direto/indicação por pessoas relevantes no mercado ou na academia (9%)

Top 10 itens que chamam a atenção dos profissionais desempregados ao avaliar uma proposta de emprego

Aderência ao cargo com a minha experiência prévia (52%)
Aderência à cultura da empresa (50%)
Aderência com o desafio proposto (48%)
Aderência com a proposta de remuneração (43%)
Aderência do cargo com minha formação acadêmica (24%)
Nível de benefícios não monetários (16%)
Distância geográfica (16%)
Aderência ao nível hierárquico proposto (15%)
Identificação com potencial gestor direto (13%)
Indicação por pessoas relevantes no mercado ou na academia (9%)

Diferenças por faixa etária

Apesar de a remuneração ser apontada como o fator mais relevante pelos profissionais empregados de todas as idades e ativos no mercado, ao avaliar uma proposta de trabalho, é possível observar diferenças nos demais critérios.

Para os maiores de 46 anos, a aderência com a experiência prévia ganha destaque como segundo item a ser considerado, seguida por desafio proposto e fit cultural. Nas faixas etárias entre 25-35 anos e 36-45 anos, os destaques são aderência com o desafio proposto, fit cultural e aderência do cargo com a experiência prévia.

Entre os profissionais desempregados, o estudo mostra que, com o passar da idade, a experiência prévia, aderência à cultura organizacional e desafio proposto ganham peso na tomada de decisão. Já a formação acadêmica e indicação são aspectos que perdem importância com o tempo. Um outro exemplo é que, enquanto profissionais nas faixas de 25-35 anos e maiores que 46 anos consideram a experiência prévia como principal destaque ao receber propostas, profissionais na faixa de 36-45 anos valorizam mais a proposta de remuneração.

Outros destaques por faixa etária:

Profissionais desempregados, com idade entre 36 e 45 anos, priorizam a remuneração ao receber a proposta;
Entre os desempregados, profissionais com mais de 46 anos são os que mais valorizam o fit cultural; enquanto entre os empregados, profissionais com idade entre 25 e 35 anos são os que mais priorizam esse quesito;
Profissionais mais seniores tendem a ser os que mais valorizam propostas que estejam de acordo com sua experiência prévia;
Profissionais mais jovens, principalmente os em busca de recolocação, são os que mais priorizam oportunidades alinhadas à sua formação acadêmica;
Distância geográfica (localização da empresa) é mais considerada por aqueles entre 36 e 45 anos;

Metodologia:

O "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores” contou com uma pesquisa com 351 profissionais empregados, 349 profissionais desempregados e 714 recrutadores. O período da coleta, de forma online, foi entre 03 e 27 de maio de 2021.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão.

Ao todo são mais de 300 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2021, a Robert Half foi novamente considerada pela Fortune uma das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half integra também o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, graças ao seu compromisso em promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Sobre a FDC

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores da base da pirâmide, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version