SEGS Portal Nacional

Demais

Pesquisa do Imovelweb mostra que pandemia aumentou o desejo de mudar para 77% dos brasileiros entrevistados

  • Terça, 29 Junho 2021 10:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Resultado também aponta a preferência por imóveis maiores e com mais espaços ao ar livre, além da resistência de comprar um imóvel sem a visita presencial

No mercado imobiliário, uma das tendências que surgiu após o período do isolamento social foi a busca por imóveis maiores e com mais espaços ao ar livre, como quintais e varandas. O Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, realizou a pesquisa “Mercado Imobiliário pós-Covid-19” com 1485 pessoas de diversas partes do Brasil e comprovou a continuidade da preferência dos brasileiros por um espaço maior. Por outro lado, a pesquisa mostrou uma resistência a comprar imóveis sem a visita presencial: 76% dos entrevistados disseram que não mudariam para um imóvel que só foi visualizado por foto ou vídeo.

Dos participantes da pesquisam, 64% são proprietários de imóveis e 36% moram de aluguel. Apesar disso, 80% dos entrevistados querem comprar um imóvel. Os resultados também mostram que o cenário atual aumentou o desejo de mudar para 77% dos pesquisados.

Compra de imóveis

Dos entrevistados que querem comprar um imóvel, 80% afirmam que pretendem negociar um preço mais baixo. Os dados também mostram que 38% pretendem mudar em menos de um ano, 32% em menos de dois anos, 26% em menos de seis meses e 4% em menos de um mês. O que facilitaria os planos de mudança de propriedade são os seguintes pontos:
- 48% gostariam de ter um desconto na compra;
- 30% acreditam que a possibilidade de acesso a crédito;
- 28% apontam uma maior flexibilidade nos pagamentos do imóvel;
- 26% gostariam de vender o imóvel que tem e comprar outro;
- 21% querem taxas de impostos sobre a propriedade mais baixas;
- 14% acreditam que um aumento na renda mensal ajudaria;
- 13% apontam uma melhora na situação econômica geral;
- 10% acreditam que a vida antes da pandemia facilitaria a mudança;
- 4% acham que um serviço de mudança mais barato.

Quanto aos motivos para a mudança, 22% desejam vender a propriedade e mudar para outra, 16% sonham em ter a casa própria, 15% buscam imóveis com espaços exteriores e 11% querem uma propriedade maior. Quando perguntados sobre a principal prioridade na nova casa, 45% querem casa com quintal ou terraço, 32% que tenha varanda, 29% buscam mais m², 25% querem mais ambientes, 20% procuram uma propriedade em um bairro fechado, 20% que tenha um jardim e 4% que seja na periferia da cidade.

Aluguel de imóveis

Para 39% dos participantes que querem alugar um imóvel, a mudança deve ocorrer em menos de seis meses, para 27% em menos de um ano, para 18% em menos de um mês e para 16% em menos de dois anos. Questionados sobre o que facilitaria os planos para trocar de imóvel, 54% responderam que o desconto no aluguel ajudaria, 53% apontaram as condições de aluguel mais flexíveis, 39% disseram que a permissão de animais de estimação na propriedade, 23% um aumento na renda mensal, 19% a retomada da vida antes da pandemia, 19% a melhora da situação econômica em geral e 17% um serviço de mudança econômico.

A pesquisa também questionou sobre o aumento do aluguel em relação ao período anterior a pandemia. A maior parte (57%) apontou que o aumento foi de até 10%. Para 28%, houve um crescimento entre 10% e 30% no valor de locação. O preço subiu entre 30% e 50% para 14% dos entrevistados. Apenas 1% respondeu que o crescimento foi acima de 50%.

Sobre a situação atual, 40% afirmaram que querem um lugar com espaço livre, 25% apontaram que o espaço atual é pequeno, 23% acreditam que a situação econômica gera insegurança e isso dificulta a decisão de mudar, 17% disseram que precisam diminuir o tamanho da residência porque não conseguem manter a propriedade. Além disso, 15% apontaram a dificuldade de fazer visitas a propriedades no atual contexto e 6% colocaram que precisam mudar para um bairro mais modesto.

Países da América Latina

A pesquisa também ouviu moradores da Argentina, Peru, Equador, México e Panamá. Para 67% dos latino-americanos, o desejo de mudar de imóvel aumentou com a pandemia e 77% afirmaram que não mudariam para um imóvel que só viram por foto e vídeo.

Os dados também mostram que 51% dos entrevistados latino-americanos que procuram um imóvel para alugar planejam se mudar em menos de seis meses. 23% planejam se mudar em menos de um mês e 20% em menos de um ano. Apenas 6% dos consultados na região desejam se mudar em menos de dois anos.

O relatório também revela que 38% dos consultados na região que querem comprar um imóvel planejam se mudar em menos de um ano. 34% consideram que a operação será realizada em menos de dois anos e 25% em menos de seis meses. Por fim, os 3% restantes projetam que a mudança ocorrerá em menos de um mês.

Os dados da América-Latina se assemelham com o do Brasil, principalmente na parte da razão para trocar de imóvel. Quando questionados sobre o principal motivo pelo qual desejam se mudar, 20% dos latino-americanos responderam que precisam vender seu imóvel atual para poder se mudar para outro. Enquanto 18% pretendem mudar-se para uma propriedade com espaços exteriores, 15% sonham em ter uma casa própria. Por outro lado, 11% querem uma nova propriedade com dimensões maiores para morar e 11% destacam algum outro aspecto como importante.

Da mesma forma, 6% dos pesquisados ​​estão procurando um lugar para morar com o companheiro e 4% planejam se tornar independentes porque ainda moram com os pais. 4% responderam que precisam de um local mais barato e outros 4% querem se mudar porque o contrato de aluguel termina.

Por outro lado, 3% afirmam que precisam mudar de casa porque se separaram do companheiro e outros 3% querem se mudar para um imóvel com conforto. Por fim, 1% quer se mudar porque a família vai aumentar e os 1% restantes ainda têm um imóvel para morar enquanto estudam.

Sobre o Imovelweb:

Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version