SEGS Portal Nacional

Demais

Conheça dialetos equivalentes ao nosso Pajubá em outras culturas

  • Quinta, 01 Julho 2021 10:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Heloisa Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Rosetta Stone, empresa pioneira no ensino de idiomas online, explica as origens e curiosidades de dialetos da comunidade LGBTQIA+ de forma em campanha nas redes sociais

Iniciado pela Revolta de Stonewall, (Nova York, 1969), o mês do Orgulho chega para relembrar a história de resistência da população LGBTQIA+. E para marcar este momento, Rosetta Stone, empresa americana pioneira no ensino de idiomas online, realiza sua campanha digital mais colorida até o momento no Brasil. Com o propósito de conscientizar e celebrar a luta do movimento pela inclusão, a campanha relembra marcos importantes para a diversidade em seus canais sociais e curiosidades sobre as origens de dialetos como o Pajubá, Gayle, Polari e outros, de uma forma dinâmica e criativa.

Para se expressar com segurança e liberdade, os grupos marginalizados criaram dialetos para se comunicar entre si, sem as amarras da sociedade. Inspirada por este ato, Rosetta Stone trouxe alguns dialetos para conhecer mais sobre o tema:

Pajubá: Popularizado durante a Ditadura Militar, o dialeto brasileiro é uma fusão entre o Português, Iorubá e Nagô. Inicialmente, foi uma forma de assegurar a comunicação entre homossexuais e travestis, perseguidos à época. Atualmente, o dialeto é referência para a comunidade LGBTQIA+ e ainda tem expressões usadas por pessoas dentro e fora da dela. Um desses exemplos é elogiar o “picumã”, ou o cabelo de alguém, ou até mesmo para falar daquele “bofe” gato, ou homem bonito.
Gayle: Nascido durante o cenário cultural drag negro na Cidade do Cabo, na África do Sul, o Gayle foi adotado também por homens gays brancos, mesmo durante o Apartheid. Ainda usado em algumas ocasiões, pouco se vê as pessoas dizendo “Varda that Beulah”, ou “olhe aquele homem bonito!”, nas ruas.
Polari: Idealizado no Reino Unido, o Polari é reconhecido como um dos dialetos mais antigos para os LGBTQIA+, com origem no século 19. Utilizado tanto por gays e lésbicas, artistas, atores e criminosos também falavam este dialeto, que mistura Italiano, Língua Franca, gírias locais e ditados de marinheiros. Popular até os anos 70, as expressões do dialeto caíram em desuso ao longo do tempo em que homossexualidade deixou de ser um crime. No entanto, a cultura pop segue com homenagens ao idioma, como em musicais e peças locais.

Além destes, ainda existem outros idiomas de resistência ao redor do mundo, como o Lubunyaca (Turquia), bahasa binan (Indonésia), Swardspeak (Filipinas), e o IsiNgqumo (Zimbábue). Extintos ou não, todos tiveram a mesma motivação – assegurar a existência de grupos minorizados em tempos que não eram bem-vindos e tiveram a sua existência censurada por algum período. Para Federico Queirolo, Head Global de Rosetta Stone para o relacionamento com o consumidor, a linguagem abraça o senso de acolhimento às pessoas de um determinado grupo, portanto, a campanha digital durante o mês do Orgulho chega para motivar todos a serem quem são, em qualquer idioma.

“A nossa campanha homenageia o empoderamento e resiliência que a população LGBTQIA+ teve que passar para resistir diante de momentos adversos perante a sua história. Nesse sentido, queremos dar voz aqueles que colaboraram com novos dialetos e expressões, que também dão vozes a estes grupos até os dias de hoje”, explica o especialista.

A iniciativa digital termina no próximo dia 30 de junho, e disponibilizará um guia de frases que expressam as verdadeiras formas pertencimento.

Sobre Rosetta Stone

Rosetta Stone é uma empresa do Grupo Cambium Learning que se dedica a mudar a vida das pessoas por meio do poder do ensino de idiomas. Suas soluções digitais inovadoras geram resultados positivos ao redor do mundo a alunos motivados a aprender em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Fundada em 1992, a empresa usa tecnologia digital avançada para ajudar todos os tipos de alunos a ler, escrever e falar mais de 24 línguas, incluindo idiomas “ameaçados de extinção”. Saiba mais no site https://pt.rosettastone.com/

Sobre Rosetta Stone Inc.

Rosetta Stone Inc., uma empresa do grupo do grupo IXL Learning, se dedica a mudar a vida das pessoas por meio do poder do ensino de idiomas. Suas soluções digitais inovadoras geram resultados positivos ao redor do mundo a alunos motivados a aprender em casa, na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Fundada em 1992, a empresa usa tecnologia digital avançada para ajudar todos os tipos de alunos a ler, escrever e falar mais de 25 línguas, incluindo algumas “ameaçadas de extinção”. Saiba mais no site https://pt.rosettastone.com/. Acompanhe novidades pelo Facebook e pelo Instagram


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version