SEGS Portal Nacional

Demais

Novidade na Netflix: Novo recurso da plataforma, “Play Something” estimula debate sobre experiência do consumidor no ambiente digital

  • Segunda, 17 Mai 2021 08:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

“Play Something” é a nova função de reprodução aleatória da Netflix; de acordo com o especialista Agabas, o recurso reflete novidades nos comportamentos dos clientes e em tendências de marca

A Netflix lançou recentemente um novo recurso para os usuários do serviço de streaming, chamado “Play Something”. Ao ativar a função, a plataforma seleciona algum conteúdo para o telespectador, inspirado em seu gosto pessoal. Caso ele não goste do que foi escolhido, é possível jogar os dados novamente e outra atração aparecerá na tela.

O recurso foi pensado, em especial, para aqueles que desejam assistir a algo, mas não querem ter o trabalho de pensar no que assistir.

“É uma continuação da tecnologia já existente na Netflix, só que ela surge com uma estrutura avançada. O streaming já considerava as nossas preferências a partir do histórico de consumo do nosso perfil”, aponta o especialista em marketing digital Agamenon Filho, também conhecido como Agabas.

A função, além de oferecer conforto ao usuário, revela uma tendência importante: a preocupação da plataforma com a experiência do cliente. A personalização de produtos e serviços tem se tornado prioridade no ambiente digital. O Spotify, líder no streaming musical, também conta com conteúdos no modo “shuffle”, como a playlist “Daily Mix”.

“Com cada vez mais frequência, a tecnologia e o algoritmo estão se dedicando para entregar um conteúdo de maior interesse para o usuário. Devido ao crescimento de plataformas digitais, redes sociais, canais de streaming, é um desafio constante competir um com o outro. Portanto, percebemos como as grandes marcas querem entender a real necessidade dos clientes”, afirma.

Muitas das novas funções criadas pelas gigantes do entretenimento são baseadas nos gostos dos usuários em vez de perfis demográficos, como é o caso do “Play Something”. Agabas explica porque essa é uma aposta certeira no contexto atual do mercado.

“Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. Também é compreender quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca e buscar oportunidades para aumentar suas vendas. O comportamento do consumidor visa entender quais hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Isso é super importante para que as empresas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão”, ressalta.

“Isso quer dizer que, quando você oferece um um conteúdo direcionado especificamente àquele usuário, as chances de reter a sua atenção aumentam bastante”, pontua. O marketing digital tem total relação com essa realidade.

“O marketing é essencial, pois possibilita a análise dos insights e dados analíticos da experiência do cliente no online. É possível rastrear toda a jornada da pessoa, quais sites ela entrou, quantos cliques deu, por qual motivo não finalizou a compra, entre outras ações.”

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência e 21% dos consumidores online tiveram uma experiência tão negativa com uma marca na pandemia que não pretendem voltar a comprar seus produtos ou serviços. Assim, o marketing digital ganha uma relevância inédita no planejamento das empresas, seja elas pequenas ou gigantes, do tamanho da Netflix.

“Atualmente, o processo de decisão de compra deixou de ser linear. São inúmeras variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente. Além disso, o consumidor consegue obter muitas informações relevantes, que vão impactar a sua decisão, muito antes de entrar em contato com a loja. Neste cenário, conhecer o comportamento do consumidor se torna essencial. Por mais difícil que possa parecer, a missão está longe de ser impossível”, analisa.

“Com o surgimento das mídias sociais na última década, por exemplo, é preciso observar como os influenciadores das redes afetam a decisão de compra do consumidor. A partir daí, novas estratégias podem ser traçadas para conquistá-lo”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version